23/11/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Metodologia de resolução de problemas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
· Ampliar a habilidade de interpretação textual;
· Trabalhar a capacidade de leitura e produção de um texto jornalístico;
· Produzir textos em concordância com a proposta e gênero textual.
· Discutir questões ambientais.
Crianças que já estejam em fase de sistematização e consolidação da base alfabética.
Atividade 1– Conhecendo e aprendendo sobre o uso do jornal
Professor (a) para realizar esta atividade serão necessários vários exemplares de jornal.
Atividade 2 – Separando os gêneros presentes em um jornal
Peça a todas as crianças que observem as partes que constituem o jornal, chame a atenção delas para a função dos diferentes textos do jornal como a propaganda, a reportagem, seção de cartas do leitor, entrevista, classificados, cruzadinhas, tirinhas etc.
Depois cada grupo deverá selecionar um gênero de texto do jornal pelo qual ficará responsável. Atente as crianças para que observem o que compõe este texto, ex: os classificados possuem um texto curto, com um objeto a ser vendido, telefone, abreviações etc.
Atividade 3 - Utilizando a internet para pesquisar sobre meio ambiente
Diante da necessidade do ser humano construir uma relação mais sustentável perante o meio ambiente, faz-se importante que as crianças tenham esta consciência e se preocupem mudar seus hábitos além de divulgar esta idéia a outras pessoas.
Tendo em mente que o objetivo de um jornal é levar informações para as pessoas, proponha que as crianças construam um jornal com foco no meio ambiente. Para tanto, é necessário que as crianças pesquisem sobre o mesmo, seguem alguns sites que abordam o tema e são indicados para crianças:
http://www.suapesquisa.com/temas/meio_ambiente.htm
http://www.apoema.com.br/hp.htm
http://www.meioambientecriancas.pr.gov.br/
http://www.canalkids.com.br/meioambiente/index.htm
Vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=IDygqpN0Qck
http://www.youtube.com/watch?v=Z9N1FX0Bmn4&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=qUh87ah7LcM&feature=related
O mesmo grupo que escolheu um gênero textual na Atividade 2, ( classificados, texto informativo, entrevista, cartas ao leitor etc.) deverá construir um texto à partir das informações que conseguiu no site. É indispensável que o professor acompanhe todos os grupos, orientando as revisões, adequações ao gênero escolhido porém todo o processo precisa ser realizado pelas crianças. Aos grupos você pode ajudar dando orientações como sugeridas abaixo:
Atividade 4 – Construindo um jornal com as crianças.
É necessário que as crianças, observando um jornal de circulação, escolham o nome do jornal, coloquem a data, cidade onde foi escrito o jornal e outras informações que acharem necessárias. Ressalte a importância do título para os artigos, reportagens, entrevistas. Mostre no jornal o destaque que é dado aos títulos e a importância disto para auxiliar a busca de informações.
Quanto ao nome do jornal, explique às crianças que ele é fundamental para que as pessoas reconheçam e identifiquem o jornal. O nome precisa ser construído por todos e pode ter o foco na proposta de meio ambiente ou, caso exista, no nome da turma. Você pode anotar no quadro a sugestão de nome de cada criança. Depois, junto com as crianças, analisar a adequação do nome a proposta terminando com a votação dos melhores títulos.
Depois de todos os textos prontos, agora é hora do trabalho de revisão, montagem da estrutura do jornal, qual reportagem estará na capa, onde se encontrará a cruzadinha, tirinhas, ordem dos textos e por fim numerar as páginas. Procure fazer esta atividade no quadro, junto com todas as crianças para que todas façam parte do processo de edição do jornal.
Para finalizar é preciso definir a forma de impressão. Se possível, permita que as crianças façam escolhas, como o tamanho do jornal, se farão cópias para ficarem expostas na escola ou distribuídas nas turmas, se será feito a mão ou impresso, somente feito em preto ou outras cores etc.
Atividade 5 - Avaliação
Se desejar, faça uma avaliação ao final dessa sequência didática. Abaixo algumas sugestões:
Boa aula!
Alguns jornais possuem um suplemento infantil, algumas vezes vinculados aos domingos, que pode ser utilizado como exemplo de jornal diferenciado.
Ex: o jornal Folha de São Paulo possui o suplemento “Folhinha”.
Jornal O Dia possui o suplemento "Curumim".
Professor(a) com o desenvolvimento destas atividades as crianças deverão ser capazes de reconhecer a importância de um jornal, observar que textos se apresentam de formas diferentes e tem funções/objetivos diferentes.
Durante a realização das atividades, observe:
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
15/05/2011
Quatro estrelasParabéns, professora Mariane Partrícia! Gostei muito, sua aula foi muito rica, criativa e objetiva. Gostei do uso da internet, pena que não são todas as escolas que disponibilizam dessa fonte riquíssima aos alunos e professores.
23/11/2010
Cinco estrelasGostei da proposta e da abordagem, parece simples, mas o aluno aprende diversos conceitos enquanto folhei, lê e recria. Parabéns professoras Mariane e Clenice