Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Ordenação e seqüência na linguagem escrita.

 

10/08/2010

Autor e Coautor(es)
Verônica da Silva Fernandes Rodrigues
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

. FED. Do RIO DE JANEIROMiriam Kaiuca -Vice Diretora COL. APLC. DA UNIV

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno deverá ser capaz de:   

Interpretar a história lida pela professora “Cabelos de Lelê”- Valéria Belém Elaborar um texto falando sobre a sua Lelê.

Criar uma outra história, envolvendo a personagem Lelê.

 Dramatizar a história criada pela turma.

Duração das atividades
Três tempos durante três dias da semana.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ler e interpretar histórias

Opinar sobre a história contada

Ter criatividade em elaborar outra história a partir da que foi apresentada

Ter desenvoltura ao dramatizar a história  

Estratégias e recursos da aula

1ª atividade:

 A professora propõe a turma uma contação de historiado livro: “Cabelos de Lelê” – Valéria Belém -  Editora Nacional.

Os alunos deverão sentar-se em roda para ouvir a história que a professora contará.

Após a contação da história, a professora fará algumas indagações à turma, que responderão de maneira informal

Como é o cabelo de Lelê?

Quais são as características principais de Lelê?

Por que Lelê apresenta tais características?

Qual será a razão de Lelê apresentar tais características?  

 Na sala de aula existe algum colega que apresente tais características?

A professora poderá pedir que cada aluno justifique sua resposta com vistas a criar um pequeno debate, tanto no que se refere

a multiplicidade de olhares como de envolvimento da turma com o tema.

  Após as indagações a professora dividirá a turma em quatro grupos com cinco componentes cada, distribuirá uma peruca preta e crespa, uma bola de isopor do tamanho de um a cabeça infantil, pente, escova de cabelos e enfeites.

Solicitará que os grupos de maneira lúdica experimentem explorar os cabelos de Lelê.   

2ª atividade:  

 Após a brincadeira, professora solicitará aos alunos que elaborem um texto   contando da Lelê criada por cada um deles, de forma individual  e com ilustração em uma folha de caderno meia pauta.

No segundo momento, a professora pedirá que os alunos oralmente, criem outra  história de Lelê, obedecendo a ordenação e seqüência dos fatos ( começo, meio e fim ).

Enquanto cada aluno narra partes da história, a professora fará o registro  em um blocão, na posição de escriba da turma, no momento.   

3ª atividade:   

Após a história devidamente registrada, a professora fará a proposta de que a turma realize a dramatização da história elaborada por eles no bloção.

Pra que haja a dramatização, a professora solicitará que a turma seja dividida em 4 grupos com 5 componentes cada, com a finalidade de, fazer a escolha dos personagens e sua fala , através de um sorteio.

Após a realização do sorteio, será feita a escolha do título da peça a ser dramatizada.

 Para a dramatização, a professora fará a proposta que a turma dividida em 4 grupos, dividam as tarefas de: cenário, figurino, tempo de ensaio e elaboração do convite para as outras turmas assistirem de forma divertida.   

recursos   

livro: Cabelos de Lelê

roupas e sucatas para a dramatização

lápis de cor 

papel colorido

cartolina  

Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos debaterão o título do livro e a história de forma oral.

A professora e os alunos farão uma entrevista  na escola sobre o tema do livro. A professora também participará da entrevista

para que ela possa dialogar com os alunos dando o seu depoimento sobre a entrevista.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Geane Reis, EE Amelia B Cardinale , Amazonas - disse:
    geanereis2010@gmail.com

    31/07/2014

    Cinco estrelas

    Excelente planejamento didático, serve perfeitamente para o meu objetivo, obrigada!


  • Cátia Ferreira Xavier Da Paz Bentes, Aula particular-prof.Cátia da Paz -Ens.FundII e Ens Médio , Rio de Janeiro - disse:
    catclothers@bo.com.br

    22/09/2011

    Cinco estrelas

    Exelente o plano de aula, porque faz com que o aluno raciocine brincando, como também a aula não fica cançativa. As crianças tem preguiça de pensar e dessa forma elas aprende como é maravilhoso criar e descobrir o quanto são capazes. Parabéns!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.