Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Ordenação e seqüência na linguagem escrita

 

02/12/2010

Autor e Coautor(es)
Verônica da Silva Fernandes Rodrigues
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIROMiriam Kaiuca Vice diretora COL. APLIC. DA UNIV. FED. DO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno deverá ser capaz de:

  Interpretar a história " Cabelo s de Lelê ", de Valéria Belém Elaborar, lida pela professora.

 Criar uma outra história envolvendo a personagem Lelê.

 Dramatizar a história criada pela turma.  

Duração das atividades
Três tempos durante três dias da semana.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ler e interpretar histórias

Opinar sobre a história contada

Ter criatividade em elaborar outra história a partir da que foi apresentada

 Ter desenvoltura ao dramatizar a história

Estratégias e recursos da aula

1ª atividade: A professora propõe à turma uma contação de historia do livro: “Cabelos de Lelê ” , de Valéria Belém -  Editora Nacional. Os alunos deverão sentar-se em roda para ouvir a história que a professora contará. Após a contação da história, a professora fará algumas indagações à turma, que por sua vez responderá de maneira informal as seguintes questões:

 Como é o cabelo de Lelê? Quais são as características principais de Lelê? Por que Lelê apresenta tais características? Qual será a razão de Lelê apresentar tais características?   Na sala de aula existe algum colega que apresente tais características?   Justifique sua resposta.

Após as indagações a professora dividirá a turma em quatro grupos com cinco componentes cada, distribuirá uma peruca preta e crespa, uma bola de isopor do tamanho de um a cabeça infantil, pente, escova de cabelos e enfeites. Solicitará que os grupos de maneira lúdica experimentem explorar os cabelos de Lelê.  

 2ª atividade:   Após a brincadeira, a professora solicitará aos alunos que elaborem um texto   contando da Lelê criada por cada um deles, de forma individual  e com ilustração em uma folha de caderno meia pauta.

No segundo momento, a professora pedirá que os alunos oralmente, criem outra  história de Lelê, obedecendo a ordenação e seqüência dos fatos ( começo, meio e fim ). Enquanto cada aluno narra partes da história, a professora fará o registro  em um blocão, na posição de escriba da turma, no momento.   

3ª atividade:   Após a história devidamente registrada, a professora fará a proposta de que a turma realize a dramatização da história elaborada por eles no blocão. Para que haja a dramatização, a professora solicitará que a turma seja dividida em quatro grupos com cinco componentes cada, com a finalidade de, fazer a escolha dos personagens e suas falas, através de um sorteio.

Realizado o sorteio, será feita a escolha do título da peça a ser dramatizada. Para a dramatização, a professora fará a proposta que cada grupo assuma uma das seguintes tarefas : cenário, figurino, tempo de ensaio e elaboração do convite divertido para as outras turmas assistirem à peça..  

Recursos Complementares

Recursos:

Peruca preta.

 Bola de isopor.

 Adereços de cabelo.

 Escova e pente para cabelos.

Folha de papel pardo.

Pilot.

Papel crepom.

Cartolina.

Folha de papel laminado.

Folha de caderno meia pauta.

Recursos Complementares:

www.scielo.br/scielo.php?script=sci-arttext...

Recursos complementares:

www.scielo.br/scielo.php?script=sci-arttext...  

 

 

Recursos Complementares: Livro “Cabelos de Lelê – Valéria Belém – Editora Nacional Auditório para a realização da peça a ser apresentada

Avaliação

Exposição dos novos textos com ilustrações no mural da turma

 Dramatização da peça criada pela turma.  

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.