06/08/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Cidadania e cultura contemporânea |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cultura e diversidade cultural |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
- Não há necessidade de conhecimentos prévios.
1ª atividade:
1) O professor coloca no quadro as palavras ZAKUMI - JABULANI – DISKI DANCE e questiona:
Vocês já viram essas palavras, sabem o que elas significam?
Qual a relação delas com a nossa aula de hoje?
Nesse momento, o professor apenas ouve os alunos e não faz nenhum comentário.
2) O professor encaminha os alunos para a sala de informática disponibilizando o mapa múndi
Ele está no endereço:
http://www.lago.com.br/acervo/Mapas/images/MAPA-MUNDI%202_jpg.jpg
3) Com o mapa, o professor propõe que os alunos:
a) Identifiquem os continentes mostrados no mapa-múndi.
b) Localizem o continente africano.
c) Identifiquem o continente ao norte do continente africano.
d) Digam qual o nome do continente que está ao leste da África.
e) Identifiquem os continentes a oeste da África.
f) Identifiquem o continente onde está localizado o Brasil.
4) Após o trabalho com o mapa, o professor questiona: Será que já dá para sabermos o que são e o que significam as palavras do item 01 da atividade?
OBS: Espera-se que os alunos não respondam corretamente a questão anterior, mas se isso acontecer, a ideia dos alunos deve ser reforçada pelo professor.
2ª atividade:
1) O professor propõe que cada aluno formule, pelo menos, duas perguntas que gostariam de saber sobre a Copa do Mundo de 2010.
2) O professor socializa as perguntas formuladas pelos alunos e faz o registro delas no quadro.
3) Em seguida, o professor distribui o texto (ou acessa o endereço que está abaixo) propondo a leitura do mesmo.
Brasil Escola » Educação Física » Esportes » Futebol » Copa do Mundo » Copa do Mundo de 2010
Copa do Mundo de 2010
Logotipo da Copa do Mundo de 2010: http://www.brasilescola.com/educacaofisica/copa-mundo-2010.htm
A Copa do Mundo, um dos maiores eventos esportivos do mundo, será disputada em 2010 na África do Sul. É a primeira vez que o evento ocorrerá no continente africano, obedecendo a política de rotação entre diferentes confederações organizada pela FIFA.
Na época do Apartheid, os estádios sul-africanos não eram construídos baseados no futebol, mas sim, no rubgy e no críquete. Assim, para realizar o evento, o país teve que construir cinco novos estádios, além de reformar os outros já existentes. Por ser o país-sede, a África do Sul já está pré-classificada para o evento. É bem provável que em 2010 seja a única vez em que o evento acontecerá no continente africano, visto que após a Copa de 2014, a qual ocorrerá na América do Sul, o sistema de rodízio da FIFA irá acabar, fazendo com que somente os países com as melhores condições sejam os anfitriões do evento.
A escolha da África do Sul se deu mediante votação por parte da FIFA. O país ficou com 14 pontos, Marrocos com 10 e Egito sem nenhum ponto. Líbia e Tunísia também se interessaram em sediar o evento de forma binacional (Coréia e Japão), no entanto se retiraram em 8 de maio de 2004, depois que sua junção não foi permitida.
O processo classificatório para a Copa do Mundo de 2010 se iniciou em 25 de agosto de 2007 e irá durar até novembro de 2009. Dos 208 membros da FIFA, 204 se inscreveram para o torneio. As cidades-sedes da Copa de 2010 serão: Bloemfontein, Cidade do Cabo, Durban, Joanesburgo, Kimberley, Nelspruit, Orkney, Polokwane, Port Elizabeth, Pretória e Rustenburg.
A Copa do Mundo, um dos maiores eventos esportivos do mundo, será disputada em 2010 na África do Sul. É a primeira vez que o evento ocorrerá no continente africano, obedecendo a política de rotação entre diferentes confederações organizada pela FIFA.
Na época do Apartheid, os estádios sul-africanos não eram construídos baseados no futebol, mas sim, no rubgy e no críquete. Assim, para realizar o evento, o país teve que construir cinco novos estádios, além de reformar os outros já existentes. Por ser o país-sede, a África do Sul já está pré-classificada para o evento. É bem provável que em 2010 seja a única vez em que o evento acontecerá no continente africano, visto que após a Copa de 2014, a qual ocorrerá na América do Sul, o sistema de rodízio da FIFA irá acabar, fazendo com que somente os países com as melhores condições sejam os anfitriões do evento.
A escolha da África do Sul se deu mediante votação por parte da FIFA. O país ficou com 14 pontos, Marrocos com 10 e Egito sem nenhum ponto. Líbia e Tunísia também se interessaram em sediar o evento de forma binacional (Coréia e Japão), no entanto se retiraram em 8 de maio de 2004, depois que sua junção não foi permitida.
O processo classificatório para a Copa do Mundo de 2010 se iniciou em 25 de agosto de 2007 e irá durar até novembro de 2009. Dos 208 membros da FIFA, 204 se inscreveram para o torneio. As cidades-sedes da Copa de 2010 serão: Bloemfontein, Cidade do Cabo, Durban, Joanesburgo, Kimberley, Nelspruit, Orkney, Polokwane, Port Elizabeth, Pretória e Rustenburg.
http://www.brasilescola.com/educacaofisica/copa-mundo-2010.htm
1) O professor propõe que a turma procure no texto, respostas para as perguntas formuladas por eles. Caso encontrem essas respostas, elas devem ser copiadas no caderno e socializadas com a turma.
2) Com certeza, nem todas as perguntas terão respostas nesse texto e então, o professor planeja com a turma um projeto de pesquisa com o objetivo de que todas as dúvidas dos alunos sejam esclarecidas.
1) O professor retoma mais uma vez as três palavras da primeira atividade dessa aula: ZAKUMI - JABULANI – DISKI DANCE propondo agora, uma atividade para descobrir o que significa cada uma delas. Inicia o processo de descoberta discutindo: Toda Copa do Mundo tem um mascote.Vocês sabem o significado da palavra Mascote?
OBS: O professor ouve a opinião dos alunos e em seguida informa: Mascote é pessoa, animal ou coisa a que se atribui o dom de dar sorte, de trazer felicidade; planta da família das cucurbitáceas; talismã (Dicionário Escolar da Língua Portuguesa)
2) O professor distribui os textos solicitando a leitura dos mesmos:
1º texto: Mascote da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul
Zakumi - Mascote da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul - 19º Copa do Mundo
Quem é Zakumi? é a mascote oficial para de FIFA para a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul.
O que é Zakumi? Zakumi é um leopardo com o cabelo verde de 16 anos (em 2010).
O que significa Zakumi? O código "ZA" representa a África do Sul ("Zuid-Afrika" em holandês) e "Kumi" significa dez (ano da Copa do mundo) em várias línguas africanas. A palavra "Zakumi" também pode ser entendida como "vem aqui" em algumas línguas sul-africanas e representa o povo, a geografia e o espírito da África do Sul.
Quando Zakumi nasceu? Zakumi foi apresentado em 22 de setembro de 2008, mas a mascote "nasceu" em 16 de junho de 1994, dia da juventude na África do Sul. O ano de 1994 representa o nascimento de uma nova África do Sul, com a introdução das eleições democráticas no país.
Como Zakumi terá 16 anos na Copa do Mundo ele também representa a nova geração que nasceu num país sem a política racista do Apartheid.
http://www.quadrodemedalhas.com/futebol/copa-do-mundo/copa-mundo-2010-mascote-zakumi.htm
2º texto:
Chamada Jabulani, a bola oficial é produzida pela Adidas.
A bola possui 11 cores diferentes, cada uma representando os dialetos e etnias diferentes da África do Sul. O nome da bola significa "Trazendo alegria para todos", em IsiZulu.
Foto da bola oficial: http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Mundo_de_2010
3º texto:
Outra curiosidade da copa da África é a música.
O“Diski Dance”, a dança oficial da Copa do Mundo da África do Sul. O Diski Dance, em um dialeto africano, significa “futebol” e os passos são inspirados nas jogadas. Um dos movimentos do Diski Dance é inspirado na Table Mountain (Montanha da Mesa), que fica na Cidade do Cabo.
http://www.africadosul.org.br/
1) O professor discute os textos com a turma enfatizando o significado das palavras ZAKUMI - JABULANI – DISKI DANCE
1) Com o objetivo de conhecer um pouco mais sobre o país da Copa do Mundo de 2010, o professor divide a turma em grupos e cada um deles ficará responsável por um tema:
1º grupo: Localização geográfica
2º grupo: O Cabo da Boa Esperança
3º grupo: Apartheid
4º grupo: Economia
5º grupo: Organização política
2) O professor planejará com os alunos a pesquisa que irão realizar, definindo como as informações obtidas serão comunicadas e as fontes onde poderão colher os dados.
OBS: Para auxiliar professor e alunos, sugerimos alguns endereços:
http://www.youtube.com/watch?v=bFehSnR6Bo8
http://www.youtube.com/watch?v=rM-DyEgLXlg&NR=1
http://www.youtube.com/watch?v=bFehSnR6Bo8&feature=related
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81frica_do_Sul
http://www.africa-turismo.com/fotos/cape-point.htm
http://www.suapesquisa.com/o_que_e/apartheid.htm
3) Apresentação dos trabalhos da pesquisa.
1) O professor divide a turma em grupos e propõe a produção de um texto onde poderão sintetizar todo o conhecimento adquirido com essa aula. Para que possam realizar essa tarefa, os alunos vão imaginar que são jornalistas e que irão escrever uma notícia para o jornal da cidade com o objetivo de mostrar a importância e os benefícios da Copa do Mundo de 2010 para a África do Sul. É bom lembrar aos alunos que uma notícia precisa de um título e que ele representa a síntese do conteúdo dela.
2) O professor propõe a leitura das notícias produzidas e faz os comentários necessários.
http://pt.wikipedia.org/wiki/FIFA
http://www.guiadicas.com/quais-sao-os-nomes-dos-continentes/
http://www.africadosul.org.br/
http://www.africa-turismo.com/africa-do-sul/cultura.htm
http://www.brasilescola.com/geografia/caracteristicas-continente-africano.htm
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas de leitura do texto e discussão das questões, a produção de uma notícia, a pesquisa realizada, as intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!