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Coleção Literatura para todos: recital de poesias

 

09/08/2010

Autor e Coautor(es)
Ana Paula Campos Cavalcanti Soares
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Observar a configuração desses textos, reconhecer e nomear seus elementos: título, verso, estrofe.  

- Observar os recursos sonoros dos textos, repetições sonoras, rimas.

- Recitar ou ler em voz alta textos poéticos breves, previamente preparados.

- Acompanhar leituras em voz alta feitas pelo professor.

Duração das atividades
02 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Dominar as relações grafema e fonema.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:

 - aula interativa;

 - trabalho em grupo;

- texto impresso;

- jograis e recitais;   

Desenvolvimento  

 1ª atividade:   

1)      O professor faz uma leitura da poesia ENCHENTE  de Cecília Meireles. Em seguida, solicita que os alunos fechem os olhos e  uma segunda leitura será realizada pelo professor.

OBS: Se a turma necessitar, o professor poderá ler mais vezes a poesia.  

 ENCHENTE

 Cecília Meireles   

CHAMA O ALEXANDRE!

 CHAMA!   

OLHA A CHUVA QUE CHEGA!

É A ENCHENTE.

OLHA O CHÃO QUE FOGE COM A CHUVA…   

OLHA A CHUVA QUE ENCHARCA A GENTE.

PÕE A CHAVE NA FECHADURA.

FECHA A PORTA POR CAUSA DA CHUVA,

OLHA A RUA COMO SE ENCHE!   

ENQUANTO CHOVE, BOTA A CHALEIRA NO FOGO:

OLHA A CHAMA! OLHA A CHISPA!

OLHA A CHUVA NOS FEIXES DE LENHA!   

VAMOS TOMAR CHÁ, POIS A CHUVA

É TANTA QUE NEM DE GALOCHA

SE PODE ANDAR NA RUA CHEIA!   

CHAMA O ALEXANDRE! CHAMA!   

Foto de Cecília Meireles. Fonte: http://anasoaresufmg.blogspot.com  

2)      Após as leituras realizadas no item anterior, a turma recebe o texto impresso para que nele sejam sublinhadas todas as palavras escritas com X e com CH. O professor solicita que os alunos, indicados por ele, falem uma palavra sublinhada no texto, observando bem o som produzido na fala.  

 3)      Em seguida o professor questiona:   

a)      Por que será que a autora desse texto usou tantas palavras com X e CH?

b)      Que relação há entre o som das palavras escritas com X e CH e o conteúdo do texto?

OBS: Espera-se que os alunos consigam perceber que o som dos grafemas X e CH parecem com o som da chuva. Essa linguagem poética é que dá sentido ao texto.   

4)      O professor continua discutindo o texto a partir das questões:

  a)      Quem é o Alexandre?

b)      Quem chama o Alexandre?

c)      Onde está o Alexandre?   

OBS: Espera-se que os alunos percebam que as repostas às questões são informações implícitas, ou seja, não estão claras, mas que é possível respondê-las. Nesse momento, os alunos estarão desenvolvendo a capacidade de fazer inferências tão importantes para a compreensão do sentido do texto.     

2ª atividade:   

1)      O professor encaminhará os alunos para a sala de informática onde apresentará o volume Caravela: redescobrimentos da Coleção Literatura para Todos que se encontra no endereço abaixo, solicitando que cada aluno leia uma estrofe, realizando assim um jogral com toda a turma. Para os alunos que ainda não lêem, sugere-se que o professor proponha a memorização de estrofes mais curtas como: Nado Ao Nada     

2)       Posteriormente o professor poderá entregar para os alunos, as mesmas estrofes que leram ou memorizaram no jogral, com partes do texto lacunadas, para que possam ser completadas,  identificando assim, rimas e repetições sonoras, como nos exemplos abaixo:

Ou

 seria sereia

Serena

 Na _______?   

Marulho

 De mar sem marujo

No __________ (caramujo / mar).   

OBS:  No primeiro exemplo, o aluno deverá escrever a palavra que rima com sereia, já no segundo ele deve decidir entre duas palavras, a que rima com marujo. É importante que o professor chame a atenção dos alunos para um recurso muito utilizado nas poesias – as rimas-  e que esse recurso está ligado ao sentido poético do texto. http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.do 

 3ª atividade:   

1)      Ainda na sala de informática, o professor solicitará que os alunos pesquisem sites onde poderão ler mais poesias. Esse momento é de leitura para desenvolver o gosto pelo texto poético.  

 2)      Se o professor desejar e a turma também, os alunos poderão ler para os colegas alguma poesia que tenha gostado.   

OBS: Sugerimos os endereços:  

 http://www.google.com.br/#hl=pt-BR&source=hp&q=ou+isto+ou+aquilo+cecilia+meireles&aq=0&aqi=g10&aql=&oq=ou+isto+ou+aquil&gs_rfai=&fp=cadf759671db4b5   

 

http://www.pensador.info/poesias_de_carlos_drumond_de_andrade/

4ª atividade:   

1)      O professor prepara a turma para um trabalho em duplas. Cada dupla deverá escolher um tema, como por exemplo: amor, amizade, animais, mar, lua, etc...   

2)      Com o tema escolhido, a dupla deverá escrever uma poesia que será lida no Recital de Poesias da turma.   

3)      Após a produção das poesias, o professor combina com a turma a correção dos textos e a organização do Recital.   

4)      No dia planejado, realiza-se o Recital de Poesias e após a apresentação, o professor encerra o estudo fazendo os comentários necessários. 

Recursos Complementares

Coleção Literatura para todos   Apresentação   A realização do Concurso Literatura para Todos é uma das estratégias da Política de Leitura do Ministério da Educação, que procura democratizar o acesso à leitura, constituir um acervo bibliográfico literário específico para jovens, adultos e idosos recém alfabetizados e criar uma comunidade de leitores. Esse novo público é chamado de neoleitores. O MEC publica e distribui as obras vencedoras às entidades parceiras do Programa Brasil Alfabetizado, às escolas públicas que oferecem a modalidade EJA, às universidades da Rede de Formação de Alfabetização de Jovens e Adultos, aos núcleos de EJA das instituições de ensino superior e às unidades prisionais. Em 2009, em sua terceira edição, os candidatos concorrem nas categorias prosa (conto, novela ou crônica), poesia, texto de tradição oral (em prosa ou em verso), perfil biográfico e dramaturgia. Serão selecionadas duas obras das categorias: prosa, poesia e textos da tradição oral e apenas uma obra das categorias: perfil biográfico e dramaturgia. Também será selecionada uma obra de qualquer uma das modalidades do concurso de autor natural dos países africanos de língua oficial portuguesa: Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Os vencedores recebem prêmios no valor de R$ 10 mil. Em 2008, 729 foram inscritas. Desse total, 129 obras foram desclassificadas por não atenderem às exigências do edital. Concorreram ao prêmio 608 obras inscritas , sendo 301 textos em prosa (contos, novelas, crônicas), 14 biografias, 30 textos de tradição oral, 246 poesias e 17 obras de países africanos. A inscrição para o concurso este ano será feita por meio do encaminhamento das obras literárias para : 3° Concurso Literatura para Todos, Ministério da Educação, Esplanada dos Ministérios , Bloco L , Sala 715 ,CEP 70047–900, Brasília /DF. O prazo vai até dia 25 de agosto de 2009. Os concorrentes naturais e residentes em países africanos de língua oficial portuguesa devem fazer a inscrição mediante o envio das obras literárias para as embaixadas do Brasil nos respectivos países.  

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12313&Itemid=628  

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos. A Coleção Literatura para todos é uma interessante iniciativa do governo federal em promover a democratização da leitura. As obras foram compostas pensando no público da EJA e assim, o trabalho com os diferentes gêneros que compõe essa obra é fundamental para a formação leitora de jovens e adultos. Nesta aula o professor, deverá avaliar sobretudo, a capacidade dos alunos de identificarem rimas e repetições sonoras nas poesias e a importância desses recursos para esse gênero textual.

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