23/11/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Grifo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ampliar a habilidade de interpretação textual;
Produzir texto em concordância com a proposta.
Crianças que já estejam em fase de sistematização e consolidação da base alfabética.
Nesta aula é proposta a discussão dos medos de uma forma bastante divertida e simples a fim de que crianças pequenas não se assustem com o curta apresentado como proposta principal desta aula, mas permita a introdução da discussão da temática.
Atividade 1– Assistindo a um curta metragem sobre o medo
Comece esta atividade assistindo com as crianças um curta metragem, sugiro "Historietas Assombradas (para crianças malcriadas) " Diretor Victor-Hugo Borges pode ser assistido gratuitamente no link abaixo:
http://www.portacurtas.com.br/pop_160.asp?cod=3297&Exib=5937
Após assistir ao curta, faça uma roda com as crianças. Faça algumas perguntas para orientar a discussão:
1) Quem já conhecia alguma das histórias do curta?
2) Você já tinha ouvido falar em Boitatá?
3) O que é uma criança ou pessoa egoísta?
4) Alguém sentiu medo de alguma das histórias?
5) Do que você sente realmente medo
6) Você conhece alguma história que fala sobre o medo que você sente? Qual é?
Agora, em pequenos grupos, peça para que as crianças conversem sobre o seu maior medo e junto com os colegas pensem em uma solução para este medo. Cada grupo então fará um cartaz no qual cada criança expressará, por meio de uma imagem recortada de revista ou desenho feito pela criança do seu medo e um antídoto ou solução para ele. Oriente as crianças a escreverem uma legenda para a imagem que expressa o medo e para a imagem que expressa o antídoto.
A legenda é outro gênero textual que poderá ser explorado em seus usos e funções. Explique as crianças que a legenda é uma informação curta sobre a imagem, desenho ou foto apresentada.
Atividade 2 – Lendo a ficha do curta metragem
Gênero Animação
Diretor Victor-Hugo Borges
Elenco Isabela Guasco, Mirian Muniz Ano 2005 Duração 15 min.
Cor Colorido Bitola 35mm
País Brasil
Três histórias que sua avó não contou, senão você ia fazer xixi na cama.
.Ficha no site: http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=3297#
Professor (a) depois de assistir ao curta segue uma atividade para as crianças. Acompanhe com a turma a resposta às questões. Ajude-os a localizar as informações na ficha e responder corretamente as perguntas da atividade. Local de Produção: São Paulo
Atividade de Português
1) Observando a ficha de leitura e após ter lido o texto responda as perguntas abaixo:
a. Alguém já contou ou conta histórias para você dormir?
b. Qual o título deste curta metragem?
c. O que você entende com a informação da ficha: Gênero animação?
d. Segundo a ficha porque a sua avó não contou a história para você?
2) Qual o nome das três histórias contadas pela avó no curta metragem?
3) Das histórias contadas pela avó, qual foi a sua favorita?
4) Faça uma nova ilustração para este curta metragem utilizando a história que você mais gostou.
Atividade 3 – Fazendo um novo resumo para a ficha do texto.
Converse com as crianças sobre a informação no final da ficha. “Três histórias que sua avó não contou, senão você ia fazer xixi na cama.” Faça-as observar que se trata de um incentivo para que se assista ao curta, você estará explorando os usos e funções da escrita. Peça para que cada criança escreva uma nova frase para este espaço da ficha.
Depois peça para que as crianças se reúnam em grupos pequenos de 3 ou 4 crianças e que juntas escolham uma delas ou formulem uma nova frase. Esta nova frase pode ser escrita com letras grandes em uma folha A4 ou ofício e colada em um mural. Para enfeitar o mural você pode pedir a um grupo que faça o título, outro pode reproduzir a ficha e os demais façam desenhos para decorar o mural referindo-se a avó contando as histórias e as histórias contadas pela avó na história.
Boa aula!
Dicas de livros sobre a temática do Medo:
Quem Tem Medo De Que?
Autor: ROCHA, RUTH
Editora: GLOBAL EDITORA
MEDOS, MEDINHOS, MEDONHOS - COMO LIDAR COM O MEDO INFANTIL
Autor: MÁRCIA BARBOSA DA SILVA (ORGANIZADOR)
Editora: Unijuí
Professor (a) avalie como as crianças fizeram interpretações das histórias apresentadas no curta metragem. Quanto à temática do medo, você poderá verificar:
Três estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
14/09/2013
Três estrelasbom