28/05/2010
Claudia Regina M. G. Fernandes; Lérida de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Vida sociofamiliar e comunitária |
O aluno, por meio da exibição e da discussão de um filme, poderá identificar as diferentes formas de respeito e valorização da vida, em cada uma de suas etapas.
Não são necessários conhecimentos prévios.
Os recursos utilizados para essa aula são um DVD player e um televisor ou um computador e um projetor multimídia para a exibição do filme em questão.
1º momento: exibição do filme
O professor iniciará a aula com a exibição do filme:
Figura 1, 2 e 3 : Cenas do filme
2º momento: explorando o filme
Depois de concluída a exibição do filme, cabe ao/a professor/a estimular os/as alunos/as a refletir sobre o tema abordado. O papel do/a professor/a nesse momento é enfatizar a questão das relações humanas tal como apresentadas no decorrer da história, privilegiando mais especificamente:
Nesse momento cabe ao/a professor/a estimular a comunicação oral de cada um dos/as alunos/as, para assim conseguir perceber de que forma cada um/a vivenciou a história retratada no filme. Por meio dessa atividade, o/a professor/a poderá conhecer melhor os/as seus/suas alunos/as e entender o contexto social e familiar em que vivem, tornando, possível, assim uma maior aproximação professor-aluno.
3º momento: registrando no caderno
Cabe ao/a professor/a apresentar no quadro as questões abaixo para que os/as alunos/as respondam individualmente por escrito no caderno e posteriormente façam uma discussão coletiva.
4º momento: trabalhando o coletivo
Por fim, cabe ao/a professor/a, juntamente com os/as alunos/as, construírem um texto coletivo sobre o filme. Dependo da faixa etária dos/as alunos/as, o/a professor/a pode solicitar desenhos individuais sobre o filme, os quais serão expostos em mural para socialização.
OBSERVAÇÃO
Fica a critério do/a professor/a a interrupção parcial do filme para a discussão de algumas cenas. Essa estratégia possivelmente será mais proveitosa se a turma demonstrar, mediante comentários espontâneos, maior interesse em determinadas passagens. Outra possibilidade é a exibição completa do filme seguida da discussão
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=02PaYLEkByw&feature=related - acesso feito à página dia 18/05/2010
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=OrGiL3GAFWI&feature=related - acesso feito à página dia 18/05/2010
A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula: durante a exibição do filme, durante a apresentação de comentários e questionamentos ou durante a execução das atividades propostas. A avaliação pode ser feita a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
01/10/2013
Cinco estrelasmuito bom
11/10/2011
Quatro estrelasotima sugestão. Peço sua altorização para utilizar como base em uma de minhas aulas. grata