18/06/2010
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
-Resolver situações ligadas ao tema desenvolvido, utilizando cálculo: mental, escrito, exato e aproximado.
-Exercitar estratégias de resolução do cálculo escrito.
-Noções dos algaritmos da adição, subtração, multiplicação e divisão.
-O professor apresenta à turma um tapete (encontrado nos magazines populares) com o desenho de um palácio oriental e dá “vida” ao tapete, afirmando que o mesmo é capaz de nos levar a qualquer local desejado.
Realiza um voo de imaginação onde cada aluno cita seu lugar desejado. Como a turma está desenvolvendo o tema “Mil e uma noites”, é comum aparecerem locais ligados às histórias lidas, ouvidas ou criadas. Assim, Bagdá, Marrocos, China, Índia, Pérsia... poderão surgir.
O professor escolhe o lugar mais citado, o mais significativo para a turma, portanto o nome da atividade terá variação, dependendo do grupo e do seu interesse por uma ou outra história.
Supondo que o lugar escolhido seja Bagdá, as aulas se desenvolverão assim:
É proposto o jogo “Uma viagem a Bagdá” e, neste momento, é apresentado à turma o 2º tapete, de cor diferente da primeiro. (Ex: um verde, outro roxo).
A turma divide-se em 2 grupos. Um dos critérios de escolha pode ser o de sorteio.
Uma caixinha com bolinhas verdes e com a mesma quantidade de bolas roxas é apresentada aos alunos que retiram uma bola e posicionam-se em fila atrás do tapete da cor da bola sorteadar.
O jogo, que terá a duração de 3 tempos de aula em dias seguidos, consiste em cada componente do grupo resolver uma situação envolvendo cálculos.
*No 1º dia, cálculo mental aproximado;
*No 2º dia, cálculo escrito;
*No 3º dia, cálculo mental exato.
Caso o aluno acerte, passa para o final da fila. Caso contrário, pede ajuda ao componente que está atrás dele e, assim, sucessivamente.
No mural da sala pode ser registrado o resultado de cada dia, numa tabela, conforme as atividades forem acontecendo.
Quem chegará primeiro a Bagdá?
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tapete verde |
tapete roxo |
1ºdia |
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2ºdia |
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3ºdia |
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Vence o jogo "o tapete" que chegar primeiro a Bagdá com o maior número de vitórias.
a)Atividades do 1º dia, envolvendo cálculos mentais estimados. O professor propõe as questões para que haja o interesse de todos.
tapete verde |
tapete roxo |
a) 8 X 15 é maior ou menor que 160? |
a) 8 X 17 é maior ou menor que 200? |
b) 5 X 78 é maior ou menor que 400? |
b) 5 X 96 é maior ou menor que 450? |
c) 7 X 88 é maior ou menor que 560? |
c) 7 X 74 é maior ou menor que 480? |
d)5 X 65 é maior ou menor que 300? |
d) 5 X 82 é maior ou menor que 500 |
e) 4 X 126 é maior ou menor que 600? |
e) 4 X 152 é maior ou menor que 800? |
f) 6 X 309 é maior ou menor que 1900? |
f) 6 X 450 é maior ou menor que 2000? |
g) 3 X 658 é maior ou menor que 1800? |
g) 3 X 726 é maior ou menor que 2100? |
h) 8 X 1254 é maior ou menor que 9000? |
h) 8 X 1001 é maior ou menor que 9000? |
i) 9 X 345 é maior ou menor que3800? |
i) 9 X 425 é maior ou menor que3700? |
b)Atividades do 2º dia, envolvendo cálculos escritos exatos:
Neste dia, cada criança que inicia a “viagem” recebe um bloquinho para resolver seu cálculo e o passa, ao terminar, para trás. As propostas que serão resolvidas pela turma, neste caso serão as mesmas para os dois grupos, devendo ser colocadas no quadro-de-giz e iniciadas depois de um sinal combinado com a turma.
Calcule e registre mostrando como você pensa.
Exemplo: 435:3
Ao terminar os cálculos, cada aluno explica para a turma a maneira como chegou ao seu resultado. As estratégias usadas devem ser analisadas e valorizadas.
Algumas maneiras possíveis :
3) 435
4c+3d+5u :3 =
*Dividindo 4 centenas por 3, obtemos 1 centena e resta 1 centena.
*Trocamos 1 centena por 10 dezenas e juntamos com as 3 já existentes, obtendo assim 13 dezenas.
*Dividindo 13 dezenas por 3, obtemos 4 dezenas resta 1 dezena.
*Trocamos 1 dezena por 10 unidades e juntamos com as 5 já existentes, obtendo assim 15 unidades.
*Dividindo 15 unidades por 3, obtemos 5 unidades e nada resta.
c)Atividades de 3º dia, envolvendo cálculos mentais exatos:
Exemplo:
tapete verde |
tapete roxo |
a) (5+4)X3 |
a) 5X(4+3) |
b) 30-5 X 4 |
b) (30-5) X 4 |
c) 8+2X9 |
c) 9 X3 +3 |
d) (15 – 5)X13 |
d) (8+7) X10 |
e) (95+5):10 |
e) (211 -11):100 |
f) 3 X9 -4 |
f) (3+9)X4 |
g) 12+8X4 |
g)18+2X8 |
h) (96-16)+10 |
h) (98 -28)+10 |
i) 9 X9+9 |
i) 8X8+6 |
É interessante que o professor tenha dois mapas- múndi, um para cada grupo, e localizar o trajeto de cada tapete a cada dia.
Exemplo: ( RJ ) → ( Bagdá )
Sendo três viagens, a distância é dividida em 3 partes e, ao final de cada atividade, pelo número de questões resolvidas e corretas, os alunos localizam o tapete de seu grupo no mapa. “Onde ele deve estar agora?”
Livros: “Aladim e outros contos de as mil e uma noites”. –Rosalind Kerven – Ed. Companhia das Letrinhas .(páginas 8 e 9).
As histórias de Sherazade surgiram na Pérsia (atual Irã), na Índia, na China e em diversas partes do Oriente Médio. Bagdá, hoje, é a capital do Iraque. As páginas indicadas mostram o mapa da época com informações sobre os locais citados.
O professor, na realização das propostas feitas durante 3 dias terá momentos que lhe dará oportunidade de avaliar a turma quanto ao desenvolvimento do cálculo: mental, escrito e aproximado. Partindo da avaliação feita em cada dia, planejará novas atividades envolvendo o tipo de cálculo desenvolvido e necessário naquele momento.
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