Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Projeto sobre a temática do "trabalho": Aprofundando os gêneros textuais de entrevistas e produções de texto.

 

02/12/2010

Autor e Coautor(es)
Mariane Patrícia Madeira Lopes
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·        Ampliar a habilidade de interpretação textual;

 ·        Trabalhar, de forma integrada, os gêneros textuais: entrevista e história;

 ·        Sistematizar as interpretações dos gêneros diferentes de texto ao produzir o texto escrito.

Duração das atividades
Seis aulas de aproximadamente 40 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Crianças que já estejam em fase de sistematização e consolidação da base alfabética.

Estratégias e recursos da aula

Nesta aula serão abordados o tema trabalho/profissão, passado (trabalho dos avós), futuro ( o que a criança imagina sobre sua profissão no futuro).

Atividade 1– O que é trabalho?

 Faça uma roda com as crianças para discutirem sobre as  profissões e o mundo do trabalho. Deixe que as crianças falem o que lhes vier à mente, você pode direcionar a conversa fazendo algumas perguntas como as que seguem abaixo:  

  •  O que você  pensa que seja trabalho ou emprego?
  •  Sua mãe e/ou seu pai trabalham fora de casa?
  •  Vocês sabem dizer qual a profissão da mãe ou do pai?
  • O trabalho é em casa, em loja, na rua, em escritório?  
  • O que eles fazem no trabalho? Como é a rotina deles no trabalho?   

 Para introduzir a entrevista da atividade proposta a seguir sugiro que sejam lidos para as crianças  livros que  tratem de avós e suas  histórias. Seguem algumas sugestões:  

 HISTÓRIAS DE AVÔ E AVÓ, de Arthur Nestrovski “Histórias de avô e avó”, integra a coleção Memória e História, voltada basicamente para o passado brasileiro e para as diferenças e semelhanças entre os inúmeros grupos que constituem a população do país.  

 AVÔS E AVÓS, de Nelson Albissú. O autor fala das avós tradicionais, que contam histórias de heróis, fadas e princesas encantadas, sacis, lobisomens e mulas-sem-cabeça que viviam amarrados nas tranças e nos bordados que elas faziam, além de bolos, biscoitos e doces. E também narra as desventuras dos avós moderninhos. ED. CORTEZ   

VOVÓ DELÍCIA, de Ziraldo A personagem tem uma netinha e é ela, a menina, que descreve sua avó de maneira inteiramente original. Uma avó que não tem nada a ver com aquela velhinha de cabelo branco sentada na indefectível cadeira de balanço. ED. MELHORAMENTOS       

  Atividade 2 – Entrevista com os avôs sobre trabalho e profissão  

 As crianças devem fazer uma atividade de entrevista em casa  com os avôs ou outros parentes. Oriente as crianças que não tiverem contato com os avôs para conversar com um vizinho mais velho que more próximo a casa deles. Para realizar esta entrevista, é importante que um adulto ajude as crianças a fazerem o registro da entrevista.  

Sugestão: Para facilitar o trabalho de casa construa com o grupo o instrumento (a entrevista) que irão utilizar. Discuta com as crianças o que querem saber a respeito do tema e como poderão perguntar. Esse registro pode ser feito no quadro e ser copiado por todos.

Abaixo você encontrará um modelo de registro de entrevista que poderá ser adaptado de acordo com os interesses do grupo.   

Atividade de Português – Entrevista sobre trabalho.  

 Você sabia que há alguns anos atrás a vida era diferente da que você vive hoje? Os telefones eram raros nas casas das pessoas e havia muitos telefones públicos nas ruas que precisavam de fichas, parecendo moedas, para que as pessoas fizessem ligações e nem existia celular. Há alguns anos não existia computador e eram muito utilizadas as máquina de escrever.

 Muita coisa mudou ao longo dos anos e muitas das profissões que existem hoje são diferente das que existiam antes. Vamos saber mais!

 Faça uma entrevista com seu avô ou sua avó sobre o trabalho ou a profissão que tiveram:

A) Qual era a profissão?

B) O que faziam no trabalho?

C) O que mudou na forma como trabalhavam há anos atrás para os dias de hoje?   

1)     Nome completo do seu avô ou avó: __________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________________________________________

2)     Idade? _______________________

3)     Cidade onde  vive:______________________________________________

 4)     Profissão ______________________________________________________

5)     A sua profissão mudou ao longo dos anos? As invenções mudaram sua forma de trabalhar? _____________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________________________________________

6)     Lembra-se de o que você queria ser quando era criança? _________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________________________________________

7)     O mundo mudou muito com o passar dos anos, nesta parte você precisa somente de desenhar.

8)     Peça ao seu avô ou avó para contar como era o mundo quando ele ou ela era criança. Lembre-se destas informações para contar aos seus colegas.

Quando as atividades retornarem socialize as informações e discuta com o grupo o que for apresentado.. É importante que você ajude as crianças a lerem, porém permita que elas expliquem com as palavras delas as impressões e entendimentos que tiveram da conversa/ entrevista com seus avós.  

Também pode sugerir que os alunos tragam objetos relacionados à profissão dos avós (uma tesoura, caso costureira, uma enxada, uma caneta etc.) Explorar esses objetos antigos e comparando com novos pode ser uma maneira de enriquecer a proposta.  

 Atividade 3 – Comparando imagens de ferramentas de trabalho:  

 Nesta atividade, as crianças farão comparações entre imagens de objetos, precisarão observar como a tecnologia e a ciência transformaram os objetos que usamos ao longo dos anos.   

Atividade de português   

Observe os objetos abaixo, existe uma foto do objeto como era há  alguns anos atrás e uma foto de como ele é atualmente. Escreva no quadrinho abaixo dos desenhos  as observações que você faz das mudanças dos objetos.        

Imagens retiradas dos sites:

Telefone: -http://ensaiogeral.com.br/2008/09/museu-do-telefone-relata-a-historia-e-o-inicio-da-telefonia-no-brasil/  

Celular: http://www.ofertasnarede.com.br/tag/celular/  

Máquina de escrever: http://www.levianos.com.br/blog/category/diversos/page/4/ 

 Notbook: http://www.67pc.com.br/2009/11/pc-e-notebook-comparacoes-melhormais.html  

Carro antigo: http://averdadedosfatos.blog.terra.com.br/2009/09/  

Carro atual: http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=71522&page=5  

Fogão de lenha: http://www.apostilas34.com/tecnicos.html  

Fogão atual: http://salaodesign.wordpress.com/2008/12/16/modalidade-industria-imagens-dos-projetos/         

 Atividade 4 - O que eu quero ser quando crescer?  

 Nesta atividade as crianças vão imaginar o futuro. Questione-as sobre como as coisas mudaram de acordo com o relato dos seus avôs e oriente-as a imaginar o futuro. Como serão as profissões e em que seus alunos sonham em trabalhar. Para ajudar no registro você pode passar-lhes a seguinte atividade:              

   Atividade de Português – O que eu quero ser quando crescer?

1)     Como você imagina que será o mundo quando você tiver 30 anos? Você pode desenhar e escrever no quadro abaixo:

2)     Qual a profissão que você imagina que terá no futuro?

3)     Hoje você já faz alguma coisa para atingir este sonho?

4)     Nessa profissão que você escolheu, você sabe dizer o que é preciso para realizar este trabalho?

5)     Por que você escolheu esta profissão? Alguém que você conhece a realiza ou você soube dela através da televisão?

Se quiser, você pode fazer um belo painel na escola com as atividades das crianças.

 Boa aula!

Recursos Complementares

Sugiro que proponha a exploração de alguma imagem relativa ao tema. Abordar uma obra de arte, uma fotografia de época enriqueceria muito a aula.  Existe em Belo Horizonte o Museu de Artes e Ofícios que apresenta a história do trabalho através de objetos em exposição. Com as crianças vocês podem explorar o site que além de imagens traz textos sobre as profissões. http://www.mao.org.br/port/acervo.asp 

Outra aula interessante sobre o tema é "O que serei quando crescer?: conhecendo as profissões" disponível no Portal do Professor no link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15402 

Avaliação

As perguntas que se seguem poderão orientar a avaliação do desempenho/desenvolvimento dos seus alunos.

 As crianças conseguiram interpretar e compreender o processo de entrevista?

 A partir da conversa com os avós compreenderam o que é o trabalho e como as pessoas se relacionam com ele?

 Ouvir um livro de histórias e ouvir as histórias contadas pelos avôs foi algo que as crianças acharam diferente?

Elas relataram as impressões do trabalho de fazer uma entrevista?

Provoque-as perguntando sobre a diferença de pedir aos avós para responder a uma pergunta formulada pela professora e/ou grupo e se foi diferente das conversar que normalmente tem com os avós.   

Se desejar, poderá pedir para os alunos registrarem o que aprenderam com essa sequência de atividades relacionadas ao tema trabalho e o que aprenderam a respeito do gênero textual entrevista.  Assim você estará verificando a aprendizagem a respeito do tema e a respeito do gênero textual em questão.  

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.