02/12/2010
RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO
RIO DE JANEIROMiriam Kaiuca Vice diretora COL. APLIC. DA UNIV. FED. DO
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
O aluno deverá ser capaz de:
Interpretar a história " Cabelo s de Lelê ", de Valéria Belém Elaborar, lida pela professora.
Criar uma outra história envolvendo a personagem Lelê.
Dramatizar a história criada pela turma.
Ler e interpretar histórias
Opinar sobre a história contada
Ter criatividade em elaborar outra história a partir da que foi apresentada
Ter desenvoltura ao dramatizar a história
1ª atividade: A professora propõe à turma uma contação de historia do livro: “Cabelos de Lelê ” , de Valéria Belém - Editora Nacional. Os alunos deverão sentar-se em roda para ouvir a história que a professora contará. Após a contação da história, a professora fará algumas indagações à turma, que por sua vez responderá de maneira informal as seguintes questões:
Como é o cabelo de Lelê? Quais são as características principais de Lelê? Por que Lelê apresenta tais características? Qual será a razão de Lelê apresentar tais características? Na sala de aula existe algum colega que apresente tais características? Justifique sua resposta.
Após as indagações a professora dividirá a turma em quatro grupos com cinco componentes cada, distribuirá uma peruca preta e crespa, uma bola de isopor do tamanho de um a cabeça infantil, pente, escova de cabelos e enfeites. Solicitará que os grupos de maneira lúdica experimentem explorar os cabelos de Lelê.
2ª atividade: Após a brincadeira, a professora solicitará aos alunos que elaborem um texto contando da Lelê criada por cada um deles, de forma individual e com ilustração em uma folha de caderno meia pauta.
No segundo momento, a professora pedirá que os alunos oralmente, criem outra história de Lelê, obedecendo a ordenação e seqüência dos fatos ( começo, meio e fim ). Enquanto cada aluno narra partes da história, a professora fará o registro em um blocão, na posição de escriba da turma, no momento.
3ª atividade: Após a história devidamente registrada, a professora fará a proposta de que a turma realize a dramatização da história elaborada por eles no blocão. Para que haja a dramatização, a professora solicitará que a turma seja dividida em quatro grupos com cinco componentes cada, com a finalidade de, fazer a escolha dos personagens e suas falas, através de um sorteio.
Realizado o sorteio, será feita a escolha do título da peça a ser dramatizada. Para a dramatização, a professora fará a proposta que cada grupo assuma uma das seguintes tarefas : cenário, figurino, tempo de ensaio e elaboração do convite divertido para as outras turmas assistirem à peça..
Recursos:
Peruca preta.
Bola de isopor.
Adereços de cabelo.
Escova e pente para cabelos.
Folha de papel pardo.
Pilot.
Papel crepom.
Cartolina.
Folha de papel laminado.
Folha de caderno meia pauta.
Recursos Complementares:
www.scielo.br/scielo.php?script=sci-arttext...
Recursos complementares:
www.scielo.br/scielo.php?script=sci-arttext...
Recursos Complementares: Livro “Cabelos de Lelê – Valéria Belém – Editora Nacional Auditório para a realização da peça a ser apresentada
Exposição dos novos textos com ilustrações no mural da turma
Dramatização da peça criada pela turma.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!