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Histórias assombradas: interpretação de curtas.

 

23/11/2010

Autor e Coautor(es)
Mariane Patrícia Madeira Lopes
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Grifo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ampliar a habilidade de interpretação textual;              

Produzir texto em concordância com a proposta.

Duração das atividades
Quatro aulas de aproximadamente 40 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Crianças que já estejam em fase de sistematização e consolidação da base alfabética.

Estratégias e recursos da aula

Nesta aula é proposta a discussão dos medos de uma forma bastante divertida e simples a fim de que crianças pequenas não se assustem com o curta apresentado como proposta principal desta aula, mas permita a introdução da discussão da temática.

 Atividade 1– Assistindo a um curta metragem sobre o medo

Comece esta atividade assistindo com as crianças um curta metragem, sugiro "Historietas Assombradas (para crianças malcriadas)  " Diretor Victor-Hugo Borges pode ser assistido gratuitamente no link abaixo:

 http://www.portacurtas.com.br/pop_160.asp?cod=3297&Exib=5937   

Após assistir ao curta, faça uma roda com as crianças. Faça algumas perguntas para orientar a discussão:  

 1)     Quem já conhecia alguma das histórias do curta?

 2)     Você já tinha ouvido falar em Boitatá?

 3)     O que é uma criança ou pessoa egoísta?

4)     Alguém sentiu medo de alguma das histórias?

 5)     Do que você sente realmente medo

 6)     Você conhece alguma história que fala sobre o medo que você sente? Qual é?  

 Agora, em pequenos grupos, peça para que as crianças conversem sobre o seu maior medo e junto com os colegas pensem em uma solução para este medo. Cada grupo então fará um cartaz no qual  cada criança expressará, por meio de uma imagem recortada de revista ou desenho feito pela criança do seu medo e um antídoto ou solução para ele. Oriente as crianças a escreverem uma legenda para a imagem que expressa o medo e para a imagem que expressa o antídoto.

 A legenda é outro gênero textual que poderá ser explorado em seus usos e funções. Explique as crianças que a legenda é uma informação curta sobre a imagem, desenho ou foto apresentada.  

Atividade 2 – Lendo a ficha do curta metragem

Gênero Animação

Diretor Victor-Hugo Borges

Elenco Isabela Guasco, Mirian Muniz Ano 2005 Duração 15 min.

Cor Colorido Bitola 35mm

País Brasil

Três histórias que sua avó não contou, senão você ia fazer xixi na cama.

.Ficha no site: http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=3297# 

Professor (a) depois de assistir ao curta segue uma atividade para as crianças. Acompanhe com a turma a resposta às questões. Ajude-os a localizar as informações na ficha e responder corretamente as perguntas da atividade.    Local de Produção: São Paulo 

Atividade de Português  

 1)     Observando a ficha de leitura e após ter lido o texto responda as perguntas abaixo:

 a.      Alguém já contou ou conta histórias para você dormir?

b.      Qual o título deste curta metragem?

 c.      O que você entende com a informação da ficha: Gênero animação?

d.      Segundo a ficha porque a sua avó não contou a história para você?

 2)     Qual o nome das três histórias contadas pela avó no curta metragem?

3)     Das histórias contadas pela avó, qual foi a sua favorita?

 4)     Faça uma nova ilustração para este curta metragem utilizando a história que você mais gostou.   

Atividade 3 – Fazendo um novo resumo para a ficha do texto. 

Converse com as crianças sobre a informação no final da ficha. “Três histórias que sua avó não contou, senão você ia fazer xixi na cama.” Faça-as observar que se trata de um incentivo para que se assista ao curta, você estará explorando os usos e funções da escrita. Peça para que cada criança escreva uma nova frase para este espaço da ficha.

 Depois peça para que as crianças se reúnam em grupos pequenos de 3 ou 4 crianças e que juntas escolham uma delas ou formulem uma nova frase. Esta nova frase pode ser escrita com letras grandes em uma folha A4 ou ofício e colada em um mural. Para enfeitar o mural você pode pedir a um grupo que faça o título, outro pode reproduzir a ficha e os demais façam desenhos para decorar o mural referindo-se a avó contando as histórias e as histórias contadas pela avó na história.

  Boa aula!

Recursos Complementares

Dicas de livros sobre a temática do Medo:

Quem Tem Medo De Que?

Autor: ROCHA, RUTH

Editora: GLOBAL EDITORA

MEDOS, MEDINHOS, MEDONHOS - COMO LIDAR COM O MEDO INFANTIL 

Autor: MÁRCIA BARBOSA DA SILVA (ORGANIZADOR)

Editora: Unijuí

Avaliação

Professor (a) avalie como as crianças fizeram interpretações das histórias apresentadas no curta metragem.   Quanto à temática do medo,  você poderá verificar:

  • Como foi a expressão  dos alunos a respeito dos medos?
  • Juntas as crianças conseguiram propor soluções para eles?
  •  Com relação às fichas: As crianças conseguiram refletir sobre a ficha e responder coerentemente sobre as perguntas referentes aos textos?
  • Como foi a interpretação oral, foi pertinente e coerente?
  • A interpretação escrita também teve coerência?
  •  Como foi o processo de escrita das respostas pelas crianças?
  •  Elas conseguem responder com clareza, formulando frases e aceitam correções feitas por você ou pelos colegas?
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