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Bactérias que causam doenças

 

28/05/2010

Autor e Coautor(es)
Marina Silva Rocha
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lízia Maria Porto Ramos, Priscila Barbosa Peixoto e Maria Antonieta Gonzaga Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Relacionar doenças mais comuns aos micro-organismos causadores das mesmas, enfatizando as bactérias.

Duração das atividades
2 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão reconhecer células, compreendendo seus aspectos mais importantes, além do reconhecimento de que bactérias são micro-organismos, unicelulares.

Estratégias e recursos da aula

Introdução: uma abordagem para o professor   

Princípios de doença

(…)

Todos nós temos mecanismos de defesa para permanecermos saudáveis. Por exemplo, a pele e as membranas mucosas íntegras são barreiras efetivas contra a invasão microbiana. Dentro do corpo, certas células e proteínas especializadas denominadas anticorpos podem atuar em conjunto para destruir os micróbios. Entretanto, apesar de nossas defesas, ainda somos suscetíveis aos patógenos (micro-organismos causadores de doenças). Algumas bactérias podem invadir nossos tecidos e resistir a nossas defesas produzindo cápsulas ou enzimas; outras bactérias liberam toxinas que podem afetar seriamente a nossa saúde (Tortora et al. 2005).

Existe um equilíbrio delicado entre nossas defesas e os mecanismos patogênicos dos micro-organismos. Quando as defesas resistem a estas capacidades patogênicas, mantemos a saúde. Porém, quando a capacidade do patógeno supera as defesas, a doença ocorre. Após a doença ter se estabelecido, um indivíduo infectado pode se recuperar completamente, apresentar lesão temporária, permanente ou morrer (Tortora et al. 2005).             

(...)             

Embora os termos infecção e doença sejam usados de modo intercambiável, eles diferem em pouco no seu significado. A infecção é invasão ou colonização do corpo por micro-organismos patogênicos; a doença ocorre quando a infecção resulta em qualquer alteração de um estado de saúde. A doença é um estado anormal em que parte do corpo ou todo ele não estão ajustados corretamente ou são incapazes de realizar suas funções normais. Uma infecção pode existir na ausência de doença detectável (Tortora et al. 2005). (...)             

As doenças causadas por bactérias podem ser transmitas por diversas formas: transmissão por contato (pessoa a pessoa, indireto ou gotículas), transmissão por veículo (por um meio, como água, alimentos ou ar) ou vetores (animais, como picadas de pulgas - peste, ou carrapatos – erliquiose).                 

Retirado de:

- Tortora, G.J.; Funke, B.R.; Case, C.L. 2005. Microbiologia. 8ª Edição. Editora Artmed, Porto Alegre. p. 408- 409.               

Professor, o site “InfoEscola” relaciona as principais doenças causadas por bactérias.   http://www.infoescola.com/doencas/doencas-causadas-por-bacterias/ (consultado em 12/05/10, às 15h13min).    

Estratégia

Como os alunos poderão atingir os objetivos propostos:

Os alunos poderão atingir os objetivos propostos através de leitura e interpretação de texto, discussão entre os alunos com orientação do professor, pesquisa e fixação de conteúdo através de jogo interativo, compreendendo aspectos importantes de forma lúdica.   

Como o professor irá ativar esse processo:             

O professor ativará este processo através de orientação de discussões entre os alunos, leitura e interpretação de texto informativo, com retirada de dúvidas dos alunos. Participarão também no desenvolvimento de jogo lúdico adaptado para o assunto trabalhado, incentivando a construção de conhecimentos.   

Atividade de Pesquisa: Como pesquisar sobre doenças causadas por bactérias

Professor, inicialmente sonde os conceitos prévios dos alunos sobre doenças causadas por bactérias. Discuta com os alunos o que seria doença e infecção. É possível que os alunos relacionem doenças comuns, que eles conhecem por experiência própria, como gripes e resfriados, cataporas e sarampo. Importante ressaltar que estas doenças são causadas por outros agentes, chamados vírus. Mas as bactérias, estudadas na aula de hoje, também causam doenças conhecidas, como disenterias, meningites, pneumonias, tétano, tuberculose, dentre outras.

Explique também sobre doença e infecção, deixando claro que toda doença envolve uma infecção, pois a infecção quer dizer que o corpo do indivíduo foi invadido por um corpo estranho, no caso bactérias. Quando esta invasão não consegue ser combatida pelo nosso corpo de imediato, manifestam-se sinais de doença, que dependem de cada doença.

Ao final da discussão, divida a turma em grupos e entregue livros e revistas a cada grupo que contenham informações sobre doenças bacterianas, para que eles pesquisem sobre o assunto (a internet também poderá ser usada como fonte de pesquisa, caso exista a possibilidade). Sistematize com os alunos como uma pesquisa deverá ser realizada e como será a produção do trabalho. Incentive-os a lerem com atenção vários textos sobre as bactérias e doenças causadas por elas, retirando informações importantes do texto para montarem um outro texto, juntando informações de onde leram.

Professor, no seguinte site, “A integração das ferramentas computacionais no processo pedagógico”, pode-se encontrar dicas para decidir sobre uma pesquisa dos alunos em livros e na internet:

http://integracomp.blogspot.com/2009/11/atividade-1-pesquisa-na-internet.html & http://integracomp.blogspot.com/2009/11/atividade-3-pesquisa-na-escola.html (Consultado em 11/05/10, às 16h54min).      

Texto para os alunos: Sistematizando os conhecimentos             

Professor, após a atividade de pesquisa dos alunos, entregue para eles outro texto, faça uma leitura atenciosa com os alunos, e promova uma discussão na turma. Disponha os alunos em semicírculo e instigue-os a falar sobre o que compreenderam do texto que leram, complementando com as ideias que pesquisaram anteriormente. Complemente as ideias dos alunos, falando um pouco mais sobre as bactérias e as doenças que podem causar.   

Bactérias causadoras de doenças               

Bactérias causadoras de doença são parasitas de organismos vivos. Bactérias do ar entram por abrasões na pele ou passando diretamente pelo nariz, garganta ou pulmões. Elas causam doenças como difteria, coqueluche, infecções por estafilococos, infecção da garganta causada por estreptococos, tétano e tuberculose. Outras bactérias entram no corpo por meio de comida ou água contaminada. Elas causam doenças como febre tifóide, disenteria, cólera e botulismo.

Há pessoas que são especialmente suscetíveis a infecções bacterianas. Como exemplo podemos citar aquelas que se recuperam de uma cirurgia e, portanto, tomam antibióticos como medida preventiva.             

As bactérias também causam doenças em plantas e em outros animais. Nas plantas, elas infectam as raízes, as folhas ou os troncos, causando doenças como podridão e mal das folhas. Doenças bacterianas de animais incluem antraz (doença fatal caracterizada por infecções graves na pele, no pulmão e no sistema digestivo do animal) e a brucelose.   

Como as bactérias são transmitidas               

Bactérias que causam doenças entram no corpo de diversas formas. As que causam pneumonia e inflamação na garganta são transmitidas através de gotículas expelidas no ar por uma pessoa infectada que espirra ou tosse. A bactéria é então inalada e depositada nas membranas mucosas da garganta ou dos pulmões de uma pessoa saudável, onde elas se multiplicam e eventualmente causam doenças, a menos que sejam combatidas pelo sistema imunológico do corpo.             

As bactérias que causam doenças intestinais - como a cólera e o tifo - podem ser transmitidas por alimentos que tenham sido manuseados pela pessoa infectada, ou pela água contaminada por resíduos corporais de um indivíduo infectado. Outra importante porta de entrada para infecções é qualquer ferimento na pele, razão pela qual é importante fazer a limpeza do corte o quanto antes.   

Bactérias e o corpo               

Uma vez dentro do corpo, a bactéria causa danos de duas maneiras: pela destruição direta do tecido ou pela produção de toxinas. Determinadas células brancas, conhecidas como linfócitos, produzem antitoxinas (que neutralizam as toxinas das bactérias) e anticorpos (que destroem as bactérias invasoras). Uma vez criados, os anticorpos de uma doença específica podem persistir no corpo ou se reproduzir quando necessário, oferecendo imunidade contínua - algumas vezes por toda a vida. Há ainda outra célula branca conhecida como fagócito que consegue destruir a bactéria.   

Adaptado de: http://saude.hsw.uol.com.br/bacteria4.htm (Consultado em 11/05/10, às 14h22min).    

Atividade prática: montando cartazes sobre as doenças bacterianas

Entregue folhas de cartolina aos grupos e oriente-os a montarem cartazes sobre doenças causadas por bactérias. Eles deverão usar pequenos textos retirados das fontes pesquisadas, além de figuras sobre o assunto retiradas de jornais e revistas. Você poderá solicitar na aula anterior que eles tragam jornais e revistas velhas para usarem na produção do cartaz. Após a confecção dos cartazes, exponha-os na sala de aula, no mural, ou pela escola, de forma que os alunos tenham a oportunidade de divulgar o que aprenderam sobre o assunto.   

Ferramentas tecnológicas             

Após a confecção dos cartazes pelos alunos, apresente para a turma alguns vídeos sobre doenças bacterianas. Isto poderá ajudar na fixação de pontos importantes sobre o assunto estudado.   

http://www.youtube.com/watch?v=4fXHYCuCXGw&feature=related (consultado em 12/05/10, às 19h43min).    

http://www.youtube.com/watch?v=ysTwJt5bS08 (consultado em 12/05/10, às 19h44min).    

http://www.youtube.com/watch?v=6TbYedfsa_Y&feature=related (consultado em 12/05/10, às 19h45min).    

http://www.youtube.com/watch?v=nPFadaPWQrE (consultado em 12/05/10, às 19h46min).    

Momento Lúdico: Um jogo de Ludo Bacteriano   

Objetivo do jogo:

Através da interação com o jogo os alunos poderão relacionar aspectos sobre doenças, prevenção, agentes causadores, vetores e profilaxia das doenças bacterianas. O jogo poderá ser aplicado ao final das discussões sobre o assunto, de forma a ajudar no processo de avaliação do ensino-aprendizagem dos alunos.   

Materiais necessários:   

- Alguns tabuleiros de Ludo

– 1 para cada grupo de 4 alunos (Professor, você poderá montar tabuleiros de ludo ou usar tabuleiros do jogo original);

- Alguns dados – 1 para cada grupo de 4 alunos;

- Peões coloridos de quatro cores diferentes (vermelho, verde, vermelho e amarelo) – 2 da mesma cor para cada aluno;

- Papel cartão para confecção das cartas – poderão ser confeccionadas quantas cartas o professor preferir, mas quanto maior o número de cartas, melhor será para o andamento do jogo. As cartas deverão conter perguntas e suas respectivas respostas sobre o assunto estudado: bactérias e doenças causadas por elas. Ao final desta aula, apresentamos algumas sugestões de perguntas para as cartas.   

Regras:   

- Divida a turma em grupos de quatro alunos.

- Cada aluno deverá escolher uma cor (verde, azul, vermelho e amarelo) e receberá dois peões da cor que escolher, e cada grupo receberá um dado.

- Os peões serão colocados nos quadrados das cores correspondentes, denominados Casa de Saída ou Placa de Petri.

- Para decidir quem iniciará o jogo, cada aluno deverá jogar o dado, e aquele que tirar 1 ou 6 deverá responder uma questão. Se acertar, poderá sair da Placa de Petri, andando uma casa. Caso o aluno não acerte a pergunta, o mesmo procedimento deverá ser repetido, até que alguém consiga acertar e iniciar o jogo.

- As perguntas deverão ser lidas pelo adversário de cada aluno, os alunos poderão se organizar e criar uma ordem para quem deverá ler as perguntas. Sugerimos que a ordem de jogadas seja feita em sentido horário a partir do aluno que iniciar o jogo, sendo que o jogador anterior deverá ler a pergunta para o jogador da vez.

- Os jogadores que tirarem números pares andarão normalmente o número de casas correspondentes ao que sair no dado. Os jogadores que tirarem números ímpares deverão responder uma questão (cartas), sendo que só poderão andar as casas correspondentes se acertarem a pergunta que lhes for feita.

- Quando os jogadores tirarem o valor 6 no dado, terão direito a uma nova jogada.

- Quando um jogador cair em uma casa em que outro jogador já esteja, ambos deverão responder cada um uma questão, sendo que aquele que acertar poderá ficar na casa em que está, e aquele que errar retornará à Placa de Petri correspondente à cor de seu peão, recomeçando sua jornada no jogo. Se os dois jogadores errarem, ambos voltam para a sua placa de petri. Se ambos acertarem, os dois permanecem na mesma casa.OBS.: Esta regra não se aplica quando o peão de um jogador cair numa casa onde já tenha seu outro peão.

- Quando um jogador tiver seus dois peões na mesma casa, os adversários deverão responder uma questão para ultrapassarem essa “barreira”. Só após acertá-la poderão continuar. Se errarem, não andam o valor que foi sorteado no dado.

- Quando um peão dá toda a volta no tabuleiro, parando em sua Placa de Petri de novo, ele terá o direito de, em sua próxima jogada (ou até na mesma, caso o resultado do dado seja suficiente), entrar na Zona de Segurança – Zona de tratamento (uma faixa de 5 casas da mesma cor de seus peões no centro do tabuleiro) que leva à Zona Final – Quarto de Hospital. Como o próprio nome sugere, a Zona de tratamento é segura, ou seja, só os seus peões podem entrar lá. A parte ruim é que a Placa de Petri não faz parte da Zona de tratamento, ou seja, você pode dar a volta inteira e ser tirado do tabuleiro antes de conseguir entrar na Zona de tratamento.

- Vence o jogador que percorrer as 59 casas do tabuleiro, retornando à sua Placa de Petri e conseguindo chegar ao final no centro do tabuleiro, com seus 2 peões.

Modelo de tabuleiro de Ludo.

Retirado e modificado de: http://lh3.ggpht.com/guilmail/SItiuY8SeWI/AAAAAAAABd8/W30W1hg6Cdk/ludo2.gif (Consultado em 11/05/10, às 13h58min). 

Modelos de peças (peões e dados) do Ludo.

Retirado de: http://www.kitsegifts.com.br/loja/images/foto_brinquedos-educativos-ludo.jpg (Consultado em 11/05/10, às 14h06min). 

Professor, abaixo seguem sugestões de questões a serem inseridas nas cartas. Mas as questões poderão ser adaptadas de acordo com os objetivos que desejar alcançar em sua aula.   

Sugestão de questões para as cartas:   

1 – Bactérias podem causar doenças em plantas? Sim ou Não.

R: Sim, exemplo alguns tipos de galhas.   

2- Cite o nome de duas doenças causadas por bactérias que se iniciam com a letra T.

R: Tifo, tuberculose e tétano.   

3- São dois sintomas da hanseníase:

R: Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo e área da pele com perda ou ausência de sensibilidade (dormências, diminuição da sensibilidade ao toque, calor ou dor).   

4 – Para melhorar de uma infecção de garganta tomei um analgésico. Certo ou Errado?

R: Errado, deveria ter ido ao médico e ele me receitaria um antibiótico.   

5- O que fazer para prevenir a cólera?

R: A prevenção do cólera pode ser feita através de vacina e principalmente através de medidas de higiene e saneamento básico.   

6 – Cite dois sintomas da tuberculose.

R: Febre com suores e calafrios noturnos, dor no peito, tosse com expectoração, por vezes com sangue, perda de apetite, prostração e emagrecimento, que chegam a 10 ou 15 kg em algumas semanas.

7 – Na época da incidência de enchentes, uma doença torna-se comum. Qual seria essa doença bacteriana?

R: Leptospirose, transmitida pela urina dos ratos presentes na água das enchentes.    

8 – Como posso contrair a tuberculose?

R: A transmissão é feita pelo ar, através de gotículas expelidas pela tosse, espirro ou pela própria fala.   

9 – A pneumonia pode ser causada por bactérias?

R: Sim.   

10 – Quais doenças bacterianas podem ser transmitidas por piolhos ou carrapatos?

R: Tifo e febre maculosa.   

11- Quais células do nosso corpo são responsáveis pela proteção contra as bactérias causadoras de doenças?

R: Linfócitos e anticorpos.   

12 – As doenças bacterianas podem ser transmitidas por...

R: Ar, água, alimentos, animais – insetos.   

13 – Uma doença bacteriana que ficou muito conhecida nos Estados Unidos devido ao terrorismo foi...

R: Antraz.

14 – Todas as bactérias podem causar doenças?

R: Não, as bactérias do iogurte não causam doenças.   

15 – As doenças bacterianas podem ser transmitidas de uma pessoa para outra?

R: Sim, exemplo a tuberculose.   

16 – Existem vacinas para algumas doenças bacterianas?

R: Sim, vacina para o tétano.   

17 – Existe alguma doença que é causada pela toxina que é liberada pela bactéria, e não pela própria bactéria?

R: Sim, o botulismo que resulta da ingestão e absorção, pela mucosa digestiva, de toxinas da mesma.   

18 – Uma infecção bacteriana muito comum em adolescentes.

R: Acne.   

19 – A toxina do botulismo tem um uso medicinal. Qual seria ele?

R: É usado por dermatologistas em pessoas que querem disfarçar suas rugas (Botox).   

20- A bronquite pode ser causada por bactérias?

R: Sim, bactérias podem causar a bronquite infecciosa aguda.   

21 – A meningite pode ser causada por bactérias. Cite duas formas de transmissão.

R: Contato da saliva ou gotículas de saliva da pessoa doente com os órgãos respiratórios de um indivíduo saudável.   

22 – Cite duas formas de se prevenir a maioria das doenças bacterianas.

R: Lavar bem as mãos, usar lenços para tossir ou espirrar e evitar áreas em que se encontram pessoas doentes.   

23 – Qual é o nome da doença que ocorre nos dentes?

R: Cárie.

Jogo de autoria das professoras Priscila Barbosa Peixoto e Marina Silva Rocha

Recursos Complementares

Professor, abaixo seguem alguns vídeos e artigo para serem usados como recursos complementares à aula, caso seja de seu interesse. Estes podem servir como mais uma forma de informação para você, ajudando-o em suas aulas.   

http://www.youtube.com/watch?v=j3xPnEPNgZ8&feature=related (consultado em 12/05/10, às 21h04min). Vídeo com musica em inglês para trabalhar interdisciplinaridade com inglês.              

http://www.youtube.com/watch?v=HARG0nlaG-w&feature=related (consultado em 12/05/10, às 21h05min).    

http://www.youtube.com/watch?v=I-skEkaF4C4&feature=PlayList&p=9AE6280CE0D3DEF2&playnext_from=PL&playnext=1&index=21 (consultado em 12/05/10, às 21h06min).    

http://www.youtube.com/watch?v=BiV-FvoiieY&feature=related (consultado em 12/05/10, às 21h07min).    

Para o professor refletir, segue o link do artigo “Orientação a pesquisa escolar aos alunos de 5ª serie de escola pública estadual: relato de uma experiência”: http://gebe.eci.ufmg.br/downloads/302.pdf (Consultado em 11/05/10, às 17h05min). 

Avaliação

Avaliar numa perspectiva formativa implica estar atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais de nossos alunos. Por isso é importante estar atento a todo o percurso do aluno enquanto aprende: suas ideias iniciais, aquelas apresentadas durante a investigação, à maneira que relaciona com os colegas, sua atitude investigativa e crítica, no decorrer da aula. Feitas estas considerações, propomos que o professor avalie os alunos durante a produção dos cartazes, mas principalmente durante o jogo de Ludo, pois aqueles alunos que conseguirem responder à maioria das questões sinalizam que construíram conhecimentos sobre o assunto da aula, atingindo os objetivos do ensino-aprendizagem.

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