10/08/2010
RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO
. FED. Do RIO DE JANEIROMiriam Kaiuca -Vice Diretora COL. APLC. DA UNIV
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
O aluno deverá ser capaz de:
Interpretar a história lida pela professora “Cabelos de Lelê”- Valéria Belém Elaborar um texto falando sobre a sua Lelê.
Criar uma outra história, envolvendo a personagem Lelê.
Dramatizar a história criada pela turma.
Ler e interpretar histórias
Opinar sobre a história contada
Ter criatividade em elaborar outra história a partir da que foi apresentada
Ter desenvoltura ao dramatizar a história
1ª atividade:
A professora propõe a turma uma contação de historiado livro: “Cabelos de Lelê” – Valéria Belém - Editora Nacional.
Os alunos deverão sentar-se em roda para ouvir a história que a professora contará.
Após a contação da história, a professora fará algumas indagações à turma, que responderão de maneira informal
Como é o cabelo de Lelê?
Quais são as características principais de Lelê?
Por que Lelê apresenta tais características?
Qual será a razão de Lelê apresentar tais características?
Na sala de aula existe algum colega que apresente tais características?
A professora poderá pedir que cada aluno justifique sua resposta com vistas a criar um pequeno debate, tanto no que se refere
a multiplicidade de olhares como de envolvimento da turma com o tema.
Após as indagações a professora dividirá a turma em quatro grupos com cinco componentes cada, distribuirá uma peruca preta e crespa, uma bola de isopor do tamanho de um a cabeça infantil, pente, escova de cabelos e enfeites.
Solicitará que os grupos de maneira lúdica experimentem explorar os cabelos de Lelê.
2ª atividade:
Após a brincadeira, professora solicitará aos alunos que elaborem um texto contando da Lelê criada por cada um deles, de forma individual e com ilustração em uma folha de caderno meia pauta.
No segundo momento, a professora pedirá que os alunos oralmente, criem outra história de Lelê, obedecendo a ordenação e seqüência dos fatos ( começo, meio e fim ).
Enquanto cada aluno narra partes da história, a professora fará o registro em um blocão, na posição de escriba da turma, no momento.
3ª atividade:
Após a história devidamente registrada, a professora fará a proposta de que a turma realize a dramatização da história elaborada por eles no bloção.
Pra que haja a dramatização, a professora solicitará que a turma seja dividida em 4 grupos com 5 componentes cada, com a finalidade de, fazer a escolha dos personagens e sua fala , através de um sorteio.
Após a realização do sorteio, será feita a escolha do título da peça a ser dramatizada.
Para a dramatização, a professora fará a proposta que a turma dividida em 4 grupos, dividam as tarefas de: cenário, figurino, tempo de ensaio e elaboração do convite para as outras turmas assistirem de forma divertida.
recursos
livro: Cabelos de Lelê
roupas e sucatas para a dramatização
lápis de cor
papel colorido
cartolina
Os alunos debaterão o título do livro e a história de forma oral.
A professora e os alunos farão uma entrevista na escola sobre o tema do livro. A professora também participará da entrevista
para que ela possa dialogar com os alunos dando o seu depoimento sobre a entrevista.
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
31/07/2014
Cinco estrelasExcelente planejamento didático, serve perfeitamente para o meu objetivo, obrigada!
22/09/2011
Cinco estrelasExelente o plano de aula, porque faz com que o aluno raciocine brincando, como também a aula não fica cançativa. As crianças tem preguiça de pensar e dessa forma elas aprende como é maravilhoso criar e descobrir o quanto são capazes. Parabéns!