Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


FUTEBOL: Expressão do Nosso Povo

 

28/06/2010

Autor e Coautor(es)
Gilka Silva Pimentel
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Movimento Coordenação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer a origem e  história do futebol:
  •  Aprender a usar as regras básicas do jogo através da brincadeira de futebol;
  •  Vivenciar uma partida de futebol através da organização de um jogo de futebol com os colegas da sala.  
Duração das atividades
Duas aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • História do futebol;
  • As regras do jogo de futebol.

Estratégias e recursos da aula

1ª ATIVIDADE:

Após perceber a brincadeira de jogar futebol em situações espontâneas, propor uma conversa na roda perquntando:

 O QUE VOCÊS CONHECEM SOBRE O FUTEBOL?

  •  Como se joga o futebol?
  • Será que sempre existiu o futebol como conhecemos hoje?
  • Como era o futebol antigamente?
  • Alguém conhece as regras do jogo?
  • Todo mundo pega na bola ao mesmo tempo?

Depois da conversa na roda sugerir que cada criança escreva e desenhe o que conhecem sobre o futebol.

2ª ATIVIDADE:

Organizar coletivamente uma lista de palavras que faz lembrar o futebol. Nesse momento, as crianças acionam o que elas conhecem e sabem sobre o futebol.

Após selecionar os materiais de pesquisa para estudar com as crianças como: livros sobre a história do futebol, reportagens, imagens de jogadores, vídeos,o professor deve organizar uma seguência de atividades para serem realizadas durante as aulas.

3ª ATIVIDADE:

Leitura do livro:

Título: BOLA NO PÉ: A INCRÍVEL HISTÓRIA DO FUTEBOL

Autores: Luisa Massarani e Marcos Abruccio

Editora: CORTEZ  

 Sinopse: o livro conta a origem e a história do futebol desde 2.500 a.C., na China, até os dias de hoje. Como os povos jogam futebol? Por que o brasileiro é apaixonado por este esporte que desperta paixão, emoção e encanta a todos, dos pequenos aos grandes? Traz um vocabulário para compreender e falar “futebolês”.

Sobre os Autores:  Luisa Massarani é jornalista e trabalha no Museu da Vida, da Fundação Oswaldo Cruz no Rio de Janeiro. Marcos Abruccio é publicitário e torcedor “enlouquecido” (claro!) do Corinthians. Ivan Zigg, carioca, é um dos maiores ilustradores do País, com inúmeros prêmios.

A leitura deve ser feita em duas aulas.  A cada parte lida para as crianças deve-se conversar sobre o que entenderam. Ao final, produzir um texto coletivo sobre a história do futebol.

4ª ATIVIDADE

Produção de um texto coletivo. Esta atividade deve ser registrada  pelo professror durante as falas das crianças. Ao final da produção, solicitar que façam individualmente em uma folha de papel oficio dividida ao meio, um desenho para colar junto ao texto. Vejamos um modelo de um texto construido com crianças de 5 e 6 anos:

Fonte:Abracadabra:fantásticas histórias de aventuras e sonhos. Livro da Turma 5. Gilka S. Pimentel, Luciana L. de Castro. NEI-CAp/UFRN.Natal-RN. 2008.

Recursos Complementares

 Leitura do livro sobre Pelé. Ao final da leitura propor uma releitura do livro sobre a história de Pelé. Esta atividade pode ser feita individual ou coletivamente.O professor pode organizar junto com o grupo um caderno sobre a vida do jogador a partir dos textos e dos desenhos das crianças.

  UMA HISTÓRIA DE FUTEBOL. José Roberto Torero. Editora: Objetiva.  

SINOPSE

Zuza é um menino como tantos outros. Adora se reunir com os colegas para uma partida de futebol. Mas, quando chegamos às páginas finais de ´Uma História de Futebol´, percebemos que, na verdade, Zuza não é como os outros. Afinal, você conhece algum outro menino que tenha jogado futebol com Pelé? Zuza jogou. E era o melhor amigo de Dico, apelido de infância de Edson Arantes do Nascimento, que, ao crescer, ficou famoso nos quatro cantos do mundo como O Rei Pelé. Esta novela, como bem define Ana Maria Machado, trata de começos. Começo de vida nova,começo de carreira. Mas nela nada é exatamente o que parece à primeira vista. Como se de algum modo houvesse um jogo de revelar e ocultar, uma brincadeira de esconde-esconde. O jeito é entrar no jogo e ir descobrindo aos poucos. Enquanto vamos recolhendo as pistas, descobrindo o encoberto, nos deliciando com as aventuras desta turminha de Bauru, o tempo vai passando na vida de Zuza, Dico e demais garotos. Dico, como todos do time Sete de Setembro desconfiavam, levava mesmo jeito para a bola. Ou, como escreve Torero, "a bola gostava dele´. E deu no que deu: o maior de todos os tempos dentro das quatro linhas.

 

Avaliação

Verificar o que os alunos aprenderam sobre a históra do futebol através da oralidade e dos registros escritos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.