18/06/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Mariane Éllen da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Com as aulas propostas o aluno poderá conhecer os diferentes tipos de moradia, observar o trajeto feito por cada criança da casa até a escola, bem como construir a partir de maquetes a representação da moradia de cada aluno.
Para a realização desta aula é necessário que o professor já tenha trabalhado com o aluno a singularidade de cada família da turma. Sugerimos a aula "Minha história registrada" publicada no Portal do Professor.
Atividade 1: aproximadamente 60 minutos
Professor, inicie esta aula com uma roda de conversa. Dialogue com a turma sobre o lugar onde moramos. Leve a turma à sala de multimídia da escola para assistir ao filme: “Os três porquinhos”.
Filme: Os três porquinhos
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=75UcJV4xQUE
Professor, após assistirem ao filme solicite que as crianças façam um registro no caderno no qual cada aluno deve enumerar os diferentes materiais utilizados para construir as casas, sua resistência e o que pode acontecer se utilizarmos um material mais frágil para construir uma casa nos dias de hoje. Faça uma ilustração de cada casa representada na história.
Como tarefa de casa, solicite que cada aluno observe o trajeto feito por ele de casa até a escola, atentando-se para os lugares por onde passam: ruas e paisagens.
Atividade 2: aproximadamente 60 minutos
Retome a atividade que os alunos fizeram em casa sobre o trajeto realizado entre sua casa e a escola. Peça que os alunos registrem no caderno os nomes dos lugares, ruas e paisagens por onde passaram. Faça um cartaz com as informações coletadas para expor na sala de aula. Professor leve a turma para a sala multimídia da escola para assistir ao vídeo e também cantar “A Casa” de Vinícius de Moraes.
Sítio: http://www.youtube.com/watch?v=ipjly96rzxA&feature=related
Em seguida disponibilize folhas em branco para que cada aluno possa fazer um desenho representando as partes da casa descritas na música. Faça um painel para expor na sala de aula as produções dos alunos.
Atividade 3: aproximadamente 60 minutos
Proponha à turma a atividade abaixo a ser feita no caderno de matemática. Faça uma sondagem com a mesma utilizando as seguintes às questões:
MORADIA
A) Responda:
1) Quantos alunos moram em apartamento?
2) Quantos alunos moram em casa?
3) Quantos alunos preferem morar em apartamento?
4) Quantos alunos preferem morar em casa?
B) Desenhe a quantidade de casas da nossa turma.
C) Desenhe a quantidade de apartamentos da nossa turma.
Professor, para esta aula solicite aos alunos que levem para a escola caixas de sapato ou mesmo de outros alimentos, para que possam ser utilizadas para montar uma maquete. Divida a sala em grupos de quatro ou cinco alunos e disponibilize materiais diversos tais como: cola, tesoura, papéis coloridos e outros. Com os materiais em mãos, auxilie os grupos na confecção da maquete.
Para outras informações sobre a temática moradia, acesse o sítio: http://pt.wikipedia.org/wiki/Casa
A avaliação poderá ser feita em todos os momentos propostos, por meio da observação dos momentos vivenciados e registros individuais de cada aluno. É importante perceber a compreensão da turma sobre os diferentes tipos de moradia.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!