Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Jornal ambiental: meio ambiente e produção textual.

 

23/11/2010

Autor e Coautor(es)
Mariane Patrícia Madeira Lopes
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Metodologia de resolução de problemas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·        Ampliar a habilidade de interpretação textual;

 ·        Trabalhar a capacidade de leitura e produção de um texto jornalístico;

 ·        Produzir textos em concordância com a proposta e gênero textual.

 ·        Discutir questões ambientais.

Duração das atividades
Dez aulas de aproximadamente 40 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Crianças que já estejam em fase de sistematização e consolidação da base alfabética.

Estratégias e recursos da aula

 Atividade 1– Conhecendo e aprendendo sobre o uso do jornal   

Professor (a) para realizar esta atividade serão necessários vários exemplares de jornal.

  • Divida as crianças em grupos de 4 ou 5 crianças e distribua um exemplar de jornal para cada grupo.
  • Deixe que as crianças façam observações livres a respeito do jornal. Após essa exploração cada grupo  apresentará oralmente suas  observações.
  • Discuta o conteúdo apresentado pelos grupos e escreva no quadro as informações mais relevantes e que estejam de acordo com os objetivos da proposta. Como por exemplo que tipo de texto foi encontrado pelas crianças, entrevista, propaganda, classificados. O que mais chamou a atenção das crianças, as páginas preto e branco, as letras, a organização etc.

Atividade 2 – Separando os gêneros presentes em um jornal

 Peça a todas as crianças que observem as partes que constituem o jornal, chame a atenção delas para a função dos diferentes textos do jornal como a propaganda, a reportagem, seção de cartas do leitor, entrevista, classificados, cruzadinhas, tirinhas etc.

Depois cada grupo deverá selecionar um gênero de texto do jornal pelo qual ficará responsável. Atente as crianças para que observem o que compõe este texto, ex: os classificados possuem um texto curto, com um objeto a ser vendido, telefone, abreviações etc.   

Atividade 3 - Utilizando a internet para pesquisar sobre meio ambiente    

 Diante da necessidade do ser humano construir uma relação mais sustentável perante o meio ambiente, faz-se importante que as crianças tenham esta consciência e se preocupem mudar seus hábitos além de divulgar esta idéia a outras pessoas.

 Tendo em mente que o objetivo de um jornal é levar informações para as pessoas, proponha que as crianças construam um jornal com foco no meio ambiente. Para tanto, é necessário que as crianças pesquisem sobre o mesmo, seguem alguns sites que abordam o  tema e são indicados para crianças:

 http://www.suapesquisa.com/temas/meio_ambiente.htm

 http://www.apoema.com.br/hp.htm 

 http://www.meioambientecriancas.pr.gov.br/  

http://www.canalkids.com.br/meioambiente/index.htm  

Vídeos:

 http://www.youtube.com/watch?v=IDygqpN0Qck  

http://www.youtube.com/watch?v=Z9N1FX0Bmn4&feature=related 

 http://www.youtube.com/watch?v=qUh87ah7LcM&feature=related  

    O mesmo grupo que escolheu um gênero textual na Atividade 2, ( classificados, texto informativo, entrevista, cartas ao leitor etc.) deverá construir um texto à partir das informações que conseguiu no site. É indispensável que o professor acompanhe todos os grupos, orientando as revisões, adequações ao gênero escolhido porém todo o processo precisa ser realizado pelas crianças.   Aos grupos você pode ajudar dando orientações como sugeridas abaixo:  

  •  Que todos os grupos recortem de um jornal um texto do gênero que escolheram para usarem como modelo. Por exemplo, em uma reportagem as crianças  podem observar a forma como o texto se apresenta, o título, se precisa de informações específicas, se possui autor do texto, etc.
  •  O grupo que fará uma entrevista pode fazer com crianças de outras turmas ou funcionários da escola tendo como tema a temática ambiental.
  • O grupo que construirá classificados, pode pesquisar produtos que tenham foco na preservação do meio ambiente para serem vendidos nos classificados. Cada criança do grupo pode encontrar ou inventar dois produtos, para que sejam construídos os textos.
  •  O grupo que fará a reportagem ( ou mais de um se preferir) pode criar o texto fazendo um resumo de uma ou mais reportagens sobre meio ambiente encontradas no site ou retiradas de jornais. Ajude as crianças a escolher um texto pequeno para que a tarefa não se torne difícil e complicada para elas.
  • As cruzadinhas podem ser construídas com palavras relacionadas ao meio ambiente. Podem ser construídas tirinhas com esta temática ou selecionadas algumas em sites ou revistas.  

 Atividade 4 – Construindo um jornal com as crianças.  

É necessário que as crianças, observando um jornal de circulação, escolham o nome do jornal, coloquem a data, cidade onde foi escrito o jornal e outras informações que acharem necessárias. Ressalte a importância do título para os artigos, reportagens, entrevistas. Mostre no jornal o destaque que é dado aos títulos e a importância disto para auxiliar a busca de informações.

Quanto ao nome do jornal, explique às crianças que ele é fundamental para que as pessoas reconheçam e identifiquem o jornal. O nome precisa ser construído por todos e pode ter o foco na proposta de meio ambiente ou, caso exista, no nome da turma. Você pode anotar no quadro a sugestão de nome de cada criança. Depois, junto com as crianças, analisar a adequação do nome a proposta terminando com a votação dos melhores títulos.

Depois de todos os textos prontos, agora é hora do trabalho de revisão, montagem da estrutura do jornal, qual reportagem estará na capa, onde se encontrará a cruzadinha,  tirinhas, ordem dos textos e por fim numerar as páginas.  Procure fazer esta atividade no quadro, junto com todas as crianças para que todas façam parte do processo de edição do jornal.

Para finalizar  é preciso definir a forma de impressão. Se possível, permita que as crianças façam escolhas, como o tamanho do jornal, se farão cópias para ficarem expostas na escola ou distribuídas nas turmas, se será  feito a mão ou impresso, somente feito em preto ou outras cores etc.  

Atividade 5 - Avaliação

Se desejar, faça uma avaliação ao final dessa sequência didática. Abaixo algumas sugestões:

  •  Deixe alguns jornais à disposição para as crianças recortarem. Entregue uma folha de papel para cada criança. Peça a elas que recortem do jornal um classificado. Depois peça a elas que inventem e escrevam um classificado logo abaixo do classificado que elas recortaram. Observe se elas compreendem todas as informações necessárias para construir este texto (título, descrição do produto, telefone etc.).
  •  Uma segunda atividade é que elas inventem e construam uma pequena reportagem sobre uma boa novidade para o meio ambiente. Observe se elas colocam o título e se constroem as informações com sequência lógica. Quanto às crianças que ainda não conseguem elaborar pequenos textos, ajude-as a fazer o registro, contudo é necessário que a própria criança apresente suas idéias e impressões sobre o que ela aprendeu sobre a função de um jornal.

 Boa aula! 

Recursos Complementares

Alguns jornais possuem um suplemento infantil, algumas vezes vinculados aos domingos,  que pode ser utilizado como exemplo de jornal diferenciado.

Ex: o jornal Folha de São Paulo possui o suplemento “Folhinha”.

Jornal O Dia possui o suplemento  "Curumim".

Avaliação

  Professor(a) com o desenvolvimento destas atividades as crianças deverão ser capazes de reconhecer a importância de um jornal, observar que textos se apresentam de formas diferentes e tem funções/objetivos diferentes.   

Durante a realização das atividades, observe:

  •  As crianças foram capazes de realizar oralmente a interpretação textual?
  •  Como foi a construção dos textos pelos grupos? As crianças foram capazes de trabalhar em equipe?
  •  Foi seguida a proposta de criação de um texto sobre meio ambiente sendo este construído de acordo com o gênero proposto?
  • Foram abordadas questões ambientais pelas crianças diante da construção dos textos/jornal?
  • Quais foram as reflexões e discussões levantadas pelas crianças sobre este tema?  
  • Se realizou a atividade de avaliação, as crianças desenvolveram com autonomia o texto proposto? Atenderam aos requisitos pertinentes ao gênero do texto?
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Marilúcia Oliveira Santos Freitas, Escola Estadual Irênio Pinheiro , Minas Gerais - disse:
    mariluciaosf@yahoo.com.br

    15/05/2011

    Quatro estrelas

    Parabéns, professora Mariane Partrícia! Gostei muito, sua aula foi muito rica, criativa e objetiva. Gostei do uso da internet, pena que não são todas as escolas que disponibilizam dessa fonte riquíssima aos alunos e professores.


  • Maria Cecília Silva Ribeiro de Oliveira, ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR GERVASIO SANTANA DOURADO , Goiás - disse:
    cissapedagogia@gmail.com

    23/11/2010

    Cinco estrelas

    Gostei da proposta e da abordagem, parece simples, mas o aluno aprende diversos conceitos enquanto folhei, lê e recria. Parabéns professoras Mariane e Clenice


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.