10/08/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Cidadania e cultura contemporânea |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cultura e diversidade cultural |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula
1) O professor inicia a aula apresentando o cartaz que se encontra no endereço:
http://revistaescola.abril.com.br/arte/coletaneas/arte-tempo-429710.shtml
Solicita que os alunos manifestem sobre o que estão vendo nele (se for necessário, sugere-se aumentar a imagem).
2) A partir da leitura da imagem no item anterior, o professor propõe uma discussão acerca das questões referentes às manifestações artísticas do povo brasileiro, apresentando as imagens abaixo e as questões que se seguem.
a) O que você entende por manifestações artísticas?
b) Como se expressa um artista literário? Um pintor de quadros? Um escultor? Um músico? Um dançarino?
OBS: Além dessas manifestações artísticas, o professor pode também explorar o cinema, a fotografia,o teatro e mesmo as que ocorrem no dia a dia das comunidades e que podem ser entendidas como manifestações artísticas.
3) O professor continua explorando a variada gama de manifestações de cultura popular, mostrando que essa cultura se constitui das maneiras de ser, agir, pensar e se expressar dos diferentes segmentos da sociedade, e fazem parte dela, o artesanato, as festas populares, os movimentos de cultura de jovens das periferias, etc...
4) Dando sequência à discussão, o professor incentiva os alunos a comentarem sobre as manifestações artísticas próprias da região onde vivem, citando quais são elas e comentando sobre a sua importância e significado.
5) O professor divide a turma em grupos:
a) Cada grupo assumirá o papel de um artista, como por exemplo:
b) O professor dará seguinte orientação:
1º grupo: Vocês vão imaginar que são pintores e que farão uma exposição dos quadros que pintaram. Criem o convite para essa exposição.
2º grupo: Vocês vão imaginar que são músicos e que farão um show. Criem o convite para esse show.
3º grupo: Vocês vão imaginar que são dançarinos e que farão um espetáculo de dança. Criem o convite para esse espetáculo
4º grupo: Vocês vão imaginar que são autores de livros e que farão o lançamento dos livros que escreveram. Criem o convite para esse lançamento.
5º grupo: Vocês vão imaginar que são fotógrafos e que farão uma exposição das fotos que produziram. Criem o convite para essa exposição.
c) O professor faz a socialização dos convites, comentando o que for necessário, destacando em cada um deles as manifestações artísticas do grupo.
1) O professor encaminha os alunos para a sala de informática e disponibiliza o vídeo que mostra uma das manifestações artísticas da cultura brasileira : Samba de Roda do Recôncavo Baiano, que se encontra no endereço:
http://www.youtube.com/watch?v=z42pA3xaegk
2) Antes de assistirem o vídeo, o professor orienta os alunos para que ao final apresentem uma lista de 03 palavras que, na opinião deles, sintetizaria a mensagem do vídeo.
3) Ao final, o professor socializa as palavras destacadas pelos alunos, fazendo os comentários necessários e propondo que formem grupos para o trabalho seguinte.
4) O professor planeja com a turma a realização de uma passeata pela escola com o objetivo de conscientizar os colegas sobre a importância da preservação dos nossos bens culturais. Para a realização dessa passeata, serão construídos cartazes e faixas que depois poderão ficar expostos na escola.
1) O professor propõe a realização de uma exposição para mostrar como se expressam as pessoas da comunidade onde vivem e para tal elaboram um planejamento de atividades. Coletivamente vão discutindo:
a) Qual seria o objetivo da exposição?
b) Como os grupos se organizariam para trabalhar?
c) Como e onde fariam a pesquisa?
d) Qual o tempo necessário para o desenvolvimento das atividades.
e) Onde seria a exposição?
f) Como seria a organização das apresentações?
g) Como seria feita a divulgação da exposição?
1) Elaboração de todo o material para a exposição.
2) Realização da exposição.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Samba_de_roda
http://www.youtube.com/watch?v=rIjarKuvbgg
http://www.youtube.com/watch?v=7-JR8jUyGfw
http://www.clubedosamba.com.br/index.asp?url=noticia&id=181
http://www.esquerda.net/index.php?option=com_content&task=view&id=1949&Itemid=68
A aprendizagem será avaliada pela produção dos trabalhos dos alunos como por exemplo a exposição, a passeata, os convites. Durante o desenrolar das atividades, o professor estará avaliando as atitudes e o crescimento do aluno, bem como se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas por eles.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
07/02/2012
Cinco estrelasO legal nessa aula émostrar a importancia do tema na vida deles
17/05/2011
Cinco estrelasachei muito bom