Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


“Debate e opinião: o internetês e a escrita formal nos e-mails”

 

30/05/2010

Autor e Coautor(es)
Daniela Braga de Paula
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • reconhecer as diferenças de formalidade e informalidade (internetês) na escrita dos e-mails;
  • interagir em grupos;
  • pesquisar na comunidade escolar sobre o uso do internetês;
  • expor-se oralmente de maneira adequada.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  •  Acesso à Internet;
  •  linguagem formal e informal.
Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Atividade

Para iniciar a discussão a respeito de linguagem formal e informal, o professor deverá mostrar aos alunos uma vídeo-aula do Telecurso 2000.  O vídeo é uma ótima maneira de introduzir o assunto sobre adequação da linguagem em relação à situação de comunicação. O professor poderá levar os alunos ao Laboratório de Informática ou projetar o vídeo para toda a turma. Eles deverão assistir ao vídeo com atenção, porque depois farão uma atividade relacionada a ele.

http://www.youtube.com/watch?v=9YxOQUXIjws&feature=PlayList&p=2A5777654213F5A4&playnext_from=PL&index=0&playnext=1 

Depois da exibição do vídeo, o professor entregará aos alunos uma ficha (xerox) com perguntas para serem discutidas em duplas:

  • No vídeo que você assistiu as personagens tinham de adequar a fala de acordo com a situação. O que você entende por isso?
  • Qual é a diferença entre cobrar a dívida de um colega e de um comprador numa situação de negócio?
  • Como você faria a tarefa de cobrar imposta pelo patrão de Elvira?
  • Atualmente as pessoas se comunicam muito por e-mail. Como você acha que deve ser a linguagem ao escrever um e-mail?
  • O que você pensa a respeito do fato de as pessoas abreviarem as palavras ao escreverem e-mails?

Depois da discussão em duplas, o professor deverá promover um debate com toda a turma, solicitando alguns alunos que opinem e leiam suas respostas. Os alunos deverão escrever suas respostas no caderno.

Aula 2

Atividade

Para iniciar a aula, o professor deverá mostrar (ou fazer cópias) aos alunos a seguinte imagem:

Imagem disponível em http://linguagemcontemporanea.files.wordpress.com/2008/06/cebolinha2.jpg 

Em seguida, o docente deverá perguntar aos alunos o significado da "fala" da personagem ao lado do Cebolinha no primeiro quadrinho. Para mediar essa discussão, o professor deverá fazer as seguintes perguntas:

  • Como o Cebolinha reagiu à "fala" da personagem no primeiro quadrinho?
  • E qual foi a reação do Cascão?
  • Por que o Cascão soube interpretar a "fala" da personagem e o Cebolinha não?

Depois disso, o professor dividirá os alunos em quatro grupos e entregará a eles cópias de textos: dois grupos trabalharão o texto 1 e dois deles trabalharão o texto 2, a saber:

Texto 1: retirado da revista Língua Portuguesa - "O internetês na escola"

Disponível em http://revistalingua.uol.com.br/textos.asp?codigo=11685 

Texto 2: retirado do site Brasil Escola - "O Internetês e a Ortografia"

Disponível em  http://www.brasilescola.com/educacao/o-internetes-ortografia.htm 

Os textos apresentam opiniões diferentes a respeito do uso do Internetês. O professor deverá orientar os grupos quanto à realização das atividades:

  1. Quem é o autor do texto e qual é sua formação?
  2. Você acredita que essa formação permite o autor falar a respeito do assunto?
  3. Qual é a posição defendida pelo autor?
  4. Liste alguns argumentos que o autor usa para defender seu ponto de vista.
  5. Em sua opinião os argumentos foram convincentes?
  6. O grupo concorda com eles ou parte deles?

Aula 3

Atividade 1

Depois que os alunos responderem às perguntas da atividade 2 e fecharem as discussões, o professor solicitará a um componente de cada grupo que se levante e vá até o quadro. Antes disso, o professor deverá dividir o quadro em duas partes: em uma deverá escrever ARGUMENTOS FAVORÁVEIS AO USO DA INTERNETÊS e na outra ARGUMENTOS DESFAVORÁVEIS AO USO DA INTERNETÊS.

Feito isso, os alunos escolhidos escreverão, por meio de tópicos, os argumentos que selecionaram. Eles poderão conversar com a turma durante o preenchimento dos quadros solicitando informações para serem acrescentadas. Ao final, eles poderão acrescentar opiniões que não foram dadas nos textos, aumentando a lista de argumentos.

Atividade 2

Depois disso, o professor coordenará uma votação, que poderá ser feita secreta ou abertamente com a seguinte pergunta:

Você acha que o uso do Internetês prejudica a escrita dos alunos? (   ) SIM   (   ) NÃO

O professor fará a contagem dos votos  na frente dos alunos. O resultado da votação deverá ser apresentado à classe. O professor poderá fazer um cartaz com o resultado para afixar no mural. Ao final,  encerrar as atividades, solicitando um texto dos alunos sobre a opinião da turma em relação ao Internetês.

Recursos Complementares

Como recurso complementar, o professor poderá apresentar o vídeo seguinte que apresenta uma reportagem sobre o uso do Internetês entre os jovens e a opinião de especialistas da linguagem.

http://www.youtube.com/watch?v=6XqY-LsPb6Y&feature=related 

Avaliação

O aluno será avaliado de acordo com sua participação na aula e a realização das atividades. É importante que ele participe de maneira ativa nas discussões em grupo e que suas respostas estejam adequadas ao que foi solicitado. Assim, o professor poderá perceber se os alunos reconhecem as diferenças de formalidade e informalidade (internetês) na escrita dos e-mails; e também se os estudantes interagiram nos grupos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.