Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


África do Sul: o país da copa

 

06/08/2010

Autor e Coautor(es)
Vânia Lúcia Lima Vieira de Mello
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Cidadania e cultura contemporânea
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Localizar no mapa múndi o continente africano
  • Conhecer  a África do Sul no continente Africano
  • Conhecer traços culturais de povos africanos
  • Analisar situações vivênciadas pelos negros africanos durante o apartheid.
Duração das atividades
04 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias

  • Vídeos  
  • Leitura de texto.  
  • Discussão.
  • Leitura de mapas       

Desenvolvimento     

1ª atividade:     

1)      O professor coloca no quadro as palavras ZAKUMI -  JABULANI – DISKI DANCE e questiona:

Vocês já viram essas palavras, sabem o que elas significam?

Qual a relação delas com a nossa aula de hoje?

Nesse momento, o professor apenas ouve os alunos e não faz nenhum comentário.  

2)      O professor encaminha os alunos para a sala de informática disponibilizando o mapa múndi

Ele está no endereço:  

http://www.lago.com.br/acervo/Mapas/images/MAPA-MUNDI%202_jpg.jpg 

 

3)      Com o mapa, o professor propõe que os alunos:  

 a)  Identifiquem os continentes mostrados no mapa-múndi.

b)  Localizem  o continente  africano.

c)  Identifiquem o continente ao norte do continente africano.

d)  Digam qual  o nome do continente que está  ao leste da África.

e) Identifiquem os continentes a oeste da África.

f) Identifiquem o continente onde  está localizado o Brasil.  

 4)      Após o trabalho com o mapa, o professor questiona: Será que já dá para sabermos o que são e o que significam as palavras do item 01 da atividade?   

OBS: Espera-se que os alunos não respondam corretamente a questão anterior, mas se isso acontecer, a ideia dos alunos deve ser reforçada pelo professor.                    

 

2ª atividade:  

 1)      O professor propõe que cada aluno formule, pelo menos, duas perguntas que gostariam de saber sobre a Copa do Mundo de 2010.  

2)      O professor socializa as perguntas formuladas pelos alunos e faz o registro delas no quadro.  

 3)      Em seguida, o professor distribui o texto (ou acessa o endereço que está abaixo) propondo  a leitura do mesmo.   

Brasil Escola » Educação Física » Esportes » Futebol » Copa do Mundo » Copa do Mundo de 2010  

Copa do Mundo de 2010

Logotipo da Copa do Mundo de 2010: http://www.brasilescola.com/educacaofisica/copa-mundo-2010.htm 

A Copa do Mundo, um dos maiores eventos esportivos do mundo, será disputada em 2010 na África do Sul. É a primeira vez que o evento ocorrerá no continente africano, obedecendo a política de rotação entre diferentes confederações organizada pela FIFA.

Na época do Apartheid, os estádios sul-africanos não eram construídos baseados no futebol, mas sim, no rubgy e no críquete. Assim, para realizar o evento, o país teve que construir cinco novos estádios, além de reformar os outros já existentes. Por ser o país-sede, a África do Sul já está pré-classificada para o evento. É bem provável que em 2010 seja a única vez em que o evento acontecerá no continente africano, visto que após a Copa de 2014, a qual ocorrerá na América do Sul, o sistema de rodízio da FIFA irá acabar, fazendo com que somente os países com as melhores condições sejam os anfitriões do evento.

A escolha da África do Sul se deu mediante votação por parte da FIFA. O país ficou com 14 pontos, Marrocos com 10 e Egito sem nenhum ponto. Líbia e Tunísia também se interessaram em sediar o evento de forma binacional (Coréia e Japão), no entanto se retiraram em 8 de maio de 2004, depois que sua junção não foi permitida.

O processo classificatório para a Copa do Mundo de 2010 se iniciou em 25 de agosto de 2007 e irá durar até novembro de 2009. Dos 208 membros da FIFA, 204 se inscreveram para o torneio. As cidades-sedes da Copa de 2010 serão: Bloemfontein, Cidade do Cabo, Durban, Joanesburgo, Kimberley, Nelspruit, Orkney, Polokwane, Port Elizabeth, Pretória e Rustenburg.

 A Copa do Mundo, um dos maiores eventos esportivos do mundo, será disputada em 2010 na África do Sul. É a primeira vez que o evento ocorrerá no continente africano, obedecendo a política de rotação entre diferentes confederações organizada pela FIFA.

Na época do Apartheid, os estádios sul-africanos não eram construídos baseados no futebol, mas sim, no rubgy e no críquete. Assim, para realizar o evento, o país teve que construir cinco novos estádios, além de reformar os outros já existentes. Por ser o país-sede, a África do Sul já está pré-classificada para o evento. É bem provável que em 2010 seja a única vez em que o evento acontecerá no continente africano, visto que após a Copa de 2014, a qual ocorrerá na América do Sul, o sistema de rodízio da FIFA irá acabar, fazendo com que somente os países com as melhores condições sejam os anfitriões do evento.

 A escolha da África do Sul se deu mediante votação por parte da FIFA. O país ficou com 14 pontos, Marrocos com 10 e Egito sem nenhum ponto. Líbia e Tunísia também se interessaram em sediar o evento de forma binacional (Coréia e Japão), no entanto se retiraram em 8 de maio de 2004, depois que sua junção não foi permitida.

O processo classificatório para a Copa do Mundo de 2010 se iniciou em 25 de agosto de 2007 e irá durar até novembro de 2009. Dos 208 membros da FIFA, 204 se inscreveram para o torneio. As cidades-sedes da Copa de 2010 serão: Bloemfontein, Cidade do Cabo, Durban, Joanesburgo, Kimberley, Nelspruit, Orkney, Polokwane, Port Elizabeth, Pretória e Rustenburg.

http://www.brasilescola.com/educacaofisica/copa-mundo-2010.htm    

1)      O professor propõe que a turma procure no texto, respostas para as perguntas formuladas por eles. Caso encontrem essas respostas, elas devem ser copiadas no caderno e socializadas com a turma.   

2)      Com certeza, nem todas as perguntas terão respostas nesse texto e então, o professor planeja com a turma um projeto de pesquisa com o objetivo de  que todas as dúvidas dos alunos sejam esclarecidas.   

3ª atividade:   

1)      O professor retoma mais uma vez as três palavras da primeira atividade dessa aula: ZAKUMI -  JABULANI – DISKI DANCE  propondo agora, uma atividade para descobrir o que significa cada uma delas. Inicia o processo de descoberta discutindo: Toda Copa do Mundo tem um mascote.Vocês sabem o significado da palavra Mascote?   

OBS:  O professor ouve a opinião dos alunos e em seguida informa:  Mascote é pessoa, animal ou coisa a que se atribui o dom de dar sorte, de trazer felicidade; planta da família das cucurbitáceas; talismã (Dicionário Escolar da Língua Portuguesa)

2)      O professor distribui os textos solicitando a leitura dos mesmos:   

1º texto: Mascote da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul

 Zakumi - Mascote da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul - 19º Copa do Mundo

Quem é Zakumi? é a mascote oficial para de FIFA para a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul.

O que é Zakumi? Zakumi é um leopardo com o cabelo verde de 16 anos (em 2010).

O que significa Zakumi? O código "ZA" representa a África do Sul ("Zuid-Afrika" em holandês) e "Kumi" significa dez (ano da Copa do mundo) em várias línguas africanas. A palavra "Zakumi" também pode ser entendida como "vem aqui" em algumas línguas sul-africanas e representa o povo, a geografia e o espírito da África do Sul.

Quando Zakumi nasceu? Zakumi foi apresentado em 22 de setembro de 2008, mas a mascote "nasceu" em 16 de junho de 1994, dia da juventude na África do Sul. O ano de 1994 representa o nascimento de uma nova África do Sul, com a introdução das eleições democráticas no país.

Como Zakumi terá 16 anos na Copa do Mundo ele também representa a nova geração que nasceu num país sem a política racista do Apartheid.

http://www.quadrodemedalhas.com/futebol/copa-do-mundo/copa-mundo-2010-mascote-zakumi.htm  

2º texto:   

Chamada Jabulani, a bola oficial é produzida pela Adidas.

A bola possui 11 cores diferentes, cada uma representando os dialetos e etnias diferentes da África do Sul. O nome da bola significa "Trazendo alegria para todos", em IsiZulu.

Foto da bola oficial: http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Mundo_de_2010

3º texto:  

 Outra curiosidade da copa da África é a música.

 O“Diski Dance”, a dança oficial da Copa do Mundo da África do Sul. O Diski Dance, em um dialeto africano, significa “futebol” e os passos são inspirados nas jogadas. Um dos movimentos do Diski Dance é inspirado na Table Mountain (Montanha da Mesa), que fica na Cidade do Cabo.   

http://www.africadosul.org.br/ 

1)      O professor discute os textos com a turma enfatizando o significado das palavras ZAKUMI -  JABULANI – DISKI  DANCE   

4ª atividade:   

1)      Com o objetivo de conhecer um pouco mais sobre o país da Copa do Mundo de 2010, o professor divide a turma em grupos e cada um deles ficará responsável por um tema:

1º grupo: Localização geográfica

2º grupo: O Cabo da Boa Esperança            

 3º grupo: Apartheid             

4º grupo: Economia

5º grupo: Organização política   

2)      O professor planejará com os alunos a pesquisa que irão realizar, definindo como as informações obtidas serão comunicadas e as fontes onde poderão colher os dados.  

 OBS: Para auxiliar professor e alunos, sugerimos alguns endereços:    

http://www.youtube.com/watch?v=bFehSnR6Bo8    

http://www.youtube.com/watch?v=rM-DyEgLXlg&NR=1      

http://www.youtube.com/watch?v=bFehSnR6Bo8&feature=related    

http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81frica_do_Sul    

http://www.africa-turismo.com/fotos/cape-point.htm   

http://www.suapesquisa.com/o_que_e/apartheid.htm    

3)      Apresentação dos trabalhos da pesquisa.        

   

  5ª atividade:

1)      O professor divide a turma em grupos e propõe a produção de  um texto onde poderão sintetizar todo o conhecimento adquirido com essa aula. Para que possam realizar essa tarefa, os alunos vão imaginar que são jornalistas e que irão escrever uma notícia para o jornal da cidade com o objetivo de mostrar a importância e os benefícios da Copa do Mundo de 2010 para a África do Sul. É bom lembrar aos alunos que uma notícia precisa de um título e que ele representa a síntese do conteúdo dela.   

2)      O professor propõe a leitura das notícias produzidas e faz os comentários necessários.       

 

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada  oral e coletivamente,  enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas  de leitura do texto e discussão das questões, a  produção de uma notícia, a pesquisa realizada,  as intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.