13/10/2010
Miriam Kaiuca, Soymara Emilião e Glória Maria de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Princípios básicos da linguagem cartográfica .
Ampliar a concepção de espaço .
Conhecer os tipos de solo brasileiros .
Aprender a trabalhar em grupo .
Desenvolver a habilidade de pesquisa e coleta de informação.
Ter participado da aula “ Trabalho com texto informativo para elaboração de um texto instrucional."
Ser leitor e escritor.
Saber utilizar a internet como ferramenta de pesquisa.
ESTRATÉGIAS E RECURSOS DA AULA:
1º Atividade;
Organize uma visita pela escola e/ou nos arredores visando escolher o local mais adequado para implementação da horta.
A visita tem como objetivo de pesquisar o tipo de solo é mais propício para as culturas planejadas e também para demarcar o espaço físico ocupado por cada grupo.
Os alunos deverão estar munidos de material para a medição do espaço e para coleta de amostras de solo, prancheta, papel e lápis.
A atividade possibilitará o trabalho concreto com unidades de medida.
2º Atividade:
Peça aos grupos para medirem e anotarem o espaço que seu canteiro ocupará na área total escolhida, assim como outros detalhes (árvores, canteiro à direita ou à esquerda, muros, pedras, etc) que compõem aquela região, já que ao retornarem à sala, transporão os dados, através de um desenho para o papel .
3º Atividade:
De volta a sala, questione se sabem o que é um “croqui” e para que serve. Após o levantamento do conhecimento prévio dos alunos, informe que “croqui” vem da língua francesa e quer dizer rascunho.
Diga-lhes então que rascunho, esboço e croqui, possuem basicamente o mesmo valor de significado.
Eles são caracterizados por desenhos rápidos, com o propósito de expressar graficamente uma ideia.
Pode-se levar exemplos de croquis de roupas, de lugares, de rostos e de imagens facilmente acessadas em sites de busca.
4º Atividade:
Na lousa, construa com a turma o esboço da área total onde será instalada a horta.
Transponha as medidas da área total.
Em seguida, peça que cada grupo copie o esboço, acrescentando as medidas de seu canteiro, dentro da área total.
Circule entre os grupos, tirando as dúvidas e dando as orientações.
Após o término do trabalho, socialize o trabalho de cada grupo apresentando o croqui para a turma.
5º Atividade:
Definido o espaço no papel, inicie a análise das amostras de solo.
Problematize: O solo encontrado é adequado ao cultivo planejado?
Qualquer tipo de solo é próprio para qualquer plantio?
Qual é o solo mais indicado para que a cultura desejada tenha êxito?
Leve-os ao laboratório de informática para que busquem as respostas.
Apresente os 3 links abaixo sobre hortas escolares, utilizando como estratégia a leitura em voz alta sobre o teor dos sites. Sugiro que organize um rodízio de leitura entre os alunos, propiciando a participação de todos. Estimule, ao fim de cada parágrafo, que a turma socialize suas opiniões e suas dúvidas. O primeiro site tem cunho voltado para área de saúde trazendo importantes informações sobre alimentação e conteúdo de ciências. O segundo site apresenta o resultado do projeto de hortas escolares. O terceiro site ensina passo a passo a elaboração da horta. Apesar de diferentes, são informações complementadoras e fundamentais.
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/horta.pdf
http://www.educandocomahorta.org.br/es/sugestoes.html
http://www2.ufla.br/~wrmaluf/bth002/bth002.html
Relacione alguns sites de pesquisa para que cada grupo ou dupla escolha um para pesquisar. Desta forma, você ampliará a possibilidade da pesquisa, evitando a mesma fonte. Seguem algumas sugestões:
www.suapesquisa.com/pesquisa/tipos_solo.htm
www.mundoeducacao.com.br/.../os-solos-brasileiros.htm
http://educar.sc.usp.br/ciencias/recursos/solo.html#caract
6º Atividade:
Ao retornar à sala, refaça as perguntas e, a partir da contribuição de cada grupo, construa, na forma de um texto coletivo, resposta para cada questão levantada.
Permita que outras informações advindas da pesquisa produzam novas perguntas e respostas.
Diga-lhes que o texto coletivo pode ser usado para a apresentação de um seminário e que por isso o texto deve conter informações corretas e claras.
Para saber mais sobre o assunto das hortaliças pode-se pesquisar no link:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hortali%C3%A7a
Neste site o professor vai encontrar também a possibilidade de comprar um CD sobre como praticar ciências, que pode ser enriquecer as aulas sobre o assunto.
Os alunos deverão ao final da aula, mostrar através do texto produzido o quanto aprenderam sobre tipos de solo e noção de espaço.
Durante a aula o professor também poderá observar o interesse e participação dos alunos.
Autoavaliação:
Reunir todo o grupo para discutir sobre como foi a aula: o que os alunos aprenderam com a atividades, quais foram as maiores descobertas? Como foi o envolvimento de cada um? As produções revelam as principais descobertas do grupo? Quais habilidades foram desenvolvidas?
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