30/05/2010
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
Aula 1
Atividade
Para iniciar a discussão a respeito de linguagem formal e informal, o professor deverá mostrar aos alunos uma vídeo-aula do Telecurso 2000. O vídeo é uma ótima maneira de introduzir o assunto sobre adequação da linguagem em relação à situação de comunicação. O professor poderá levar os alunos ao Laboratório de Informática ou projetar o vídeo para toda a turma. Eles deverão assistir ao vídeo com atenção, porque depois farão uma atividade relacionada a ele.
Depois da exibição do vídeo, o professor entregará aos alunos uma ficha (xerox) com perguntas para serem discutidas em duplas:
Depois da discussão em duplas, o professor deverá promover um debate com toda a turma, solicitando alguns alunos que opinem e leiam suas respostas. Os alunos deverão escrever suas respostas no caderno.
Aula 2
Atividade
Para iniciar a aula, o professor deverá mostrar (ou fazer cópias) aos alunos a seguinte imagem:
Imagem disponível em http://linguagemcontemporanea.files.wordpress.com/2008/06/cebolinha2.jpg
Em seguida, o docente deverá perguntar aos alunos o significado da "fala" da personagem ao lado do Cebolinha no primeiro quadrinho. Para mediar essa discussão, o professor deverá fazer as seguintes perguntas:
Depois disso, o professor dividirá os alunos em quatro grupos e entregará a eles cópias de textos: dois grupos trabalharão o texto 1 e dois deles trabalharão o texto 2, a saber:
Texto 1: retirado da revista Língua Portuguesa - "O internetês na escola"
Disponível em http://revistalingua.uol.com.br/textos.asp?codigo=11685
Texto 2: retirado do site Brasil Escola - "O Internetês e a Ortografia"
Disponível em http://www.brasilescola.com/educacao/o-internetes-ortografia.htm
Os textos apresentam opiniões diferentes a respeito do uso do Internetês. O professor deverá orientar os grupos quanto à realização das atividades:
Aula 3
Atividade 1
Depois que os alunos responderem às perguntas da atividade 2 e fecharem as discussões, o professor solicitará a um componente de cada grupo que se levante e vá até o quadro. Antes disso, o professor deverá dividir o quadro em duas partes: em uma deverá escrever ARGUMENTOS FAVORÁVEIS AO USO DA INTERNETÊS e na outra ARGUMENTOS DESFAVORÁVEIS AO USO DA INTERNETÊS.
Feito isso, os alunos escolhidos escreverão, por meio de tópicos, os argumentos que selecionaram. Eles poderão conversar com a turma durante o preenchimento dos quadros solicitando informações para serem acrescentadas. Ao final, eles poderão acrescentar opiniões que não foram dadas nos textos, aumentando a lista de argumentos.
Atividade 2
Depois disso, o professor coordenará uma votação, que poderá ser feita secreta ou abertamente com a seguinte pergunta:
Você acha que o uso do Internetês prejudica a escrita dos alunos? ( ) SIM ( ) NÃO
O professor fará a contagem dos votos na frente dos alunos. O resultado da votação deverá ser apresentado à classe. O professor poderá fazer um cartaz com o resultado para afixar no mural. Ao final, encerrar as atividades, solicitando um texto dos alunos sobre a opinião da turma em relação ao Internetês.
Como recurso complementar, o professor poderá apresentar o vídeo seguinte que apresenta uma reportagem sobre o uso do Internetês entre os jovens e a opinião de especialistas da linguagem.
O aluno será avaliado de acordo com sua participação na aula e a realização das atividades. É importante que ele participe de maneira ativa nas discussões em grupo e que suas respostas estejam adequadas ao que foi solicitado. Assim, o professor poderá perceber se os alunos reconhecem as diferenças de formalidade e informalidade (internetês) na escrita dos e-mails; e também se os estudantes interagiram nos grupos.
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