Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


FASES DA VIDA: DELICIOSAS DESCOBERTAS DA INFÂNCIA À VELHICE

 

28/05/2010

Autor e Coautor(es)
Lindomar de Oliveira Untaler
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Claudia Regina M. G. Fernandes; Lérida de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Vida sociofamiliar e comunitária
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno, por meio da exibição e da discussão de um filme, poderá identificar as diferentes formas de respeito e valorização da vida, em cada uma de suas etapas.

Duração das atividades
02 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Os recursos utilizados para essa aula são um DVD player e um televisor ou um computador e um projetor multimídia para a exibição do filme em questão.  

1º momento: exibição do filme   

O professor iniciará a aula com a exibição do filme:

 UP – Altas Aventuras

  

Figura 1, 2 e 3 : Cenas do filme 

2º momento: explorando o filme

Depois de concluída a exibição do filme, cabe ao/a professor/a estimular os/as alunos/as a refletir sobre o tema abordado. O papel do/a professor/a nesse momento é enfatizar a questão das relações humanas tal como apresentadas no decorrer da história, privilegiando mais especificamente:  

  1.  os vínculos afetivos;
  2.  o aprendizado através da perda;
  3.  a valorização dos sonhos e
  4.  a postura individual diante das adversidades.

Nesse momento cabe ao/a professor/a estimular a comunicação oral de cada um dos/as alunos/as, para assim conseguir perceber de que forma cada um/a vivenciou a história retratada no filme. Por meio dessa atividade, o/a professor/a poderá conhecer melhor os/as seus/suas alunos/as e entender o contexto social e familiar em que vivem, tornando, possível, assim uma maior aproximação professor-aluno.   

3º momento: registrando no caderno

Cabe ao/a professor/a apresentar no quadro as questões abaixo para que os/as alunos/as respondam individualmente por escrito no caderno e posteriormente façam uma discussão coletiva.  

  1. Como teve início a amizade entre o senhor Carl Fredricksen e o escoteiro Russel?
  2. O que levou o senhor Carl Fredricksen a, no início do filme, transformar sua casa em um grande dirigível?
  3. Até que ponto a ganância de Charles Muntz, o explorador do Paraíso das Cachoeiras na América do Sul, foi prejudicial e ele mesmo?
  4. Carl, Russell e Dug se tornaram grandes companheiros. Em que momento do filme essa amizade ficou mais marcante para você?
  5. O que você achou do vínculo afetivo entre o senhor Carl Fredricksen e o escoteiro Russel? 

4º momento: trabalhando o coletivo

Por fim, cabe ao/a professor/a, juntamente com os/as alunos/as, construírem um texto coletivo sobre o filme. Dependo da faixa etária dos/as alunos/as, o/a professor/a pode solicitar desenhos individuais sobre o filme, os quais serão expostos em mural para socialização.   

OBSERVAÇÃO 

Fica a critério do/a professor/a a interrupção parcial do filme para a discussão de algumas cenas. Essa estratégia possivelmente será mais proveitosa se a turma demonstrar, mediante comentários espontâneos, maior interesse em determinadas passagens. Outra possibilidade é a exibição completa do filme seguida da discussão

Recursos Complementares

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=02PaYLEkByw&feature=related  - acesso feito à página dia 18/05/2010  

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=OrGiL3GAFWI&feature=related - acesso feito à página dia 18/05/2010 

Avaliação

A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula: durante a exibição do filme, durante a apresentação de comentários e questionamentos ou durante a execução das atividades propostas. A avaliação pode ser feita a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.