Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Valor das manifestações artísticas para a formação da identidade dos povos

 

10/08/2010

Autor e Coautor(es)
Vânia Lúcia Lima Vieira de Mello
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Cidadania e cultura contemporânea
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Conhecer diferentes manifestações artísticas e seu valor para o desenvolvimento da cultura e da identidade dos povos.
  •  Reconhecer a importância de preservação do patrimônio cultural e artístico dos povos.        
  •  Mostrar a importância de estar preservando as manifestações artísticas de sua região através de uma exposição.
Duração das atividades
04 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos da aula    

  • Aula  dialogada
  •  Discussão  
  • Produção de texto  
  • Trabalho de grupo
  • Elaboração de cartazes  
  • Montagem de exposição     

Desenvolvimento     

1ª atividade:   

1)      O professor inicia a aula apresentando o cartaz que se encontra no endereço:

http://revistaescola.abril.com.br/arte/coletaneas/arte-tempo-429710.shtml  

 Solicita que os alunos manifestem sobre o que estão vendo nele (se for necessário, sugere-se aumentar a imagem).    

2)      A partir da leitura da imagem no item anterior, o professor propõe uma discussão acerca das questões referentes às manifestações artísticas do povo brasileiro, apresentando as imagens abaixo e as questões que se seguem.

http://www.google.pt/imgres?imgurl=http://produtores.tv.br/site/wp-content/gallery/spdanca/doc-_-sao-paulo-companhia-de-danca-_-poligono-dois-dancarinos-_-credito-joao-caldas.jpg&imgrefurl=http://produtores.tv.br/site/novidades/festivais/confira-a-programacao-do-festival-de-paulinia-neste-sabado-17/&usg=__CJBknlSOvBlXpGVl6cwp60ekiJw=&h=1260&w=1890&sz=227&hl=pt-BR&start=294&tbnid=DWkmtYlKc-TQcM:&tbnh=136&tbnw=176&prev=/images%3Fq%3Dimagens%2Bde%2Bmanifesta%25C3%25A7%25C3%25B5es%2Bculturais%2Bdan%25C3%25A7arino%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG%26biw%3D1339%26bih%3D583%26tbs%3Disch:10%2C6646&um=1&itbs=1&iact=rc&dur=344&ei=0HxhTLDaLYa8lQf8gsTCCg&oei=qnxhTLvDKsL6lwfSnPicCQ&esq=15&page=15&ndsp=20&ved=1t:429,r:9,s:294&tx=86&ty=98&biw=1339&bih=583 

http://www.google.pt/images?hl=pt-BR&q=imagens+de+manifesta%C3%A7%C3%B5es+culturais+viol%C3%A3o&um=1&ie=UTF-8&source=univ&ei=mH9hTPLBH82ruAeP36CRCQ&sa=X&oi=image_result_group&ct=title&resnum=1&ved=0CBwQsAQwAA&biw=1339&bih=583 

http://www.google.pt/imgres?imgurl=http://turismo.ig.com.br/imagens/arquivos/cdocuments_and_settingsgluccameus_documentosminhas_figurascanal_diversaocuiabaaa_quadro_viola.jpg&imgrefurl=http://turismo.ig.com.br/noticia/2009/08/31/festival%2Bcururu%2Bsiriri%2Bde%2Bcuiaba%2B8185972.html&usg=__xwgfEz6ya6qYoi75RstQGYThmj8=&h=315&w=500&sz=169&hl=pt-BR&start=39&tbnid=0ZOeFGWr8AXbKM:&tbnh=128&tbnw=157&prev=/images%3Fq%3Dimagens%2Bmanifesta%25C3%25A7%25C3%25B5es%2Bculturais%2Bpintura%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DX%26biw%3D1339%26bih%3D583%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=rc&dur=359&ei=Y4BhTMuFEYT7lwfd9sykCw&oei=T4BhTKHDL8OBlAfb4bCeCQ&esq=6&page=3&ndsp=21&ved=1t:429,r:1,s:39&tx=104&ty=90  

a)      O que você entende por manifestações artísticas?

b)      Como se expressa um artista literário? Um pintor de quadros? Um escultor? Um músico? Um dançarino?

OBS: Além dessas manifestações artísticas, o  professor pode também  explorar o cinema, a fotografia,o  teatro e mesmo as que  ocorrem no dia a dia  das comunidades e que podem ser entendidas como manifestações artísticas.  

3)      O professor continua explorando a variada gama de manifestações de cultura popular, mostrando que essa cultura se constitui das maneiras de ser, agir, pensar e se expressar dos diferentes segmentos da sociedade, e fazem parte dela,  o artesanato, as festas populares, os movimentos de cultura de jovens das periferias, etc...  

 4)      Dando sequência à discussão, o professor incentiva os alunos a comentarem sobre as manifestações artísticas próprias da região onde vivem, citando quais são elas e comentando sobre a sua importância e significado.   

5)      O professor divide a turma em grupos:  

 a)      Cada grupo assumirá o papel de um artista, como por exemplo:   

  • 1º grupo: Um pintor de quadros
  • 2º grupo: Um músico
  • 3º grupo: Um dançarino
  • 4º grupo: Um autor literário
  • 5º grupo: Um fotógrafo  

 b)      O professor dará seguinte orientação:

1º grupo: Vocês vão imaginar que são pintores e que farão uma exposição dos quadros que pintaram. Criem o convite para essa exposição.

2º grupo: Vocês vão imaginar que são músicos e que farão um show. Criem o convite para esse show.   

3º grupo: Vocês vão imaginar que são dançarinos  e que farão um espetáculo de dança.  Criem o convite para esse espetáculo   

4º grupo: Vocês vão imaginar que são autores de livros  e que farão o lançamento dos livros que escreveram.  Criem o convite para esse lançamento.   

5º grupo: Vocês vão imaginar que são fotógrafos  e que farão uma exposição das fotos que produziram.  Criem o convite para essa exposição.  

 c)      O professor faz a socialização dos convites, comentando o que for necessário, destacando em cada um deles as manifestações artísticas do grupo.   

2ª atividade:  

 1)      O professor encaminha os alunos para a sala de informática e  disponibiliza o vídeo que mostra uma das manifestações artísticas da cultura brasileira : Samba de Roda do Recôncavo Baiano, que se encontra no endereço:  

http://www.youtube.com/watch?v=z42pA3xaegk 

 2)      Antes de assistirem o vídeo, o professor orienta os alunos para que ao final apresentem uma lista de 03 palavras que, na opinião deles, sintetizaria a mensagem do vídeo.

3)      Ao final, o professor socializa as palavras destacadas pelos alunos, fazendo os comentários necessários e propondo que formem grupos para o trabalho seguinte.   

4)      O professor planeja com a turma a realização de uma passeata pela escola com o objetivo de conscientizar os colegas sobre a importância da preservação dos nossos bens culturais. Para a realização dessa passeata, serão construídos cartazes e faixas que depois poderão ficar expostos na escola.    

 

3ª atividade:  

 1)      O professor propõe  a realização de uma exposição para mostrar como se expressam as pessoas da comunidade onde vivem e para tal  elaboram um planejamento de atividades. Coletivamente vão discutindo:  

a) Qual seria o objetivo da exposição?

b) Como os grupos se organizariam para trabalhar?

c) Como e onde fariam a pesquisa?

d) Qual o tempo necessário para o desenvolvimento das atividades.

e) Onde seria a exposição?

f) Como seria a organização das apresentações?

g) Como seria feita a divulgação da exposição?    

 4ª atividade:   

1)      Elaboração de todo o material para a exposição.   

2)       Realização da exposição.   

Recursos Complementares
Avaliação

A aprendizagem será avaliada pela produção dos trabalhos dos alunos como por exemplo a exposição, a passeata, os convites.  Durante o desenrolar das atividades,  o professor estará avaliando as atitudes e o crescimento do aluno, bem como se as competências  previstas para a aula foram ou não desenvolvidas por eles.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.