23/06/2010
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Não há a necessidade de conhecimentos prévios.
1º Momento: Caixa de letrinhas
Neste momento, a professora deverá explicar a importância social da escrita às crianças.
5. Em seguida, convide uma criança do grupo, para abrir a caixa misteriosa, retirar a ficha da sua letrinha e um objeto, solicite que a criança faça a correspondência da letra com o objeto. Caso o objeto que criança retire da caixa não possua a letra inicial igual à do nome da criança, peça que a criança tente novamente, até conseguir estabelecer a relação.
2º Momento: Atividade de busca.
3º Momento: Sugestão de registros
Explore atividades diferenciadas de preenchimento, escrita espontânea e identificação das letras iniciais em textos coletivos produzidos pelas próprias crianças. Sugere-se um relato de experiência das atividades acima: caixa misteriosa e atividade de busca. Pergunte às crianças o que elas acharam das atividades, porque elas são importantes, o que aprendemos com elas, etc. Redija um texto coletivo sobre as impressões das próprias crianças, posteriormente faça a leitura do texto e solicite que elas identifiquem a(s) letrinha(s) inicial(s) do seu nome no mesmo.
Para esta, não utilizou-se de recursos complementares.
O desafio desta aula, não é o de ensinar letras, mas o de construir bases para que as crianças possam desenvolver sua aquisição da cultura escrita. Torna-se portanto, fundamental uma avaliação minuciosa acerca do desenvolvimento das crianças. É preciso estar atento, para propor e mediar desafios, além de sugerir reflexões em vários momentos da aula, principalmente sobre a necessidade de conhecer mais e de expressar-se por meio de diferentes linguagens.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!