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Aula 2: Aladim e a lâmpada maravilhosa- Criação e resolução de problemas.

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Perceber, numa gravura, elementos desencadeadores de situação- problema.
  • Criar uma situação- problema respeitando as etapas necessárias para sua resolução.
  • Utilizar diferentes estratégias na resolução de uma situação- problema.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Aula do Portal: -Simbad, o marujo- Etapas da resolução de um problema.
Estratégias e recursos da aula

          A turma, em roda, ouve ou lê a história “Aladim e a lâmpada maravilhosa”. 

          Retira-se da história ouvida, a gravura que mostra o vendedor de lâmpadas em ação, ampliada numa cartolina, papel pardo ou papel  40 Kg e exposta no quadro- de- giz.                 

                      “Dali a pouco, o mágico bateu no portão do palácio.

                       As crianças que o seguiam, o imitavam ruidosamente, gritando a plenos pulmões:

                      -Lâmpadas! Troco lâmpadas novas por velhas! Aproveitem!”       

          A turma observa a gravura, retirada do livro: Aladim e outros contos de As Mil e um Noites- Rosalind Kerven- Ed.Companhia das Letrinhas. p.30, associando-a a um determinado momento da história e a um determinado personagem.

          Algumas perguntas orientadoras da observação da gravura:

  1. Que personagem da história aparece na gravura?
  2. O que ele está fazendo?
  3. Como são as lâmpadas que ele está segurando?
  4. Será que as lâmpadas são valiosas?
  5. Qual é o objetivo do personagem?
  6. Qual o valor de cada lâmpada?
  7. Quantas lâmpadas ele está segurando?
  8. Quantas crianças estão perto dele?
  9. Quantos adultos observam a cena?
  10. Onde ele está?

          As respostas dadas pelos alunos devem ser listadas no quadro.

          A partir das respostas dadas, é proposta à turma, dividida em grupos de 3 ou 4 alunos, a elaboração de uma situação-problema partindo da gravura observada.

          O que o problema deve conter:

  • Uma situação que deve ser solucionada.
  • Uma pergunta que deve ser respondida.
  • Dados necessários para solucioná-lo.

       

          O que o problema pode conter:

  • Um dado desnecessário na sua resolução.

          Exemplos de situações criadas:

  1. O mágico estava vendendo lâmpadas. No caminho do palácio, encontrou um mercador que lhe perguntou: - Você troca 3 lâmpadas velhas por novas? -Não, eu vendo 3 lâmpadas novas por 450 dinares.O mercador pagou o valor pedido e ficou com 550 dinares. Mais tarde, comprou 8 tapetes.Quantos dinares ele tinha antes de comprar as lâmpadas?
  2. O mago aproveitou a viagem de Aladim e resolveu se dirigir ao seu palácio.Queria apresentar suas lâmpadas : 25 de ouro velho, 255 de prata e 725 de cobre envelhecido. No caminho, 4 crianças pediram que ele desse 15 lâmpadas para cada uma delas. Com quantas lâmpadas chegou ao palácio de Aladim?
  3. Logo vieram 4 chineses trocar suas lâmpadas. Cada um fez uma troca. Dois deles trocaram 1 lâmpada nova por 8 velhas e os outros dois chineses trocaram 1 lâmpada nova por 5 velhas. As crianças queriam brincar com suas lâmpadas. Mais tarde, o mágico vendeu suas lâmpadas por 800 dinares cada uma. Quanto recebeu em sua venda?
  4. Um velho mágico trocava suas lâmpadas que custavam 700 dinares cada. Quatro crianças pediram a seus pais que trocassem as lâmpadas novas do mágico por uma lâmpada velha que valia 28 dinares. A troca foi feita, mas a lâmpada mágica não apareceu. Quanto o mágico perdeu, ou seja, qual o prejuízo do mágico?
  5. O mago tinha 4 lâmpadas. Achou 13 lâmpadas no chão. No caminho para casa, encontrou mais 8. Mais tarde, tropeçou numa pedra e perdeu 6 lâmpadas que foram pegas por 4 crianças que estavam perto dele. Com quantas lâmpadas ele ficou?
  6. Como não conseguiu trocar suas lâmpadas, o feiticeiro quis vender cada uma delas por 100 dinares, mas as compradoras só quiseram lhe dar a metade do valor. Ele aceitou. Quanto recebeu o feiticeiro?

          Após a elaboração da situação-problema, os grupos apresentam-na para a turma, que identifica em cada problema:

  • o que ele quer saber.
  • os dados necessários para resolvê-lo.
  • a existência de dados desnecessários. 

         

          Depois, os grupos fazem um troca-troca de problemas para fazer sua resolução.    

Recursos Complementares
  • Aula do Portal: -Simbad, o marujo- Etapas da resolução de um problema.
  • Aula do Portal: -Simbad, o marujo- Problemas envolvendo os fatos fundamentais.
  • Livro: “Aladim e outros contos das mil e uma noites”-Rosalind Kerven- Ed.Companhia das Letrinhas.
  • Desenho Aladim (1992) -Studio Wall Disney – Animação por computador- link
Avaliação

          Esta atividade proporcionará ao professor momentos ricos para serem avaliados:

  • A percepção dos elementos existentes na gravura que poderão ser utilizados numa situação-problema.
  • A criação de um problema com lógica.
  • A resolução do problema.
  • A elaboração de dados desnecessários.
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