28/06/2010
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Seres humanos e o meio ambiente |
• Analisar características da Língua Portuguesa e marcas linguísticas de diferentes textos, interessando-se por aprofundar seus conhecimentos sobre a língua.
• Identificar a pertinência de exemplos para conceitos e enunciados.
• Identificar a alimentação como mecanismo de manutenção do indivíduo e a reprodução como mecanismo de manutenção da espécie.
• Comentar criticamente os hábitos alimentares.
• Compreender a importância da higiene da água e dos alimentos.
Não há necessidade de conhecimento prévio de conhecimentos e/ou conceitos anteriores.
As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa
- trabalhos em grupos
- debate
- texto impresso
1ª atividade:
1) Para o início da aula, o educador fará leitura da lenda: “Numa aldeia, um ser maligno, na forma de cabeça sem corpo, impedia que os nativos provassem um fruto de polpa branca e doce. Um dia, no entanto, os índios se rebelaram contra a ordem. "Se ele gosta tanto assim, a fruta deve ser muito boa", pensaram. Resolveram então quebrar o tabu e se banquetear com o quitute, enquanto a figura do mal, aborrecida, subia ao céu para nunca mais voltar: lá, se transformou na Lua”.
2) Após a primeira leitura, o professor pode, se achar conveniente e necessário, fazer outras leituras. Em seguida propõe que os alunos se manifestem respondendo à questão:
- Na opinião de vocês, qual era o fruto proibido de ser comido pelos índios? O professor ouve as opiniões e não faz nenhum comentário.
2ª atividade:
1) O professor entrega o texto impresso e faz a leitura do mesmo.
Frutas do Brasil: o sabor brasileiro - Carla Aranha e Paulo D’Amaro
encontrado em: http://super.abril.com.br/alimentacao/frutas-brasil-sabor-brasileiro-440598.shtml
2) O professor propõe a leitura de parágrafo por parágrafo do texto com o objetivo de retirar de cada um deles a ideia principal, que deverá ser registrada, pelo educador, para que os alunos possam ter a síntese do texto.
3) Em seguida à elaboração da síntese, o professor discute o texto com os alunos a partir das questões:
a) Que informações novas o texto trouxe para você?
b) Quais frutas, citadas no texto, vocês não conhecem?
4) A partir da síntese elaborada pela turma, o professor propõe a escrita de uma lista com os nomes das frutas citadas no texto.
5) De posse da lista, os alunos deverão fazer, entre os colegas da escola, uma pesquisa para saber quais são as frutas mais conhecidas ou utilizadas pelos colegas. Esse material deverá ser reservado para outro trabalho no final da aula.
3º atividade:
1) Com o objetivo de enriquecer um pouco mais os conhecimentos dos alunos, o educador propõe a seguinte atividade:
- Vejam as imagens que estão nos links abaixo e vamos imaginar de qual fruta citada no texto é cada uma dessas ilustrações. Para acessar cada uma das imagens, o educador deverá utilizar os links abaixo. À medida que os alunos vão identificando as imagens, o professor pode fornecer as informações sobre os frutos apresentados.
Sugestão: O educador poderá propor à turma a criação de um jogo de memória utilizando as imagens, os nomes e os dados sobre a fruta.
( 1) Bacuri
http://3.bp.blogspot.com/_zGM40nsGGe4/SYHaXeXKyRI/AAAAAAAAABI/kpeVVSZ1J6M/s320/Bacuri0411.jpg
Origem: Pará, mas é encontrada no Maranhão, Goiás e Mato Grosso
Arvore: com até 35 m de altura e copa em forma de cone invertido
Fruto: com 250 g, é redondo, de polpa branca, doce e suco viscoso.
Principais nutrientes: fósforo, ferro e vitamina C.
( 2) Cruá
http://www.terrastock.com.br/images/full/B6820.jpg
Origem: América do Sul tropical
Árvore: trepadeira, semelhante ao maracujá
Fruto: formato alongado, de até 60 cm de comprimento, com polpa carnosa e amarelada.
( 3) Pitomba
http://mangiachetefabene.files.wordpress.com/2009/04/pitomba1.jpg
Origem: Brasil, principalmente Pernambuco
Árvore: de até 15 m de altura Fruto: com 3 cm de diâmetro, a casca é consistente e a polpa carnosa, branca, de sabor agridoce
Principais nutrientes: cálcio e vitaminas A e C
(4) Caraguatá
http://i.olhares.com/data/big/79/796581.jpg
Origem: Brasil, principalmente no Espírito Santo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul
Árvore: herbácea, alcança 2 m de altura
Fruto: ovalado, pequeno, com polpa amarela e ácida.
(5) Maracujá
http://www.agrapapaya.com/admin/midias/data/produto_maracuja.jpg
Origem: provavelmente Brasil Árvore: trepadeira
Fruto: esférico, com até 9 cm de diâmetro, a casca dura e a polpa aquosa
Principais nutrientes: cálcio, ferro e vitamina C
(6) Juá
http://frutasraras.sites.uol.com.br/solanumrobus_arquivos/image001.jpg
Origem: regiões áridas do Brasil, do Piauí ao norte de Minas Gerais
Árvore: com até 15 m de altura e copa ampla
Fruto: esférico, com a casca fina, carnoso e adocicado
Frutificação: janeiro e maio
Principais nutrientes: sais minerais, vitamina C
(7) Babaçu
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/babacu/babacu-2.php
Origem: Brasil, ocorrendo no Amazonas, Pará, Piauí, Maranhão, Ceará, Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais.
Árvore: palmeira de até 20 m de altura
Fruto: ovalado, casca amarela e verde, polpa oleosa
Principais nutrientes: proteínas, fósforo, cálcio e vitamina B1 e B2
(8) Bacupari
http://klausen1976.files.wordpress.com/2009/12/bacupari1.jpg
Origem: Sudeste do Brasil, principalmente na beira de rios
Árvore: com até 6 m de altura e copa piramidal
Fruto: alaranjado, de polpa banca e adocicada
(9) Buriti
http://planetabird.files.wordpress.com/2009/06/buriti.jpg
Origem: Região amazônica
Árvore: palmeira de até 25 m de altura
Fruto: ovalado, brilhante, com polpa esponjosa
Principais nutrientes: proteínas, cálcio, fósforo e ferro
(10) Sapucaia
http://naturezadivina.org/comunidade/files/images/sapucaia.jpg
Árvore: de até 40 m de altura
Fruto: esférico, de 25 cm de diâmetro e até 9 kg de peso, suas paredes grossas têm cerca de 2 cm de espessura.
As amêndoas são a parte comestível.
Elas enchem as bancas de feira mas, ao contrário do que se pensa, não estavam na paisagem quando Cabral chegou.
(11) Pinhão
http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/pwcaipira/usu_img/pinhao_2.jpg
Origem: Região Sul do Brasil A
Árvore: com até 50 m de altura, ramificada só no alto do tronco
Fruto: pinhas que se desfazem, liberando suas sementes, os pinhões
Principais nutrientes: proteínas, cálcio e ferro.
(12) Ingá
Origem: Região Amazônica, junto aos rios
Árvore: de até 30 m de altura
Fruto: vagem com até 30 cm de comprimento e polpa adocicada
Principais nutrientes: cálcio e ferro
2) Ainda para enriquecimento, o professor pode oferecer aos alunos as informações abaixo e que foram retiradas no link:
http://super.abril.com.br/alimentacao/frutas-brasil-sabor-brasileiro-440598.shtml
a) JABUTICABA-BRANCA : Origem: Brasil, principalmente Mata Atlântica Arvore: com até 3 m, tronco de casca amarelada e ramos cilíndricos Fruto: com 2 cm de diâmetro, tem cor-verde-clara e de 1 a 4 sementes Principais nutrientes: cálcio e ferro (dados referentes à jabuticaba comum).
b ) GUARANÁ: Origem: Região amazônica Árvore: arbusto ou cipó lenhoso, de até 4 m de altura Fruto: com até 2,5 cm de diâmetro, aproveita-se a semente torrada.
c) CAJU: Origem: América tropical Árvore: com até 20 m de altura, galhos longos e tortuosos Fruto: o fruto propriamente dito é a castanha, enquanto a parte macia e suculenta é, na verdade, o pedúnculo Principais nutrientes: caju — cálcio, fósforo e vitamina C; castanha-de-cajú — fósforo, cálcio e ferro.
d) MANDACARU: Origem: Nordeste do Brasil Árvore: cacto agigantado, com até 10 m de altura e espinhos amarelos Fruto: com cerca de 8 cm, casca grossa e vermelha, a polpa é branca e suculenta, com muitas sementes pequenas.
e) PEQUI: Origem: Cerrado brasileiro, embora também freqüente em São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul Árvore: alcança até 10 m de altura Fruto: arredondado, casca esverdeada, polpa pastosa e amarela, com sementes espinhosas e comestíveis Principais nutrientes: é a fruta mais rica em vitamina A até hoje analisada
f) CABACINHA-DO-CAMPO: Origem: Brasil, principalmente no sertão de Minas Gerais Árvore: na verdade, dá em pequenos arbustos, com até 1,5 m Fruto: formato tipo baga, de polpa ácida e com poucas sementes
4ª atividade:
1) Com o resultado da pesquisa realizada na 2ª atividade dessa aula, a turma será dividida em grupos e cada um deles deverá produzir um cartaz com dicas sobre cada uma das frutas mais citadas na pesquisa. É bom lembrar que essas dicas deverão ressaltar os valores nutritivos desses alimentos. Os alunos poderão enriquecer as informações utilizando os textos usados na 3ª atividade da aula.
2) O professor planeja com a turma a afixação dos cartazes pela escola.
3) Caso a turma manifeste o desejo de mostrar para os colegas da escola as informações sobre as frutas menos conhecidas, mas que apareceram no texto original, o professor poderá planejar a escrita de fichas com dados mais relevantes sobre elas e também a afixação nas dependências da escola.
5 ª atividade:
1) Com o objetivo de reforçar a importância das frutas em nossa alimentação, o professor propõe a reflexão e discussão das questões e anotações, num cartaz, que poderá ser exposto na sala ou anotadas, individualmente, nos cadernos:
a) De quais frutas vocês mais gostam? (as respostas desta questão poderão ser trabalhadas num gráfico, posteriormente)
b) Quais são as frutas mais encontradas em nossa região? Em que época do ano elas são encontradas?
c) De que formas utilizamos as frutas em nossa alimentação? Pode ser feito um quadro com 3 exemplos de cada:
Frutas para saborear ao natural |
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Frutas para suco |
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Frutas para fazer compota |
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Frutas fazendo parte do almoço |
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Frutas para salada de frutas |
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d) Quais os cuidados que devemos ter ao pegar uma fruta para comer?
e) Por que as frutas são importantes para nossa saúde?
f) Quais as crenças que você conhece sobre frutas? (Ex. Não chupar mangar e tomar leite) Elas tem razão de ser ou são apenas uma crença da cultura popular?
2) A partir da discussão anterior, o professor pode propor e planejar com a turma uma aula onde fariam uma salada de frutas e para isso é necessário distribuir tarefas para cada um dos alunos. Esse momento seria muito bom para uma convivência fora da sala de aula.
Frutas brasieliras na alimentação: http://pt.wikipedia.org/wiki/Culin%C3%A1ria_do_Brasil
Maior pomar de frutas nativas: http://rotarybomretiro.org/arvoresfrutiferas/?page_id=27
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas de leitura do texto e discussão das questões apresentadas, a atividade envolvendo nome, imagem e dados das frutas, as tentativas de acertar qual imagem corresponde a qual fruta, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos. A escrita do cartaz com informações sobre as frutas é também uma fonte de avaliação da aprendizagem.
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