Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A velha a fiar: o texto, o filme e a interpretação.

 

12/07/2010

Autor e Coautor(es)
Mariane Patrícia Madeira Lopes
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ampliar a habilidade de interpretação textual;                  

Trabalhar a capacidade de compreensão de  texto

Duração das atividades
Quatro aulas de aproximadamente 40 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Crianças que já estejam em fase de sistematização e consolidação da base alfabética.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1– Trabalhando com a música

 Comece perguntando a turma quem conhece a canção “A velha a fiar”, peça, caso alguém saiba, para cantar um trecho da música. Depois você pode apresentar a reprodução da música abaixo para a turma e pedir que observem juntos:

1) A organização da estrutura de um texto no formato de música.

2)  A sequência dos eventos apresentadas nos versos da música e como eles se repetem para formarem juntos um “cenário” do evento a que a música se refere.

A Velha a Fiar 

Los Primos

Estava a velha em seu lugar

Veio a mosca lhe fazer mal

A mosca na velha e a velha a fiar

Estava a mosca em seu lugar

Veio a aranha lhe fazer mal

A aranha na mosca, a mosca na velha e a velha a fiar

Estava a aranha em seu lugar

Veio o rato lhe fazer mal

O rato na aranha, a aranha na mosca, a mosca na velha e a velha a fiar

 Estava o rato em seu lugar

 Veio o gato lhe fazer mal

O gato no rato, o rato na aranha, a aranha na mosca, a mosca na velha e a velha a fiar

 Estava o gato em seu lugar

Veio o cachorro lhe fazer mal

O cachorro no gato, o gato no rato, o rato na aranha, a aranha na mosca, a mosca na velha e a velha a fiar

 Estava o cachorro em seu lugar

Veio o pau lhe fazer mal

 O pau no cachorro, o cachorro no gato, o gato no rato, o rato na aranha, a aranha na mosca, a mosca na velha e a velha a fiar Estava o pau em seu lugar

Veio o fogo lhe fazer mal

O fogo no pau, o pau no cachorro, o cachorro no gato, o gato no rato, o rato na aranha, a aranha na mosca, a mosca na velha e a velha a fiar

 Estava o fogo em seu lugar

Veio a água lhe fazer mal

A água no fogo, o fogo no pau, o pau no cachorro, o cachorro no gato, o gato no rato, o rato na aranha, a aranha na mosca, a mosca na velha e a velha a fiar

Estava a água em seu lugar

Veio o boi lhe fazer mal

O boi na água, a água no fogo, o fogo no pau, o pau no cachorro, o cachorro no gato, o gato no rato, o rato na aranha, a aranha na mosca, a mosca na velha e a velha a fiar

Estava o boi em seu lugar

Veio o homem lhe fazer mal

O homem no boi, o boi na água, a água no fogo, o fogo no pau, o pau no cachorro, o cachorro no gato, o gato no rato, o rato na aranha, a aranha na mosca, a mosca na velha e a velha a fiar

Estava o homem em seu lugar

Veio a mulher lhe fazer mal

A mulher no homem, o homem no boi, o boi na água, a água no fogo, o fogo no pau, o pau no cachorro, o cachorro no gato, o gato no rato, o rato na aranha, a aranha na mosca, a mosca na velha e a velha a fiar

Estava a mulher em seu lugar

Veio a morte lhe fazer mal

A morte na mulher, a mulher no homem, o homem no boi, o boi na água, a água no fogo, o fogo no pau, o pau no cachorro, o cachorro no gato, o gato no rato, o rato na aranha, a aranha na mosca, a mosca na velha e a velha a fiar

Retirado do site: http://letras.terra.com.br/los-primos/250090/ 

Atividade 2 – Fazendo a leitura da ficha técnica do curta   

Abaixo apresento dois modelos de ficha, fica ao seu critério escolher um deles ou trabalhar os dois comparando-os, o que acredito ser melhor para trabalhar a diferenciação dos tipos de texto do gênero ficha e as informações que trazem. Com as crianças faça a leitura e discutam as informações dos textos.

A Velha a Fiar  

Gênero Ficção

 Diretor Humberto Mauro Elenco Matheus Collaço

Ano 1960

Duração 6 min.

Cor Preto e branco

País Brasil Local de Produção: RJ

Ilustração da velha canção popular do interior do Brasil, utilizando tipos e costumes das velhas fazendas em decadência.

  No site : http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=1369# 

Texto 2 A Velha a Fiar

 Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Velha a Fiar é um curta-metragem brasileiro de 1964 dirigido por Humberto Mauro, com a música popular homônima cantada pelo Trio Irakitan. Uma joia do cinema brasileiro, esse curta-metragem chegou a ser considerado pelos críticos como um dos primeiros videoclipes do mundo. Humberto Mauro, ao não conseguir colocar uma mulher para fazer o papel da velha, colocou seu amigo Mateus Colaço para fazê-lo. O curta começa com imagens bucólicas da vida rural: bois pastando, a moagem no pilão, os trabalhos do campo, os animais que farão parte da história. De repente, surge a velha na roca a fiar, quando começa a canção-tema, cantada pelo Trio Irakitan, que apresenta os eventos na ordem que aparecem na canção.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Velha_a_Fiar 

 _______________________________________________________________________________________________________

 Comente com as crianças que não há uma história da música em si, por se tratar de uma velha canção popular, mas o vídeo que elas irão assistir é antigo e de grande importância. Oralmente peça às crianças que justifiquem essa afirmação partindo do que está escrito no segundo texto.   

Atividade 3 – Análise do curta metragem.  

 No site: http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=1369# 

Basta clicar no link “Assista” na barra lateral para ter acesso ao vídeo.  

Depois que toda a turma assistir ao vídeo, peça às crianças que comentem. Oriente a discussão para que reflitam sobre a tecnologia que foi utilizada na época, o quanto ela é diferente da atual, se a (s) ficha (s) que leram antes de ver o curta ajudaram na interpretação e compreensão do vídeo.   Depois de fazer esta reflexão coletiva, peça que, individualmente, façam uma pequena redação que contenha informações de todos os textos lidos sobre “A velha a fiar” lembre-os que o curta metragem também é uma forma de texto.  

 Boa aula! 

Recursos Complementares

Você pode encontrar a versão de "A velha a fiar" em áudio no CD Murucututu,  do grupo Palavra Cantada, produzido por: Eugênio Tadeu e Miguel Queiroz.

.

Avaliação

Professor (a) avalie como as crianças observam a apresentação de diferentes formas do texto, em vídeo e em música no caso de “A velha a fiar”. Elas compreenderam que um mesmo texto pode ser apresentado de diferentes formas? Conseguem correlacionar e dar outros exemplos? (como um livro ou história em quadrinhos que virou filme) E quanto às fichas técnicas: como foi feita a leitura e interpretação? As crianças compreenderam que se tratava de um texto informativo sobre o filme? Que observações foram feitas durante a leitura? A criança conseguiu fazer correlações com coerência?  

  Toda essa avaliação é processual, ou seja, você poderá, por meio das perguntas sugeridas, verificar a aprendizagem ao longo do processo e realizar as intervenções que julgar importantes para o desenvolvimento das habilidades em questão.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • IRELENE MAYER, CRAS PALMEIRA , Paraná - disse:
    irelene.m.mayer@hotmail.com

    09/11/2015

    Cinco estrelas

    Maravilhosa aula. Eu acho fantástica essa música e através desta aula ficou comprovado como dá para trabalhar com diversas atividades.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.