23/11/2010
RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO
RIO DE JANEIROMiriam Kaiuca - Vice-Diretora Col DE APLIC.DA UNIV. FED. DO
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
O aluno deverá ser capaz de:
Ler e interpretar notícias de jornal que falam sobre catástrofes.
Questionar sobre sentimentos expressos pelas pessoas envolvidas em catástrofes.
Elaborar uma carta à ONU.
Pesquisar sobre diferentes tipos de catástrofes no cotidiano do nosso país.
Ter conhecimento e vivência com a leitura do jornal de notícias e de reportagens.
Opinar sobre a leitura de jornal e sobre as reportagens abordadas.
Ter senso crítico de forma autônoma.
Identificar diferentes tipos de catástrofes lidas no jornal.
Escrever de forma correta sobre as catástrofes no nosso cotidiano.
1ª atividade:
No primeiro momento, a professora solicitará aos alunos da turma que se dividam em cinco grupos com cinco componentes cada e que coloquem sobre as mesas reportagens previamente solicitadas, acerca de catástrofes ocorridas no Haiti.
No segundo momento, a professora pedirá que cada grupo faça a leitura das diferentes reportagens para a turma.
Em seguida, a professora fará a proposta de que ocorra uma votação da notícia que mais explicitou e explorou o assunto.
No quarto momento, a professora realizará alguns questionamentos acerca do tema trabalhado, como:
a)Que sentimentos foram expressos pelos profissionais que trabalharam no resgate das vítimas?
( dor,angústia,esperança,alegria )
b)Que experiências foram vividas por todos os envolvidos nestas tragédias?
c)Quais as ideias que você tem sobre esta problemática?
d)Você tem algumas ideias que possam aliviar o sofrimento dessas pessoas?
Após os questionamentos feitos, a professora solicitará que cada grupo registre no blocão as suas respostas, discutidas em grupo.
2ª atividade:
A professora solicitará aos grupos, a elaboração de uma carta à ONU e à UNESCO, expressando seus sentimentos, mediante as catástrofes ocorridas nesses países.
No segundo momento, a professora fará a proposta aos grupos que façam a leitura de forma compartilhada para a turma, da carta elaborada por cada um deles.
3ª atividade:
A professora solicitará a cada grupo que faça uma pesquisa sobre diferentes catástrofes: ( terremoto, maremoto, avalanche, enchentes ... )
No segundo momento, cada grupo solicitado pela professora, fará a apresentação de cada catástrofe pesquisada em cartazes com fotos expostas.
Recursos:
Papel almaço.
Hidrocor.
Folha de papel pardo.
Cartolina.
Jornais com reportagens relacionadas as variadas catástrofes.
Fotos sobre catástrofes pesquisados pela internet.
Fichas pautadas.
Recursos complementares:
.
coisasdequegosto.spaceblog.com.br/.../Escrever-sobre-os sentimaentos-equilibra-as-emoçoes/
www.slideshare-net/.../leitura-e-textual-Estados Unidos
Em uma ficha pautada, será feito o registro dos dados mais relevantes das notícias que abordam o tema catástrofe.
Cada grupo elegerá a melhor notícia e escolherá um integrante do grupo para apresentar a notícia eleita, compartilhando-a com a turma.
Será avaliado pelo grupo o mural com as reportagens e fotos das catástrofes elaboradas por cada grupo, numa perspectiva de heteroavaliação.
A turma receberá folha xerocada com cada carta enviada à ONU, como forma de divulgação e avaliação de todos os participantes.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!