A turma, em roda, ouve ou lê a história “Aladim e a lâmpada maravilhosa”.
Retira-se da história ouvida, a gravura que mostra o vendedor de lâmpadas em ação, ampliada numa cartolina, papel pardo ou papel 40 Kg e exposta no quadro- de- giz.
“Dali a pouco, o mágico bateu no portão do palácio.
As crianças que o seguiam, o imitavam ruidosamente, gritando a plenos pulmões:
-Lâmpadas! Troco lâmpadas novas por velhas! Aproveitem!”
A turma observa a gravura, retirada do livro: Aladim e outros contos de As Mil e um Noites- Rosalind Kerven- Ed.Companhia das Letrinhas. p.30, associando-a a um determinado momento da história e a um determinado personagem.
Algumas perguntas orientadoras da observação da gravura:
- Que personagem da história aparece na gravura?
- O que ele está fazendo?
- Como são as lâmpadas que ele está segurando?
- Será que as lâmpadas são valiosas?
- Qual é o objetivo do personagem?
- Qual o valor de cada lâmpada?
- Quantas lâmpadas ele está segurando?
- Quantas crianças estão perto dele?
- Quantos adultos observam a cena?
- Onde ele está?
As respostas dadas pelos alunos devem ser listadas no quadro.
A partir das respostas dadas, é proposta à turma, dividida em grupos de 3 ou 4 alunos, a elaboração de uma situação-problema partindo da gravura observada.
O que o problema deve conter:
- Uma situação que deve ser solucionada.
- Uma pergunta que deve ser respondida.
- Dados necessários para solucioná-lo.
O que o problema pode conter:
- Um dado desnecessário na sua resolução.
Exemplos de situações criadas:
- O mágico estava vendendo lâmpadas. No caminho do palácio, encontrou um mercador que lhe perguntou: - Você troca 3 lâmpadas velhas por novas? -Não, eu vendo 3 lâmpadas novas por 450 dinares.O mercador pagou o valor pedido e ficou com 550 dinares. Mais tarde, comprou 8 tapetes.Quantos dinares ele tinha antes de comprar as lâmpadas?
- O mago aproveitou a viagem de Aladim e resolveu se dirigir ao seu palácio.Queria apresentar suas lâmpadas : 25 de ouro velho, 255 de prata e 725 de cobre envelhecido. No caminho, 4 crianças pediram que ele desse 15 lâmpadas para cada uma delas. Com quantas lâmpadas chegou ao palácio de Aladim?
- Logo vieram 4 chineses trocar suas lâmpadas. Cada um fez uma troca. Dois deles trocaram 1 lâmpada nova por 8 velhas e os outros dois chineses trocaram 1 lâmpada nova por 5 velhas. As crianças queriam brincar com suas lâmpadas. Mais tarde, o mágico vendeu suas lâmpadas por 800 dinares cada uma. Quanto recebeu em sua venda?
- Um velho mágico trocava suas lâmpadas que custavam 700 dinares cada. Quatro crianças pediram a seus pais que trocassem as lâmpadas novas do mágico por uma lâmpada velha que valia 28 dinares. A troca foi feita, mas a lâmpada mágica não apareceu. Quanto o mágico perdeu, ou seja, qual o prejuízo do mágico?
- O mago tinha 4 lâmpadas. Achou 13 lâmpadas no chão. No caminho para casa, encontrou mais 8. Mais tarde, tropeçou numa pedra e perdeu 6 lâmpadas que foram pegas por 4 crianças que estavam perto dele. Com quantas lâmpadas ele ficou?
- Como não conseguiu trocar suas lâmpadas, o feiticeiro quis vender cada uma delas por 100 dinares, mas as compradoras só quiseram lhe dar a metade do valor. Ele aceitou. Quanto recebeu o feiticeiro?
Após a elaboração da situação-problema, os grupos apresentam-na para a turma, que identifica em cada problema:
- o que ele quer saber.
- os dados necessários para resolvê-lo.
- a existência de dados desnecessários.
Depois, os grupos fazem um troca-troca de problemas para fazer sua resolução.