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Os benefícios das Bactérias para os Seres Humanos

 

28/05/2010

Autor e Coautor(es)
Marina Silva Rocha
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lízia Maria Porto Ramos, Priscila Barbosa Peixoto e Maria Antonieta Gonzaga Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Recursos tecnológicos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar as bactérias que ajudam na fabricação de alimentos; entender como as bactérias podem contribuir para a produção de medicamentos.

Duração das atividades
2 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão reconhecer células, compreender o que são os micro-organismos, relacionando-os às bactérias, além de compreenderem como são as bactérias e sua reprodução, como funciona a decomposição da matéria orgânica.

Estratégias e recursos da aula

Introdução: uma abordagem para o professor   

Bactérias e o Ambiente               

Os micro-organismos são vistos principalmente como causadores de doenças, mas não é sempre assim que eles funcionam no meio ambiente. Muitos micro-organismos são benéficos ou essenciais para a manutenção da Terra.             

A capacidade de os micro-organismos estarem presentes em vários habitats se deve ao fato de poderem usar uma ampla variedade de fontes de energia e crescer em variadas condições físicas (Tortora et al., 2005).             

Um dos exemplos é a simbiose de bactérias com ruminantes (bois e ovelhas) que se alimentam de plantas. As bactérias no rúmen desses animais fermentam a celulose de forma que possa ser absorvida pelo organismo.             

Podemos dizer também que os organismos mais numerosos do solo são as bactérias. Muitos antibióticos, como a estreptomicina e tetraciclina, foram descobertos investigando-se actinomicetos do solo (uma bactéria muito comum no solo). Outras são responsáveis por ciclos biogeoquímicos, em que os elementos são decompostos ou sua estrutura é modificada de forma que retorne para a constituição de muitos organismos ou mesmo se acumule no solo, como o petróleo (Tortora et al., 2005).               

Algumas espécies são capazes de detectar poluentes e patógenos no solo e na água, podemos citar ainda exemplos de biorremediação quando esses organismos são usados para degradar poluentes.             

Além disso, muitos alimentos como queijos, iogurtes, manteigas e, quem diria, chocolates, além de molhos para saladas e xampus, são produzidos com a famosa goma xantana, que é derivada de uma bactéria que infecta plantas (Tortora et al., 2005).   

Adaptado de: - Tortora, G.J.; Funke, B.R.; Case, C.L. 2005. Microbiologia. 8ª Edição. Editora Artmed, Porto Alegre. p. 762 - 808.   

Estratégia   

Como os alunos poderão atingir os objetivos propostos:             

Os alunos poderão atingir os objetivos propostos através de realização de atividade experimental, com preparo de iogurte, além de texto explicativo para fixação de conteúdo e vídeos sobre o assunto, tudo com discussões orientadas pelo professor.   

Como o professor irá ativar esse processo:             

O professor ativará este processo através de incentivo às discussões entre os alunos, realização de atividade experimental de fabricação de iogurte pelos alunos, além de retirada de dúvidas dos alunos pela interpretação de texto sobre o assunto.   

Atividade experimental: Fazendo Iogurte

Professor, antes de iniciar a aula de hoje, converse com os alunos sobre como eles deverão se comportar no ambiente de cozinha. Regras como não mexer com fogo ou utensílios cortantes devem ser ressaltadas, e ainda lembrá-los que a atividade deverá ser realizada juntamente com um adulto.

Para a aula de hoje, sugerimos que seja fabricado com os alunos iogurte natural. Leve a turma para algum ambiente como cozinha da escola, onde seja possível a fabricação do iogurte. A receita deve ser preparada de um dia para o outro, então a aula deve iniciar num dia e terminar no outro. Abaixo segue receita e instruções para este preparo:   

Materiais necessários:   

- 2 litros de leite desnatado;

- 1 pacote de lactobacilos vivos (vendidos em casas de produtos naturais, o mais comum de se encontrar é o da marca Rich, informações no site http://www.biorich.com.br/);  

- 2 colheres de sopa de leite em pó.   

Preparo:   

Ferva 1 litro de leite e deixe ficar morno. Coloque o outro litro de leite na geladeira para gelar. Após o leite estar gelado, coloque-o em uma vasilha, junte o leite morno e adicione os lactobacilos e o leite em pó. Mexa até obter uma mistura. Tampe bem a vasilha, embrulhe-a com um pano mais grosso e deixe no forno desligado por um período de 10 a 12 horas. No dia seguinte retire a vasilha de iogurte do forno, remova a película de soro que se formou na superfície e armazene o iogurte em vasilha bem fechada na geladeira. Ele pode ser conservado por até 20 dias na geladeira. Misture ao iogurte frutas ou gelatinas e distribua para as crianças experimentarem.   

Discutindo sobre o iogurte: bactérias             

Após o preparo do iogurte, comece uma discussão com a turma, explicando que o iogurte que comemos é, na realidade, um alimento que contém bactérias vivas, que estão se reproduzindo, comendo e morrendo. As bactérias do iogurte são chamadas lactobacilos e, ao contrário de outras bactérias, não produzem nenhuma substância tóxica ao nosso organismo. Por conta disso, podem ser usadas na nossa alimentação. Os lactobacilos se alimentam do açúcar do leite e produzem uma substância azeda, chamada ácido lático. Este ácido provoca a formação de grumos no leite, deixando-o com a consistência mais firme.             

Por que não guardamos o iogurte que está sendo preparado na geladeira, e sim no forno desligado, de um dia para o outro? Isso acontece porque na geladeira as bactérias diminuem seu ritmo de vida, reproduzindo de forma muito lenta. E como é necessário ter um número grande de bactérias transformando a lactose (açúcar do leite) em ácido lático, na geladeira não seria possível a formação do iogurte.             

O que será que isso tem a ver com a decomposição dos organismos mortos? É que as bactérias são grandes responsáveis por este processo, causando o apodrecimento de alimentos. Então, se guardamos os alimentos na geladeira, como as bactérias terão um desenvolvimento muito mais lento, o apodrecimento dos alimentos será também muito mais lento. E é assim também em regiões geladas, onde os seres que morreram demoram muito tempo para serem decompostos.   

Adaptado de: http://www.scribd.com/doc/3114810/Telecurso-2000-Ensino-Fund-Ciencias-30 (consultado em 15/05/10, às 15h53min).    

Comente com os alunos sobre iogurtes como Yakult, Dan regulares (que contém bactérias intestinais). Se possível, leve para a sala algumas embalagens destes iogurtes, pedindo que os alunos identifiquem as bactérias usadas na fabricação dos mesmos.   

Leve também para a sala rótulos de embalagens em que na sua composição esteja presente a goma xantana, um espessante muito usado em maioneses, catchup, molhos, sucos em pó, biscoitos e preparações de bolos, além de hidratantes corporais e medicamentos. Explique para os alunos que uma outra aplicação das bactérias em nosso dia-a-dia é na fabricação desta substância, tão importante para nós. Mostre para eles os rótulos e peça que localizem, nos ingredientes dos produtos, o componente chamado “Goma Xantana”. Após localizados nos rótulos, incentive uma discussão: este ingrediente pode ser produzido por bactérias? Como isto é possível? Deixe os alunos exporem suas opiniões e impressões.

Discuta com a turma que a substância goma xantana foi retirada de uma bactéria que causa uma doença em plantas. Quando esta substância é misturada ao soro de leite, produz a goma. Antes desta descoberta, o soro que sobrava do leite, nas fábricas que utilizam este alimento, era jogado em rios, podendo poluí-los. Desta forma, a descoberta de mais este produto vindo de bactérias ajudou o homem e todo o meio ambiente. A goma xantana dá a consistência viscosa aos produtos. Mostre exemplos de produtos com goma.       

Texto para os alunos:             

Após as discussões sobre a atividade experimental, entregue aos alunos um texto informativo sobre as bactérias que trazem benefícios, sondando o que os alunos conseguiram construir sobre o assunto. Tire as dúvidas que forem surgindo durante a leitura do texto, e faça a interpretação do mesmo. Explique sobre a Engenharia Genética, e como as bactérias são importantes para este processo.

Bactérias úteis             

Algumas bactérias não são apenas úteis. São essenciais à vida. Fertilizantes orgânicos são transformados pelas bactérias em material que pode ser usado nas plantas. Vegetais decompostos e matéria animal são transformadas em nutrientes que são absorvidos pelas raízes de outras plantas. Algumas bactérias vivem em colônias nas raízes de legumes como ervilhas, cravos e alfafas.             

Vários processos comerciais dependem das bactérias. Bactérias anaeróbicas que fermentam certas substâncias são usadas na produção de vinagre e alguns medicamentos, e no processo de envelhecimento de queijos. Algumas bactérias produzem refugos úteis aos humanos. Um desses refugos é o ácido láctico, que é produzido pela bactéria intestinal, promove a digestão em humanos e está presente em certos alimentos, como o iogurte.             

A bactéria também é usada para quebrar quimicamente o tecido duro da linhaça, da juta, do cânhamo e do coco. Métodos modernos de drenar a água dos dejetos usam as bactérias para decompor as perdas orgânicas. Em um processo conhecido como biorremediação, bactérias são adicionadas à água ou ao solo para converter poluentes tóxicos, como pesticidas e óleo, em substâncias inofensivas. Apesar da engenharia genética, as bactérias foram desenvolvidas para biorremediação e também para produzir drogas e outros químicos.

Em 1977, obteve-se pela primeira vez uma proteína humana por uma bactéria transformada. Um segmento de DNA contendo o código para fabricação de somatostatina (um hormônio humano) foi introduzido em uma bactéria, e a partir disso, esta bactéria e seus clones eram capazes de produzir somatostatina.

A insulina foi a primeira proteína humana produzida por engenharia genética em células de bactérias e aprovada para uso em pessoas. Até então, a fonte desse hormônio para tratamento de diabéticos eram os pâncreas de bois e porcos, obtidos em matadouros. Apesar de a insulina desses animais ser muito semelhante à humana, ela causa problemas alérgicos em algumas pessoas diabéticas que utilizavam o medicamento. A insulina produzida em bactérias transformadas, por outro lado, é idêntica à do pâncreas humano e não causa alergia, devendo substituir definitivamente a insulina animal.

O hormônio do crescimento, a somatotrofina, foi produzido pela primeira vez em bactérias em 1979, mas a versão comercial só foi liberada em 1985, após ter sido submetida a inúmeros testes que mostraram sua eficiência. O hormônio de crescimento é produzido pela hipófise (uma glândula humana), e em sua ausência ou em quantidades muito baixas, a criança não se desenvolve adequadamente. Até pouco tempo atrás, a única opção para crianças que nasciam com deficiência em somatotrofina era tratamento com hormônio extraído de cadáveres. Agora esse hormônio é produzido por técnicas de engenharia genética.

Adaptado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bact%C3%A9ria (consultado em 16/05/10, às 16h26min) & http://saude.hsw.uol.com.br/bacteria3.htm (consultado em 15/05/10, às 16h07min).      

Ferramentas tecnológicas             

Professor, como forma de fixação do conteúdo aprendido e de apropriação de novos conceitos, apresentamos sugestões de vídeos a serem apresentados à turma. Desta forma, os alunos poderão solidificar os conceitos aprendidos.  

http://www.youtube.com/watch?v=O6nZNMgnjKs&feature=related (consultado em 15/05/10, às 16h33min).    

Vídeo Telecurso 2000 – Bactérias benéficas parte 1

http://www.youtube.com/watch?v=afCOTDFpQ3A (consultado em 15/05/10, às 16h33min).    

Vídeo Telecurso 2000 – Bactérias benéficas parte 2

http://www.youtube.com/watch?v=HFPPFUBf120&feature=related (consultado em 15/05/10, às 16h33min). 

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliar numa perspectiva formativa implica estar atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais de nossos alunos. Por isso é importante estar atento a todo o percurso do aluno enquanto aprende: suas ideias iniciais, aquelas apresentadas durante a investigação, à maneira que relaciona com os colegas, sua atitude investigativa e crítica, no decorrer da aula. Feitas estas considerações, propomos mais um momento para que os alunos sejam avaliados.             

Peça aos alunos que, em grupos, confeccionem um relatório sobre a atividade de fabricação de iogurte. Este relatório deverá conter uma introdução, falando em linhas gerais sobre as bactérias e seus benefícios para os humanos; os materiais usados e métodos para fabricação do iogurte; os resultados observados após 24h; e as conclusões dos alunos sobre o que aprenderam sobre as bactérias benéficas. Após a confecção deste relatório, incentive os alunos a montarem cartazes sobre o assunto e os afixarem na escola, divulgando seus conhecimentos sobre o assunto estudado na aula de hoje. Desta forma, você poderá avaliar se o ensino-aprendizagem foi alcançado.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 10 classificações

  • Cinco estrelas 8/10 - 80%
  • Quatro estrelas 1/10 - 10%
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Opiniões

  • david campos rodrigues, social e igual , Mato Grosso - disse:
    david@hotmail.com.br

    07/04/2014

    Cinco estrelas

    eu adorei


  • Cassiane Ágata, Escola Estadual Professor Nelson de Sena , Minas Gerais - disse:
    si.a.lindinha@gmail.com

    03/04/2014

    Cinco estrelas

    Eu Amei


  • Cassiane Ágata, Escola Estadual Professor Nelson de Sena , Minas Gerais - disse:
    si.a.lindinha@gmail.com

    03/04/2014

    Cinco estrelas

    Este site é excelente. Eu AMEI!!


  • José Eugenio, Instituição Mauricio De Nasal , Pernambuco - disse:
    filino-bolado1@hotmail.com

    22/05/2013

    Cinco estrelas

    MuitoBom Mesmo Min Ajudou Muito!!


  • leila, num tenho , Rio de Janeiro - disse:
    leylahteamo@gmail.com

    21/09/2012

    Três estrelas

    foi bommias podiam acrescentar um pouco mais falando do titulo ... essa foi minha pinião mais foi ultil mesmo assim...


  • weronika winchester, ceepro fracisca trindade , Piauí - disse:
    colegio_agri1@hotmail.com

    08/08/2012

    Quatro estrelas

    tenho 17 anos estou cursando o segundo ano em agroindustria posso afirma que tudo isso me ajudou a tira muitas duvidas! por mais que vc estude muito sempre havera duvidas nao tem jeito!


  • mayara, familia , Maranhão - disse:
    ketheleenreis@hotmail.com

    26/06/2012

    Cinco estrelas

    Eu achei interessante muitas coisas que ainda nao tinha aprendido e outras sim. mas o texto que eu achei mais interessante foi '' "Bactérias úteis" valeu por ter deixado a opiniao


  • Wilza Aparecida Gomes, Escola Estadual Santo Agostinho , Goiás - disse:
    wilzabombom@hotmail.com

    05/03/2012

    Cinco estrelas

    Que legal,é muito bom saber que podemos contar com vocês,isso só vem a somar com nossos conhecimentos e podemos tb enriquecer nossas aulas.beijos e obrigada


  • (:, FATI , Paraná - disse:
    samuka_indaiatuba@hotmail.com

    25/04/2011

    Cinco estrelas

    Muito boa, sou universitaria, me ajudou bastante (:


  • Patricia Silva de Almeida, Odercio Nunes de Matos , Mato Grosso do Sul - disse:
    patriciakolut@hotmail.com

    21/10/2010

    Cinco estrelas

    Nossa isso me ajudou bastante as opniões as esperiencias foi muito bom ! toda vez que tiver trabalho vou acessar esse site! MUITO OBRIGADO !


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