28/06/2010
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
1ª ATIVIDADE:
Após perceber a brincadeira de jogar futebol em situações espontâneas, propor uma conversa na roda perquntando:
Depois da conversa na roda sugerir que cada criança escreva e desenhe o que conhecem sobre o futebol.
2ª ATIVIDADE:
Organizar coletivamente uma lista de palavras que faz lembrar o futebol. Nesse momento, as crianças acionam o que elas conhecem e sabem sobre o futebol.
Após selecionar os materiais de pesquisa para estudar com as crianças como: livros sobre a história do futebol, reportagens, imagens de jogadores, vídeos,o professor deve organizar uma seguência de atividades para serem realizadas durante as aulas.
3ª ATIVIDADE:
Leitura do livro:
Título: BOLA NO PÉ: A INCRÍVEL HISTÓRIA DO FUTEBOL
Autores: Luisa Massarani e Marcos Abruccio
Editora: CORTEZ
Sinopse: o livro conta a origem e a história do futebol desde 2.500 a.C., na China, até os dias de hoje. Como os povos jogam futebol? Por que o brasileiro é apaixonado por este esporte que desperta paixão, emoção e encanta a todos, dos pequenos aos grandes? Traz um vocabulário para compreender e falar “futebolês”.
Sobre os Autores: Luisa Massarani é jornalista e trabalha no Museu da Vida, da Fundação Oswaldo Cruz no Rio de Janeiro. Marcos Abruccio é publicitário e torcedor “enlouquecido” (claro!) do Corinthians. Ivan Zigg, carioca, é um dos maiores ilustradores do País, com inúmeros prêmios.
A leitura deve ser feita em duas aulas. A cada parte lida para as crianças deve-se conversar sobre o que entenderam. Ao final, produzir um texto coletivo sobre a história do futebol.
4ª ATIVIDADE
Produção de um texto coletivo. Esta atividade deve ser registrada pelo professror durante as falas das crianças. Ao final da produção, solicitar que façam individualmente em uma folha de papel oficio dividida ao meio, um desenho para colar junto ao texto. Vejamos um modelo de um texto construido com crianças de 5 e 6 anos:
Fonte:Abracadabra:fantásticas histórias de aventuras e sonhos. Livro da Turma 5. Gilka S. Pimentel, Luciana L. de Castro. NEI-CAp/UFRN.Natal-RN. 2008.
Leitura do livro sobre Pelé. Ao final da leitura propor uma releitura do livro sobre a história de Pelé. Esta atividade pode ser feita individual ou coletivamente.O professor pode organizar junto com o grupo um caderno sobre a vida do jogador a partir dos textos e dos desenhos das crianças.
UMA HISTÓRIA DE FUTEBOL. José Roberto Torero. Editora: Objetiva.
SINOPSE
Zuza é um menino como tantos outros. Adora se reunir com os colegas para uma partida de futebol. Mas, quando chegamos às páginas finais de ´Uma História de Futebol´, percebemos que, na verdade, Zuza não é como os outros. Afinal, você conhece algum outro menino que tenha jogado futebol com Pelé? Zuza jogou. E era o melhor amigo de Dico, apelido de infância de Edson Arantes do Nascimento, que, ao crescer, ficou famoso nos quatro cantos do mundo como O Rei Pelé. Esta novela, como bem define Ana Maria Machado, trata de começos. Começo de vida nova,começo de carreira. Mas nela nada é exatamente o que parece à primeira vista. Como se de algum modo houvesse um jogo de revelar e ocultar, uma brincadeira de esconde-esconde. O jeito é entrar no jogo e ir descobrindo aos poucos. Enquanto vamos recolhendo as pistas, descobrindo o encoberto, nos deliciando com as aventuras desta turminha de Bauru, o tempo vai passando na vida de Zuza, Dico e demais garotos. Dico, como todos do time Sete de Setembro desconfiavam, levava mesmo jeito para a bola. Ou, como escreve Torero, "a bola gostava dele´. E deu no que deu: o maior de todos os tempos dentro das quatro linhas.
Verificar o que os alunos aprenderam sobre a históra do futebol através da oralidade e dos registros escritos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!