Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Falando e escrevendo sobre sentimento, experiências e ideias

 

23/11/2010

Autor e Coautor(es)
Verônica da Silva Fernandes Rodrigues
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIROMiriam Kaiuca - Vice-Diretora Col DE APLIC.DA UNIV. FED. DO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno deverá ser capaz de:

 Ler e interpretar notícias de jornal que falam sobre catástrofes.

 Questionar sobre sentimentos expressos pelas pessoas envolvidas em catástrofes.

 Elaborar uma carta à ONU.

 Pesquisar sobre diferentes tipos de catástrofes no cotidiano do nosso país.

Duração das atividades
Duas aulas de 50min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ter conhecimento e  vivência com a leitura do jornal de notícias e de reportagens.  

Opinar sobre a leitura de jornal e sobre as reportagens abordadas.

Ter senso crítico de forma autônoma.

Identificar diferentes tipos de catástrofes lidas no jornal.

 Escrever de forma correta sobre as catástrofes no nosso cotidiano.

  

Estratégias e recursos da aula

1ª atividade:

 No primeiro momento, a professora solicitará aos alunos da turma que se dividam em cinco grupos com cinco componentes cada e que coloquem sobre as mesas reportagens previamente solicitadas, acerca de catástrofes ocorridas no Haiti.

No segundo momento, a professora pedirá que cada grupo faça a leitura das diferentes reportagens para a turma.

 Em seguida, a professora fará a proposta de que ocorra uma votação da notícia que mais explicitou e explorou  o assunto.

 No quarto momento, a professora realizará alguns questionamentos acerca do tema trabalhado, como:

a)Que sentimentos foram expressos pelos profissionais que trabalharam no resgate das vítimas?

( dor,angústia,esperança,alegria )

b)Que experiências foram vividas por todos os envolvidos nestas tragédias?

c)Quais as ideias que você tem sobre esta problemática?

d)Você tem algumas ideias que possam aliviar o sofrimento dessas pessoas?

Após os questionamentos feitos, a professora solicitará que cada grupo registre no blocão as suas respostas, discutidas em grupo.

        

2ª atividade:

A professora solicitará aos grupos, a elaboração de uma carta à ONU e à UNESCO, expressando seus sentimentos, mediante as catástrofes ocorridas nesses países.

No segundo momento, a professora fará a proposta aos grupos que façam a leitura de forma compartilhada para a turma, da carta elaborada por cada um deles.   

3ª atividade:

 A professora solicitará a cada grupo que faça uma pesquisa sobre diferentes catástrofes: ( terremoto, maremoto, avalanche, enchentes ... )

No segundo momento, cada grupo solicitado pela professora, fará a apresentação de cada catástrofe pesquisada em cartazes com fotos expostas.

Recursos Complementares

Recursos:

Papel almaço.

 Hidrocor.

 Folha de papel pardo.  

 Cartolina.

Jornais com reportagens relacionadas as variadas catástrofes.

Fotos sobre catástrofes pesquisados pela internet.

Fichas pautadas.

Recursos complementares:

.

 coisasdequegosto.spaceblog.com.br/.../Escrever-sobre-os sentimaentos-equilibra-as-emoçoes/  

www.slideshare-net/.../leitura-e-textual-Estados Unidos 

 

Avaliação

Em uma ficha pautada, será feito o registro dos dados mais relevantes das notícias que abordam o tema catástrofe.

Cada grupo elegerá a melhor notícia e escolherá um integrante do grupo para apresentar a notícia eleita, compartilhando-a  com a turma.

Será avaliado pelo grupo o  mural com as reportagens e fotos das catástrofes elaboradas por cada grupo, numa perspectiva de heteroavaliação.

A turma receberá folha xerocada com cada carta enviada  à ONU, como forma de divulgação e avaliação de todos os participantes.

 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.