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Aula 1: Uma viagem a Bagdá – Cálculos mentais.

 

18/06/2010

Autor e Coautor(es)
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-Resolver situações ligadas ao tema desenvolvido, utilizando cálculo: mental, escrito, exato  e aproximado.

-Exercitar estratégias de resolução  do cálculo escrito.

Duração das atividades
3 aulas em 3 dias consecutivos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

-Noções dos algaritmos da adição, subtração, multiplicação e divisão.

Estratégias e recursos da aula

-O professor apresenta à turma um tapete (encontrado nos magazines populares) com o desenho de um palácio oriental e dá “vida” ao tapete, afirmando que o mesmo é capaz de nos levar a qualquer local desejado.

                 Realiza um voo de imaginação onde cada aluno cita seu lugar desejado. Como a turma está desenvolvendo o tema “Mil e uma noites”, é comum aparecerem locais ligados às histórias lidas, ouvidas ou criadas. Assim, Bagdá, Marrocos, China, Índia, Pérsia... poderão surgir.

                 O professor escolhe o lugar mais citado, o mais significativo para a turma, portanto o nome da atividade terá variação, dependendo do grupo e do seu interesse por uma ou outra história.

                Supondo que o lugar escolhido seja Bagdá, as aulas se desenvolverão assim:

                É proposto o jogo “Uma viagem a Bagdá” e, neste momento, é apresentado à turma o 2º tapete, de cor diferente da primeiro. (Ex: um verde, outro roxo).

                 A turma divide-se em 2 grupos. Um dos critérios de escolha pode ser o de sorteio.

                 Uma caixinha com bolinhas verdes e com a mesma quantidade de bolas roxas é apresentada aos alunos que retiram uma bola e posicionam-se em fila atrás do tapete da cor da bola sorteadar.

                 O jogo, que terá a duração de 3 tempos de aula em dias seguidos, consiste em cada componente   do grupo resolver uma situação envolvendo cálculos.

*No 1º dia, cálculo mental aproximado;

*No 2º dia, cálculo escrito;

 *No 3º dia, cálculo mental exato.

                Caso o aluno acerte, passa para o final da fila. Caso contrário, pede ajuda ao componente que está atrás dele e, assim, sucessivamente.

                No mural da sala pode ser registrado o resultado de cada dia, numa tabela, conforme as atividades forem acontecendo.

Quem chegará primeiro a Bagdá?

 tapete verde

 tapete roxo

1ºdia  

2ºdia

3ºdia  

Vence o jogo "o tapete" que chegar primeiro a Bagdá com o maior número de vitórias.

 a)Atividades do 1º dia, envolvendo cálculos mentais estimados. O professor propõe as questões para que haja o interesse de todos.

                                                                                                         

tapete verde 

 tapete roxo

a) 8 X 15 é maior ou menor que 160?   

a) 8 X 17 é maior ou menor que 200?

b) 5 X 78 é maior ou menor que 400?    

b) 5 X 96 é maior ou menor que 450?  

c)  7 X 88 é maior ou menor que 560?   

c) 7 X 74 é maior ou menor que 480?

d)5 X 65 é maior ou menor que 300?  

d) 5 X 82 é maior ou menor que 500

e) 4 X 126 é maior ou menor que 600?   

e) 4 X 152 é maior ou menor que 800?

f) 6 X 309 é maior ou menor que 1900?

f) 6 X 450 é maior ou menor que 2000?  

g) 3 X 658 é maior ou menor que 1800? 

g) 3 X 726 é maior ou menor que 2100?

h) 8 X 1254 é maior ou menor que 9000?  

h) 8 X 1001 é maior ou menor que 9000?

i) 9 X 345 é maior ou menor que3800?   

i) 9 X 425 é maior ou menor que3700?  

b)Atividades do 2º dia, envolvendo cálculos escritos exatos:

                 Neste dia, cada criança que inicia a “viagem” recebe um bloquinho para resolver seu cálculo e o passa, ao terminar, para trás. As propostas que serão resolvidas pela turma, neste caso serão as mesmas para os dois grupos, devendo ser colocadas no quadro-de-giz e iniciadas depois de um sinal combinado com a turma.

                 Calcule e registre mostrando como você pensa.

                 Exemplo: 435:3

                 Ao terminar os cálculos, cada aluno explica para a turma a maneira como chegou ao seu resultado. As estratégias usadas devem ser  analisadas e valorizadas.

                                                                   Algumas maneiras possíveis :

                 

3) 435

 4c+3d+5u :3 =   

*Dividindo 4 centenas por 3, obtemos 1 centena e resta 1 centena.

*Trocamos 1 centena por 10 dezenas e juntamos com as 3 já existentes, obtendo assim 13 dezenas.

*Dividindo 13 dezenas por 3, obtemos 4 dezenas resta 1 dezena.

*Trocamos 1 dezena por 10 unidades  e juntamos com as 5 já existentes, obtendo assim 15 unidades.

*Dividindo 15 unidades por 3, obtemos 5 unidades e nada resta.

 c)Atividades de 3º dia, envolvendo cálculos mentais exatos:

 Exemplo:

tapete verde  

 tapete roxo

a) (5+4)X3 

a) 5X(4+3)

b) 30-5 X 4  

b) (30-5) X 4 

c) 8+2X9  

c) 9 X3 +3

d) (15 – 5)X13

d) (8+7) X10

e) (95+5):10

e) (211 -11):100

f) 3 X9 -4  

f) (3+9)X4 

g) 12+8X4 

g)18+2X8

h) (96-16)+10 

h) (98 -28)+10

i) 9 X9+9 

i) 8X8+6

                 É interessante que o professor tenha dois mapas- múndi, um para cada grupo, e localizar o trajeto de cada tapete a cada dia.

                Exemplo: ( RJ ) ( Bagdá )

                 Sendo três viagens, a distância é dividida em 3 partes e, ao final de cada atividade, pelo número de questões resolvidas e corretas, os alunos localizam o tapete de seu grupo  no mapa. “Onde ele deve estar agora?”

Recursos Complementares

Livros:  “Aladim e outros contos de as mil e uma noites”. –Rosalind Kerven – Ed. Companhia das Letrinhas .(páginas 8 e 9).

             As histórias de Sherazade surgiram na Pérsia (atual Irã), na Índia, na China e em diversas partes do Oriente Médio. Bagdá, hoje, é a capital do Iraque. As páginas indicadas mostram o mapa da época com informações sobre os locais citados.

Avaliação

         O professor, na realização das propostas feitas durante 3 dias terá momentos que lhe dará oportunidade de avaliar a turma quanto ao desenvolvimento do cálculo: mental, escrito e aproximado. Partindo da avaliação feita em cada dia, planejará novas atividades envolvendo o tipo de cálculo desenvolvido e necessário naquele momento.

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