21/06/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Edna Maria Santana Magalhães
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Os alunos poderão:
construir inferências a partir das redes de sentido estabelecidas num texto e desse com outro(s) texto(s).
desenvolver interpretação de textos diversos e relacioná-los entre si.
inferir sobre os propósitos do autor ao escolher imagens ou uma determinada forma textual para a sua expressão.
produzir textos narrativos e descritivos a partir de estruturas já conhecidas.
produzir textos individuais orais e escritos.
Os alunos precisam ter:
. domínio de habilidades de leitura e de escrita.
. habilidade de comunicar com concisão as informações de seu interesse.
. domínio do registro linguístico adequado aos propósitos do trabalho proposto.
. reconhecimento da função do uso de um determinado suporte textual.
. identificação, nos suportes, de fontes de informação. É preciso que os alunos conheçam os elementos da narração – enredo, personagens, espaço, tempo, eixo progressivo, narrador/foco narrativo, gradação de ações - e quais as suas funções na estrutura desse tipo textual.
Você pode acessar outra aula de minha autoria que trata em específico desse conteúdo:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=14514
Professor,
Faça a exibição de um trailer de um filme brasileiro para seus alunos, mas não mencione o nome dele, nem o enredo. Não dê nenhuma informação sobre o filme. Limite-se a exibi-lo:
http://mais.uol.com.br/view/a56q6zv70hwb/orquestra-dos-meninos-040272E4C993E6?types=A&
(Acesso em 18/05/2010)
Ouça as impressões dos alunos sobre o trailer.
Recupere algumas informações sobre o filme ilustrado no trailer.
Desse modo revisaria os elementos da narrativa:
1.Nome do filme
2. Onde se passa a história? (Espaço)
3. Quando acontece a história? (Tempo)
4. Quais personagens podem ser enumerados? (Protagonistas/Antagonistas/Secundárias)
5. Como é a história? (Enredo)
6. Que fatos mais chamaram a atenção no trailer do filme? (Eixo Progressivo)
7. Quem conta a história? (Narrador)
Converse com seus alunos sobre os tipos de filmes que já assistiram, qual gênero mais apreciam: mistério, suspense, drama, romance, comédia, ficção científica, terror, policial.
Pergunte para os alunos que critérios utilizam para a escolha de um filme.
Pergunte a eles o que sabem sobre trailers. De quais cenas são selecionadas, se há alguma locução, como essa é feita, como é o texto narrado, que outros recursos são utilizados para a sua produção.
Pergunte aos alunos se eles gostam de assistir aos trailers de filmes.
Pergunte também se, ao ver o trailer, há a possibilidade de se imaginar a história que será contada.
Peça que os alunos elaborem um breve texto, no máximo dois parágrafos, respondendo às perguntas anteriores. Verifique se os alunos apresentam objetividade, coerência e clareza nessa produção textual. Se for necessário, peça que façam uma revisão.
Professor,
Pergunte aos alunos se eles gostariam de saber mais informações sobre o filme exibido no trailer na aula anterior.
Apresente a eles uma entrevista do ator, protagonista do filme, que revela alguns dados importantes da história. Peça que os alunos a assistam e registrem as informações que julgarem mais relevantes apontadas durante a entrevista.
http://mais.uol.com.br/view/u7koy1tz917d/batepapo-uol-com-murilo-rosa-04023060E4C91326?types=A&
(Acesso em 18/05/2010)
Pergunte aos alunos, professor, que outras pistas textuais a entrevista ofereceu além do trailer? Peça aos alunos que as indique.
Peça para que os alunos registrem, em um quadro a ser afixado no mural da sala, as pistas textuais oferecidas pelo trailer e aquelas indicadas na entrevista.
É importante que os alunos façam um paralelo entre os aspectos apontados pelo trailer e aqueles indicados através da entrevista. Solicite que eles apontem as contribuições que cada suporte deu para que conhecessem um pouco mais da história a ser narrada no filme. Observe como eles se expressam. Se o fazem com clareza, com um vocabulário apropriado e se há uma boa argumentação também.
Deixe uma coluna em branco, a ser completada posteriormente, destinada ao filme a ser exibido ao final desta sequência didática.
De posse destas informações, peça para que os alunos escrevam um texto narrativo a partir das informações que eles já possuem acerca do filme, a partir do título do mesmo:
“A Orquestra dos Meninos”
Professor,
Após ter feito a leitura dos textos de seus alunos e de ter indicado as alterações que deverão ser feitas, devolva as produções para que façam os ajustes, as correções necessárias.
Feita a retextualização, faça a exibição do filme na íntegra para seus alunos.
http://observarecriticar.files.wordpress.com/2008/11/orquestra-dos-meninos-poster01.jpg
(Acesso em 18/05/2010)
Professor,
Após a exibição, ouça as impressões dos alunos sobre o filme.
Que pontos em comum o texto elaborado a partir do trailer tem com o filme?
Que aspectos foram retratados ou não mencionados no texto que apareceram no filme?
Preencha a coluna que ainda estava em branco do quadro preenchido na aula 2, reservado para as informações sobre o filme.
Retome os objetivos de elaboração de um trailer: a objetividade, a gradação de ações que aparecem no sentido de prender e estimular a atenção do expectador. A capacidade que palavras, frases de efeito e as imagens têm em desencadear o desejo de saber mais sobre um determinado tema, quer seja lendo ou assistindo. Enfim, é importante entender esses aspectos essenciais ao divulgarmos um texto, um trabalho, um produto. Trata-se da nossa habilidade argumentativa e persuasiva. Verifique se os alunos perceberam e aprenderam isso no decorrer das aulas.
Professor,
Enriqueça suas aulas com as seguintes sugestões de links:
http://mais.uol.com.br/view/a56q6zv70hwb/metropolis--filme-orquestra-dos-meninos-0402306AD0812326?types=A& - Programa Metrópolis sobre o filme Orquestra de meninos (Acesso em 18/05/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=OGVOkiiJQjI - vídeo com depoimentos de Mozart Vieira, o protagonista do filme (Acesso em 18/05/2010)
Professor,
Avalie a capacidade de produção escrita dos alunos, durante a proposta de elaboração de um texto narrativo a partir de um trailer. Observe se eles apontaram características pertinentes ao gênero estudado e analise a capacidade de planejamento de ações durante a criação textual. Veja se o aluno participou das atividades propostas. Não se esqueça, professor, de dar voz aos alunos para avaliarem e apontarem os aprendizados efetivos que tiveram. Uma compreensão parcial disso pode ser obtida a partir da leitura dos textos que produziram, mas é também importante que eles se manifestem oralmente, falando dos conhecimentos que adquiriram.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
04/07/2012
Cinco estrelasGostei muito de sua aula. Parabéns pelo belo trabalho.
17/08/2011
Três estrelasinteressante a aula com trailers, pode-se até propor primeiro a narração a partir do trailer e depois a comparação dos textos produzidos com o filme.