Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Sabão caseiro: uma saída para o óleo de cozinha usado

 

14/06/2010

Autor e Coautor(es)
Mirian Chaves Carneiro
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Seres humanos e o meio ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Dominar instrumentos básicos da cultura letrada, que lhes permitam melhor compreender e atuar no mundo em que vivem.

• Identificar as partes que compõem uma receita (títulos, lista de ingredientes, modo e tempo de preparo, ilustrações, fotografias).

 • Utilizar títulos, ilustrações e outros elementos gráficos como chaves de leitura para prever conteúdos de receitas e instruções.

• Problematizar fatos observados cotidianamente, interessando-se pela busca de explicações e pela ampliação de sua visão de mundo.

• Reconhecer e valorizar seu próprio saber sobre o meio natural e social, interessando-se por enriquecê-lo e compartilhá-lo.

• Inserir-se ativamente em seu meio social e natural, usufruindo racional e solidariamente de seus recursos.

• Compreender as relações que os homens estabelecem com os demais elementos da natureza e desenvolver atitudes positivas com relação à preservação do meio ambiente.

• Identificar e comentar problemas relacionados à destinação dos esgotos e do lixo industrial e doméstico (óleo usado).

Duração das atividades
- 3 horas/ aula ou 03 encontros.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O assunto desta aula não exige que os alunos já tenham conhecimento prévio de outros conceitos ou assuntos.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:

- aula interativa

 - trabalhos em grupos

- trabalhos em duplas

- debate

- texto impresso   

1ª atividade:

1) O professor propõe, para iniciar a aula, que os alunos sejam divididos em grupos  distribuindo para cada um deles uma folha branca e  o título:

Uma saída para o óleo de cozinha usado.  

Na folha, cada grupo deverá copiar  a pergunta:  

O QUE FAZER COM O ÓLEO DE COZINHA USADO?   

2) Em seguida, cada grupo deverá escrever dicas que respondam à questão proposta, relacionando-as ao título colocado na folha.   

3) O  professor propõe a socialização das produções dos alunos sem fazer comentários.   

2ª atividade:   

1) O professor entrega a cada grupo o texto abaixo  e solicita que façam a leitura do mesmo.    

PEQUENAS ATITUDES QUE FAZEM A DIFERENÇA:   

Acho que a maioria de nós sabe que não se deve jogar óleo de cozinha na pia, porém as pessoas alegam que não sabem o que fazer com o óleo usado e  ele acaba mesmo no ralo da pia, no esgoto e finalmente, nos rios, sufocando os peixes, acabando com um delicado equilíbrio que mantém vivos os rios. Sabe aquele óleo de fritura que você não vai mais usar? Não jogue na pia!!!!, pois um litro de óleo pode poluir até 1 milhão de litros d’água! Coloque este resto de óleo em uma garrafa pet e feche bem. Doe para fabricantes de sabão orgânicos ou faça você mesmo seu sabão. Caso você não conheça alguma indústria de sabão, deixe-o  apenas junto de seu lixo, assim pelo menos você não polui a água.     

O QUE FAZER COM O ÓLEO USADO? Junte o óleo usado em garrafas pet com capacidade para, no mínino, dois litros. Quando conseguir encher, pelo menos uma garrafa, ligue para um fabricante de sabão que irá recolher o óleo e a gordura que você conseguiu ajuntar.   

NÃO CUSTA NADA! A tarefa de juntar o óleo usado não custa nada e pode ainda, até render algum dinheiro porque os fabricantes de sabão costumam até pagar pelo óleo usado, se a quantidade for superior a 150 litros. Essa é uma boa idéia para os Condomínios implantarem a coleta de óleo e reverterem os trocadinhos para as pequenas despesas. A idéia serve também para igrejas, cujos membros podem doar o óleo usado e o dinheirinho reverter para as despesas básicas. Boa iniciativa também para pequenas comunidades que têm seus catadores de papel, recicláveis etc.   

PARA ONDE VAI O ÓLEO USADO? O óleo usado que jogaríamos em nossas caixas de gordura, vai para as fábricas de sabão que, por um processo de decantação, separa os resíduos do óleo e reaproveita para fazer sabão. Algumas fábricas no Brasil já fazem isso e tem parcerias com restaurantes, escolas, hospitais, etc. Além de sabão, o  óleo serve para fazer  shampoo,   cremes de cabelo e, é claro, o biodíesel, que é um combustível alternativo.

UMA CAMPANHA Vamos pedir aos nossos amigos que  liguem para as fábricas de sabão  ao invés de jogarem o óleo no solo (que contaminará, certamente, lençóis freáticos) ou na pia (que entupirá o esgoto e, fatalmente, matará os rios definitivamente). Atitudes ecológicas não precisam ser difíceis e caras. Não poluir os rios e mares deveria ser uma prática habitual em nossas vidas, assim como levar nosso lixo da praia para casa  ou para uma lixeira próxima.

FAÇAMOS A NOSSA PARTE AGORA!   Para saber sobre a coleta de óleo em sua cidade, utilize o link: http://www.disqueoleo.com.br/ 

2) Em seguida, coletivamente, o professor propõe comentários sobre o texto e a campanha sugerida nele.   

3) Após a leitura e os comentários do item anterior, o professor propõe que o grupo volte ao texto produzido no item 1 da 1ª atividade e acrescente mais informações, enriquecendo as dicas do que fazer com o óleo usado.   

4) Com a turma ainda em grupos e de posse das dicas criadas pelos alunos e as sugeridas no texto, o professor propõe a criação de cartazes para uma campanha de conscientização acerca do que se deve fazer com o óleo usado. Esses cartazes deverão ser afixados em toda a escola.

3ª atividade:

1) A turma continua em grupos e o professor entrega a  cada um uma folha contendo uma receita com seus elementos fora de ordem.

Veja a sugestão abaixo:

Preparo: 

Misturar e bater todos os ingredientes até o ponto.

4 litros de óleo de fritura (usado, saturado) 1 litro de água fervendo fora do fogo.

Esta receita é bem fácil de fazer por usar só o óleo de frituras, soda e água.   

Ingredientes:

Misturar e bater todos os ingredientes até o ponto. 1 kg de soda cáustica diluída em: Colocar dentro de caixa de papelão, em altura de uns 5 cm.(pode aproveitar a caixa de leite cortada, bem lavada e secada antes ou potes de margarina)                                      

Receita de sabão caseiro com óleo usado

2) O professor solicita a leitura do texto da forma como foi apresentado e propõe a discussão:

a) Que texto é esse?

b) O que há de “errado” com ele?

c) O que é preciso fazer para “consertar” esse texto?

3) O professor propõe que o grupo monte corretamente o texto colocando os elementos (título, ingredientes e preparo)  adequadamente, transformando-o em uma receita.

 4) Após a montagem do texto, o professor socializa as produções fazendo os comentários necessários.

4ª atividade:

1) O professor entrega o texto original da receita para que os alunos leiam e analisem para perceber semelhanças e diferenças entre o original e o que eles montaram. Nesse momento é importante mostrar aos alunos que o texto receita precisa conter uma linguagem adequada e uma estrutura que faça cumprir a sua função: orientar o leitor para fazer algo, como no caso deste, fazer um sabão caseiro.                                         

Receita de sabão caseiro com óleo usado   

Esta receita é bem fácil de fazer por usar só o óleo de frituras, soda e água.

Ingredientes

4 litros de óleo de fritura (usado, saturado)

1 kg de soda cáustica diluída em:

1 litro de água fervendo fora do fogo.   

Preparo:

Misturar e bater todos os ingredientes até o ponto.

Colocar dentro de uma caixa de papelão, em altura de uns 5 cm.   

Link para acessar o texto original: http://www.arteblog.net/aprender/sabao/sabao-caseiro-simples-com-oleo-usado/ 

5ª atividade:   

1) O professor propõe que os grupos organizem uma campanha com o objetivo de recolher o óleo usado  na comunidade onde vivem e a conscientização de  que não se deve jogar esse óleo nas pias das casas. Eles deverão planejar também, o encaminhamento correto do material recolhido.   

2) Caso  a turma  manifeste o desejo de fazer a receita do sabão caseiro, o professor poderá planejar essa atividade. Cada aluno poderá levar um pedaço do sabão que eles fizeram.

Recursos Complementares

Vídeo mostrando como fazer sabão caseiro:   http://www.youtube.com/watch?v=H3oRKfiEr8k&feature=player_embedded#! 

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada  oral e coletivamente,  enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas de leitura do texto  e a discussão das questões apresentadas, as intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos. A montagem do texto da receita  é também um instrumento para avaliação da aprendizagem dos alunos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.