Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


“Minha letrinha inicial - As primeiras tentativas de escrita”.

 

23/06/2010

Autor e Coautor(es)
Thalita Carlos Moreno Tomé Peres
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Promover experiências significativas de aprendizagem da língua escrita através da tentativa espontânea e orientada da letra inicial no nome;
  • Compreender a importância do nome;
  • Diferenciar visualmente a forma das letrinhas;
  • Elaborar hipóteses para decifrar o código escrito;
  • Relacionar as iniciais dos nomes das crianças com os nomes de outras pessoas e/ou objetos;
  • Propiciar o aluno a participar ativamente da construção do seu conhecimento acerca da leitura e escrita do seu nome, por exemplo.
Duração das atividades
2 aulas de 1 hora cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há a necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento: Caixa de letrinhas

  1. Confeccione uma caixa decorada com letras, fotos das crianças e imagens de outros objetos que inicie com a letra inicial das crianças;
  2. Confeccione as letrinhas iniciais das crianças em tamanho grande, de fácil visualização. Recorte-as e cole-as em fichas de papelão;
  3. Coloque na caixa, objetos que o nome inicia com as mesmas letras iniciais das crianças. É importante para essa faixa etária, colocar um objeto para cada letra inicial;
  4. Com as crianças dispostas na roda, converse com elas sobre a caixa misteriosa, sugere-se fazer as seguintes perguntas:
  • Que caixa é esta?
  • Para que serve?
  • O que representam as imagens fixadas na caixa?
  • Para que servem as letrinhas fixadas na caixa?
  • Vocês conseguem reconhecer alguma letrinha?
  • Para que servem as letrinhas?

Neste momento, a professora deverá explicar a importância social da escrita às crianças.

5. Em seguida, convide uma criança do grupo, para abrir a caixa misteriosa, retirar a ficha da sua letrinha e um objeto, solicite que a criança faça a correspondência da letra com o objeto. Caso o objeto que criança retire da caixa não possua a letra inicial igual à do nome da criança, peça que a criança tente novamente, até conseguir estabelecer a relação.

2º Momento: Atividade de busca.

  1. Disponibilize revistas, jornais, rótulos e embalagens vazias e limpas;
  2. Separe esse material com antecedência;
  3. Deixe os alunos manusearem todo o material livremente;
  4. Solicite que as crianças encontrem a(s) letrinha(s) inicial(s) do seu nome;  
  5. Proponha o recorte destas letrinhas;  
  6. Distribua trechos de revistas ou jornais para as crianças. Depois solicite: “Pinte de azul a(s) letrinha(s) inicial(s) do seu nome”;
  7. Disponibilize um painel (papel cartão ou papel Kraft) no centro sala;
  8. Com as crianças sentadas em roda, construa palavras com a(s) letrinha(s) inicial(s) do seu nome, recortadas e grifadas por elas anteriormente. Recorte outras letras para compor as palavras, caso julgue necessário.  

3º Momento: Sugestão de registros

Explore atividades diferenciadas de preenchimento, escrita espontânea e identificação das letras iniciais em textos coletivos produzidos pelas próprias crianças. Sugere-se um relato de experiência das atividades acima: caixa misteriosa e atividade de busca. Pergunte às crianças o que elas acharam das atividades, porque elas são importantes, o que aprendemos com elas, etc. Redija um texto coletivo sobre as impressões das próprias crianças, posteriormente faça a leitura do texto e solicite que elas identifiquem a(s) letrinha(s) inicial(s) do seu nome no mesmo.

Recursos Complementares

Para esta, não utilizou-se de recursos complementares.

Avaliação

O desafio desta aula, não é o de ensinar letras, mas o de construir bases para que as crianças possam desenvolver sua aquisição da cultura escrita. Torna-se portanto, fundamental uma avaliação minuciosa acerca do desenvolvimento das crianças. É preciso estar atento, para propor e mediar desafios, além de sugerir reflexões em vários momentos da aula, principalmente sobre a necessidade de conhecer mais e de expressar-se por meio de diferentes linguagens.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.