10/08/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cultura e diversidade cultural |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Cidadania e cultura contemporânea |
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
1ª atividade:
O professor apresenta a imagem abaixo, solicitando que os alunos falem sobre ela: o que estão vendo? o que ela representa?
2ª atividade:
1) Com o objetivo de descontrair os alunos, o professor propõe uma brincadeira que será realizada seguindo as orientações:
a) Vamos formar um círculo e todos deverão ficar em pé.
b) Um participante recebe um rolo de barbante, fala: “Farofa feita com muita farinha fofa faz uma fofoca feia”, segura a ponta do barbante, escolhe um colega e joga o rolo de barbante para ele.
c) O aluno que recebeu o rolo de barbante procede da mesma forma que o participante de quem ele recebeu. A brincadeira termina quando o primeiro participante receber o barbante de volta.
d) Quem não conseguir falar a frase no momento que recebeu o barbante, deverá pagar uma prenda que pode ser sugerida pelo próprio grupo.
OBS: Ao final dessa brincadeira, estará formada uma rede e o professor pode explorar, se desejar, a importância do grupo que acabou de ser formado.
2) Ao final da brincadeira o professor pergunta aos alunos se eles já conheciam a frase e explica que ela é um trava língua, faz parte das manifestações orais da cultura popular. É um elemento do folclore brasileiro, bem como as lendas, os acalantos, as adivinhas e os contos.
3) Nesse momento, o professor retoma a imagem da 1ª atividade e o trava língua propondo que os alunos estabeleçam uma relação entre os dois.
OBS: Espera-se que os alunos percebam a imagem como "um trava língua".
3ª atividade:
1) O professor divide a turma em grupos e distribui para cada um deles um elemento do folclore, como por exemplo:
2) A tarefa da equipe é pesquisar exemplos de cada um desses elementos e trazer para a turma conhecer. Se o professor desejar, um mural com esses exemplos poderá ser montado. Os endereços podem auxiliar os alunos nesse trabalho.
http://www.escolakids.com/mula-sem-cabeca-1.htm
http://educacao.uol.com.br/folclore/ult1687u16.jhtm
http://educar.sc.usp.br/cordoba/gob_bispo/folclorebispo.htm
http://www.unicamp.br/folclore/projeto.html
http://www.arteducacao.pro.br/Cultura/Folclore.htm
http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/folclore.htm
http://www.smartkids.com.br/datas-comemorativas/22-agosto-dia-do-folclore.html
http://www.coladaweb.com/cultura/folclore
4ª atividade:
1) O professor informa que em 22 de agosto é, comemorado no Brasil, o Dia do Folclore e que esta data foi criada em 1965 através de um decreto federal e sugere a leitura de um texto com mais algumas informações sobre o assunto.
FOLCLORE
Entende-se por folclore o conjunto de crenças, lendas, festas, superstições, artes e costumes de um povo. Tal conjunto normalmente é passado de geração a geração por meio dos ensinamentos e da participação real dos festejos e dos costumes. De origem inglesa, o folclore é uma palavra originada pela junção das palavras folk, que significa povo; e lore, que significa sabedoria popular. Formou-se então a palavra folclore que quer dizer sabedoria do povo.O folclore assume grande importância na história de todos os povos, pois por meio desse conjunto pode-se conhecer a antiga cultura dos mesmos e a formação da cultura presente nos dias de hoje. Dentre as características que possui é possível identificar os fatos folclóricos a partir do anonimato, já que todos os componentes folclóricos são de autoria desconhecida; da aceitação coletiva, já que cada pessoa absorve a essência folclórica e a repassa aos outros a partir de seu entendimento próprio; e da transmissão oral, já que antigamente não havia meios de comunicação como na atualidade. Para manter vivo o folclore típico de cada região existem datas específicas para a realização dos festejos e artes.
Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola
http://www.brasilescola.com/folclore/
2) Após a leitura do texto, o professor faz uma discussão a partir da questão: Que conhecimento novo o texto trouxe para cada um de vocês?
3) O professor, acessando o endereço: http://www.qdivertido.com.br/folclore.php
seleciona os textos referentes aos personagens: Boitatá, Caipora ou Curupira, Saci-Pererê, Iara ou Mãe D’Água, Lobisomem, Mula sem Cabeça, Negrinho do Pastoreio e o Boto.
4) Com uma cópia de cada um dos textos, o professor divide a sala em 08 grupos e cada um fica com um personagem. A tarefa do grupo é ler o texto com o objetivo de conhecer o personagem.
5ª atividade:
1) O professor redistribui os alunos de forma que, em cada grupo tenha um componente representando um personagem diferente, ou seja, os 08 personagens dos textos lidos estarão em cada um dos grupos.
2) Com as informações da aula e dos textos que leram, o grupo deverá imaginar que esses personagens se encontraram no ano de 2010, em uma praça da cidade.
3) A tarefa agora é criar um diálogo entre os personagens, no cenário de uma praça pública, nos dias de hoje.
OBS: Oriente os alunos a colocarem no texto elementos que mostram como é o personagem, o que ele faz, etc...
4) O professor realiza a apresentação das produções dos alunos e faz os comentários necessários.
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. A participação e aprendizagem dos alunos serão avaliadas durante o desenrolar das atividades propostas. As idéias desenvolvidas durante as aulas serão avaliadas nas atitudes dos alunos nos trabalhos de grupos, nas discussões e na participação das interações em sala de aula. A produção do diálogo entre os personagens do folclore será um instrumento com o qual o professor poderá avaliar a aprendizagem dos alunos.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
27/07/2012
Quatro estrelasOlá cara colega, bom dia! Amei sua proposta pedagógica. A qual serviu-me de inspiração para elaboração do meu projeto de Sala de Recursos Multifuncional para o terceiro bimestre. Os sites que você citou são de grande importância para a elaboração de atividades onde vc foi bem criativa. Um abraço e parabéns! Professora_Iracema_Bataguassu-MS
27/01/2012
Cinco estrelasExcelente. Atividades bem distribuídas e completa.