Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


“Um pouco de história: surgimento da Internet e do e-mail” e primeiras experiências.

 

16/06/2010

Autor e Coautor(es)
Daniela Braga de Paula
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Escolar Indígena Línguas Análise linguística e sociolinguística
Educação Profissional Informação e Comunicação Técnico em Informática para Internet
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer a história da criação do e-mail e Internet;
  • usar corretamente sites de busca e selecionar informações relevantes sobre o tema proposto para pesquisa;
  • interagir em grupos;
  • expor-se oralmente de maneira adequada;
  • criar uma conta de e-mail;
  • acessar a conta de e-mail;
  • aprender a usar corretamente as ferramentas de e-mail: cópia oculta, lista de contatos, anexos, etc.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Acesso a páginas na Internet.
  • Formalidade e informalidade do uso da linguagem em diferentes contextos.
Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Para iniciar a aula, o professor deverá dividir a turma em grupos. Cada grupo receberá uma imagem (xerox) de um meio de comunicação:

Telefone

Disponível em http://www01.madeira-edu.pt/projectos/eratouguia/images/contactos/telefone.jpg 

Carta  - Disponível em http://sonialopes.com.br/wp-content/uploads/2007/09/imagem-05-01-carta.jpg 

Bilhete - Disponível em http://www2.uol.com.br/10paezinhos/images/bilhete.jpg 

Um dos grupos receberá um cartaz escrito "Internet".

Internet - Disponível em http://byblanco.files.wordpress.com/2008/09/internet.jpg 

Eles deverão apresentar uma cena na qual dramatizem uma cena de um vendedor que fala das vantagens do meio de comunicação recebido pelo grupo. Cada grupo se apresentará e, por fim, o grupo "internet"  dramatizará a cena preparada por eles. Após a apresentação, o professor deverá mediar uma discussão sobre os meios de comunicação que, aos poucos, vão sendo substituídos pelo meio "on-line" de se comunicar.

Depois disso, o professor deverá apresentar aos alunos um vídeo. Antes da exibição, o professor deverá orientá-los a registrarem algumas informações a respeito do vídeo. Para isso, deverá entregar uma folha (xerox) com as seguintes questões, que deverão ser respondidas por escrito ao término da apresentação:

  • Qual é o tema da reportagem?
  • Onde ela foi exibida?
  • Qual é o público alvo dessa reportagem?
  • Registre duas opiniões de pessoas que deram depoimento na reportagem sobre a importância da Internet.
  • Quantas horas por mês os brasileiros acessam a Internet?
  • Há alguma opinião apresentada na reportagem da qual você não concorda?

Vídeo disponível em http://www.youtube.com/watch?v=KKM-YrMr8x4   Acesso em 13/05/2010 

Os alunos serão organizados em pequenos grupos e discutirão as respostas entre eles. Durante essa atividade é importante que o professor fique atento às discussões realizadas e que as medie.

Aula 2

Para iniciar a aula, o professor promoverá uma conversa inicial sobre o uso do e-mail em substituição à carta. Sugestões de perguntas:

  • Alguém na turma já enviou uma carta para alguém? Quanto tempo o destinatário esperou para recebê-la?
  • Qual é o procedimento para se colocar uma imagem em uma carta? E uma música?
  • Quanto tempo leva para um e-mail "chegar" ao seu destino?

Depois dessa conversa inicial, o professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática e agrupá-los em duplas ou trios. Em seguida, eles deverão fazer uma pesquisa nos sites sugeridos" sobre o surgimento da Internet e do e-mail. Eles deverão anotar as informações relevantes no caderno: 

  • Contexto histórico em que iniciou-se as pesquisas sobre Internet;
  • qual era a necessidade de se criar uma ferramenta de comunicação diferente do telefone;
  • como aconteceram os primeiros acessos à rede mundial de computadores;
  • qual foi a necessidade de criação do e-mail.

Sugestões de sites para pesquisa:

http://www.suapesquisa.com/internet/   

http://pt.wikipedia.org/wiki/Internet   

http://pt.wikipedia.org/wiki/E-mail   

Em seguida, os alunos organizarão tudo o que foi anotado e formarão um único texto. Depois disso, o professor deverá organizar a sala em círculo para que os alunos possam compartilhar o que foi pesquisado, promovendo um debate mediado pelo professor.

Aula 3

Nessa aula, no laboratório de informática os alunos criarão uma conta de e-mail. O professor então solicitará aos alunos que entrem na página www.yahoo.com.br   e cliquem na guia e-mail: (O professor poderá apresentar as imagens a seguir em um projetor para facilitar o acesso dos alunos):

Em seguida, deverão clicar no link "cadastre-se":

Depois, deverão preencher os dados solicitados, criar um login, que é seu endereço de e-mail (susana-alves@yahoo.com.br, higorcampos@yahoo.com.br) e senha. Depois disso, deverão acessar a conta de e-mail  usando o login e senha criados. O professor então mostrará a imagem da página de e-mail e solicitará ao alunos que acessem os itens numerados na imagem e que descubram o significado de cada um deles. Essa atividade poderá ser feita oralmente:

1 - Entrada - Acesso aos e-mails recebidos

2 - Rascunho - Acesso aos e-mails escritos, porém não enviados.

3 - Enviadas - Acesso às mensagens enviadas.

4 - Spam - Mensagem não solicitada enviada em massa." Na sua forma mais popular, um spam consiste numa mensagem de correio eletrônico com fins publicitários. O termo spam, no entanto, pode ser aplicado a mensagens enviadas por outros meios e em outras situações até modestas. Geralmente os spams têm caráter apelativo e na grande maioria das vezes são incômodos e inconvenientes". Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Spam    

5 - Lixeira - Local onde se armazena os e-mails excluídos.

Feito isso, os alunos deverão clicar no ícone "Novo". Eles serão direcionados para a seguinte página:

O professor entregará folhas (xerox) ou projetará as seguintes afirmativas para que os alunos numerem de acordo. (Eles poderão conversar entre si ou pesquisar no site de buscas google):

(   ) Onde digita-se o texto a ser enviado.

(   ) Salva o texto na pasta "rascunhos".

(   ) Formata-se o texto (fonte, cores, emoticons)

(   ) Cópia Carbono: envia uma cópia do email aos contatos ali digitados.

(   ) Envia a mensagem.

(   ) Digita-se o assunto do e-mail

(   ) Anexa arquivos à mensagem (vídeos, imagens, documentos do word)

(   ) Digita-se o e-mail do destinatário.

Feito isso, o professor deverá proceder com a correção oral e verificar as dúvidas dos alunos.

Aula 4

Nessa aula, o professor deverá entregar aos alunos uma lista com os endereços de e-mail da turma. Em seguida, os alunos deverão ir ao laboratório de informática, acessarem www.yahoo.com.br e entrarem na conta de e-mail criada por eles.

Na sequência, o professor deverá fazer um sorteio entre os alunos com os nomes deles. Cada um irá escrever um e-mail ao colega sorteado dizendo sua opinião a respeito das aulas sobre e-mail e Internet. É importante o professor relembrar o aluno de que:

  • O texto é dirigido a um colega, e, por isso, pode-se usar a linguagem informal.
  • O texto poderá ser formatado da maneira que o aluno preferir: cores, fonte, emoticons.

Em seguida, o aluno poderá responder o colega, usando a ferramenta "responder" disponível em seu e-mail.

O professor poderá propor, depois da realização dessa atividade, que os alunos escrevam um e-mail para ele falando sobre as aulas sobre e-mail e Internet. Nesse momento, é importante relembrá-los do grau de formalidade que deve ser empregado no texto (para o professor, o diretor da escola, o presidente, o grau é formal).

Recursos Complementares

Leitura complementar para o professor:

Avaliação

Os alunos deverão ser avaliados de acordo com a participação deles nas atividades. Nas atividades de exposição oral, o professor deverá verificar o cuidado com a linguagem e postura durante a apresentação e a clareza das ideias expostas. Nas atividades em grupos é necessário verificar se o aluno está participando ativamente, contribuindo com informações. Nas atividades no laboratório, é necessário observar se o aluno compreendeu a função das ferramentas de e-mail e se as utilizou adequadamente.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 1/5 - 20%
  • Quatro estrelas 4/5 - 80%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Alexander Barros, ISERJ , Rio de Janeiro - disse:
    alexander.barros@gmail.com

    13/11/2014

    Quatro estrelas

    Achei o conteúdo deveras interessante no ambito disciplinar, acredito que acrescentar um conteúdo com base na história da internet também poderia ser de grande valia. Achei a divisão dos conteúdos de aula extremamente úteis e qualificativas.


  • ALEXANDER BARROS DA SILVA, SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO , Rio de Janeiro - disse:
    alexander.barros@gmail.com

    13/11/2014

    Quatro estrelas

    Aula bem esclarecedora no quietante ao uso de ferramentas para criação e gerenciamento de e-mail, pude notar a clareza no pontos abordados, de formas simples e didáticas sem fugir ao foco de interesse contextual. Gostei das metodologias de aplicadas nas diferentes fases de aplicação das aulas.


  • Gilma de Roma Bordinassi, INSTITUTO DE ED EST LONDRINA E F M NORM , Paraná - disse:
    gilma.bordinassi@sercomtel.com.br

    22/10/2010

    Cinco estrelas

    Escelentes o tempo para a realização das atividades, como também a diverficação das atividades, pautada na pesquisa científica.


  • Ivan Coelho dos Santos, Colégio Estadual Santa Amélia , Rio de Janeiro - disse:
    coelho_ivan2003@yahoo.com.br

    25/09/2010

    Quatro estrelas

    gostei do projeto pois possibilita o desenvolvimento bascimentate de duas no alunos muito importante a leitura, escrita, uso da lingua forma e informal muito importante no desenvolvimento das demais matérias


  • Dediane Sales Sousa, PEQUENO PRINCIPE PRE ESCOLAR , Ceará - disse:
    dediane20@gmail.com

    21/09/2010

    Quatro estrelas

    Em minha opinião essa aula é de fundamental importância, pois além de motivar os alunos a criarem uma conta de e-mail e a usarem essa ferramenta de comunicação ela está ensinando como fazer isso detalhadamente. Os meios de comunicação aos poucos vão sendo substituídos pelo meio online de se comunicar e é preciso acompanhar esse avanço. O e-mail é uma excelente ferramenta web criada para facilitar a comunicação, transmissão de dados, troca de informação. Mostrar aos alunos a necessidade de criação do e-mail e incentivá-los a usarem o mesmo é uma maneira de interagi-los nesse mundo moderno sem contar nas vantagens que este (email) nos oferece.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.