Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Produção Textual - As pistas textuais presentes nos trailers dos filmes

 

21/06/2010

Autor e Coautor(es)
CRISTIANE NERI HORTA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos poderão:

construir inferências a partir das redes de sentido estabelecidas num texto e desse com outro(s) texto(s).

desenvolver interpretação de textos diversos e relacioná-los entre si.

inferir sobre os propósitos do autor ao escolher imagens ou uma determinada forma textual para a sua expressão.

produzir textos narrativos e descritivos a partir de estruturas já conhecidas.

produzir textos individuais orais e escritos.

Duração das atividades
6 aulas geminadas (1 hora e 40 minutos cada) - 6 aulas de 100 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos precisam ter:

. domínio de habilidades de leitura e de escrita.

. habilidade de comunicar com concisão as informações de seu interesse.

. domínio do registro linguístico adequado aos propósitos do trabalho proposto.

. reconhecimento da função do uso de um determinado suporte textual.

. identificação, nos suportes, de fontes de informação. É preciso que os alunos conheçam os elementos da narração – enredo, personagens, espaço, tempo, eixo progressivo, narrador/foco narrativo, gradação de ações - e quais as suas funções na estrutura desse tipo textual.

Você pode acessar outra aula de minha autoria que trata em específico desse conteúdo:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=14514 

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Professor,

Faça a exibição de um trailer de um filme brasileiro para seus alunos, mas não mencione o nome dele, nem o enredo. Não dê nenhuma informação sobre o filme. Limite-se a exibi-lo:

http://mais.uol.com.br/view/a56q6zv70hwb/orquestra-dos-meninos-040272E4C993E6?types=A&

(Acesso em 18/05/2010)

Ouça as impressões dos alunos sobre o trailer.

Recupere algumas informações sobre o filme ilustrado no trailer.

Desse modo revisaria os elementos da narrativa:

1.Nome do filme

2. Onde se passa a história? (Espaço)

3. Quando acontece a história? (Tempo)

4. Quais personagens podem ser enumerados? (Protagonistas/Antagonistas/Secundárias)

5. Como é a história? (Enredo)

6. Que fatos mais chamaram a atenção no trailer do filme? (Eixo Progressivo)

7. Quem conta a história? (Narrador)

Converse com seus alunos sobre os tipos de filmes que já assistiram, qual gênero mais apreciam: mistério, suspense, drama, romance, comédia, ficção científica, terror, policial.

Pergunte para os alunos que critérios utilizam para a escolha de um filme.

Pergunte a eles o que sabem sobre trailers. De quais cenas são selecionadas, se há alguma locução, como essa é feita, como é o texto narrado, que outros recursos são utilizados para a sua produção.

Pergunte aos alunos se eles gostam de assistir aos trailers de filmes.

Pergunte também se, ao ver o trailer, há a possibilidade de se imaginar a história que será contada.

Peça que os alunos elaborem um breve texto, no máximo dois parágrafos, respondendo às perguntas anteriores. Verifique se os alunos apresentam objetividade, coerência e clareza nessa produção textual. Se for necessário, peça que façam uma revisão.

Aula 2

Professor,

Pergunte aos alunos se eles gostariam de saber mais informações sobre o filme exibido no trailer na aula anterior.

Apresente a eles uma entrevista do ator, protagonista do filme, que revela alguns dados importantes da história. Peça que os alunos a assistam e registrem as informações que julgarem mais relevantes apontadas durante a entrevista.

http://mais.uol.com.br/view/u7koy1tz917d/batepapo-uol-com-murilo-rosa-04023060E4C91326?types=A&

(Acesso em 18/05/2010)

Pergunte aos alunos, professor, que outras pistas textuais a entrevista ofereceu além do trailer? Peça aos alunos que as indique.

Peça para que os alunos registrem, em um quadro a ser afixado no mural da sala, as pistas textuais oferecidas pelo trailer e aquelas indicadas na entrevista.

É importante que os alunos façam um paralelo entre os aspectos apontados pelo trailer e aqueles indicados através da entrevista. Solicite que eles apontem as contribuições que cada suporte deu para que conhecessem um pouco mais da história a ser narrada no filme. Observe como eles se expressam. Se o fazem com clareza, com um vocabulário apropriado e se há uma boa argumentação também.

Deixe uma coluna em branco, a ser completada posteriormente, destinada ao filme a ser exibido ao final desta sequência didática.

De posse destas informações, peça para que os alunos escrevam um texto narrativo a partir das informações que eles já possuem acerca do filme, a partir do título do mesmo:

“A Orquestra dos Meninos”

Aula 3

Professor,

Após ter feito a leitura dos textos de seus alunos e de ter indicado as alterações que deverão ser feitas, devolva as produções para que façam os ajustes, as correções necessárias.

Feita a retextualização, faça a exibição do filme na íntegra para seus alunos.

http://observarecriticar.files.wordpress.com/2008/11/orquestra-dos-meninos-poster01.jpg 

(Acesso em 18/05/2010)

Aula 4

Professor,

Após a exibição, ouça as impressões dos alunos sobre o filme.

Que pontos em comum o texto elaborado a partir do trailer tem com o filme?

Que aspectos foram retratados ou não mencionados no texto que apareceram no filme?

Preencha a coluna que ainda estava em branco do quadro preenchido na aula 2, reservado para as informações sobre o filme.

Retome os objetivos de elaboração de um trailer: a objetividade, a gradação de ações que aparecem no sentido de prender e estimular a atenção do expectador. A capacidade que palavras, frases de efeito e as imagens têm em desencadear o desejo de saber mais sobre um determinado tema, quer seja lendo ou assistindo. Enfim, é importante entender esses aspectos essenciais ao divulgarmos um texto, um trabalho, um produto. Trata-se da nossa habilidade argumentativa e persuasiva. Verifique se os alunos perceberam e aprenderam isso no decorrer das aulas.

Recursos Complementares

Professor,

Enriqueça suas aulas com as seguintes sugestões de links:

http://mais.uol.com.br/view/a56q6zv70hwb/metropolis--filme-orquestra-dos-meninos-0402306AD0812326?types=A& - Programa Metrópolis sobre o filme Orquestra de meninos (Acesso em 18/05/2010)

http://www.youtube.com/watch?v=OGVOkiiJQjI  - vídeo com depoimentos de Mozart Vieira, o protagonista do filme (Acesso em 18/05/2010)

Avaliação

Professor,

Avalie a capacidade de produção escrita dos alunos, durante a proposta de elaboração de um texto narrativo a partir de um trailer. Observe se eles apontaram características pertinentes ao gênero estudado e analise a capacidade de planejamento de ações durante a criação textual. Veja se o aluno participou das atividades propostas. Não se esqueça, professor, de dar voz aos alunos para avaliarem e apontarem os aprendizados efetivos que tiveram. Uma compreensão parcial disso pode ser obtida a partir da leitura dos textos que produziram, mas é também importante que eles se manifestem oralmente, falando dos conhecimentos que adquiriram.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.