Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Nossa Morada

 

18/06/2010

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Mariane Éllen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com as aulas propostas o aluno poderá conhecer os diferentes tipos de moradia, observar o trajeto feito por cada criança da casa até a escola, bem como construir a partir de maquetes a representação da moradia de cada aluno.

Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – três (3) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o professor já tenha trabalhado com o aluno a singularidade de cada família da turma. Sugerimos a aula "Minha história registrada" publicada no Portal do Professor.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:  aproximadamente 60 minutos

Professor, inicie esta aula com uma roda de conversa. Dialogue com a turma sobre o lugar onde moramos. Leve a turma à sala de multimídia da escola para assistir ao filme: “Os três porquinhos”.  

 Filme: Os três porquinhos

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=75UcJV4xQUE  

Professor, após assistirem ao filme solicite que as crianças façam um registro no caderno no qual cada aluno deve enumerar os diferentes materiais utilizados para construir as casas, sua resistência e o que pode acontecer se utilizarmos um material mais frágil para construir uma casa nos dias de hoje. Faça uma ilustração de cada casa representada na história.

Como tarefa de casa, solicite que cada aluno observe o trajeto feito por ele de casa até a escola, atentando-se para os lugares por onde passam: ruas e paisagens.

Atividade 2:  aproximadamente 60 minutos

Retome a atividade que os alunos fizeram em casa sobre o trajeto realizado entre sua casa e a escola. Peça que os alunos registrem no caderno os nomes dos lugares, ruas e paisagens por onde passaram. Faça um cartaz com as informações coletadas para expor na sala de aula.   Professor leve a turma para a sala multimídia da escola para assistir ao vídeo e também cantar “A Casa” de Vinícius de Moraes.

Sítio: http://www.youtube.com/watch?v=ipjly96rzxA&feature=related  

Em seguida disponibilize folhas em branco para que cada aluno possa fazer um desenho representando as partes da casa descritas na música. Faça um painel para expor na sala de aula as produções dos alunos.

Atividade 3:  aproximadamente 60 minutos   

Proponha à turma a atividade abaixo a ser feita no caderno de matemática. Faça uma sondagem com a mesma utilizando as seguintes às questões:   

MORADIA

A)    Responda:   

1)      Quantos alunos moram em apartamento?  

2)      Quantos alunos moram em casa?   

3)      Quantos alunos preferem morar em apartamento?   

4)      Quantos alunos preferem morar em casa?   

B)    Desenhe a quantidade de casas da nossa turma.   

C)    Desenhe a quantidade de apartamentos da nossa turma.     

Professor, para esta aula solicite aos alunos que levem para a escola caixas de sapato ou mesmo de outros alimentos, para que possam ser utilizadas para montar uma maquete. Divida a sala em grupos de quatro ou cinco alunos e disponibilize materiais diversos tais como: cola, tesoura, papéis coloridos e outros. Com os materiais em mãos, auxilie os grupos na confecção da maquete.

Recursos Complementares

Para outras informações sobre a temática moradia, acesse o sítio: http://pt.wikipedia.org/wiki/Casa 

Avaliação

A avaliação poderá ser feita em todos os momentos propostos, por meio da observação dos momentos vivenciados e registros individuais de cada aluno. É importante perceber a compreensão da turma sobre os diferentes tipos de moradia.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.