Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Copa do Mundo de Futebol: do rádio à televisão – as emoções do jogo

 

31/07/2010

Autor e Coautor(es)
TIAGO LISBOA BARTHOLO
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Representar corporalmente diferentes jogadas narradas por locutores esportivos.

- Compreender o papel da mídia como mediadora das emoções dos jogos esportivos.

Duração das atividades
Uma aula de cinquenta minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Caro professor, essa aula faz parte de um plano de unidade que pretende apresentar atividades alternativas e interdisciplinares para trabalhar o tema da Copa do Mundo. Nessa aula, o professor irá explorar a relação das grandes mídias com o crescimento das práticas esportivas e como ambos foram mutuamente afetados.   

Atividade 1: 

Inicie a aula com um jogo de palavras. Escreva no quadro uma série de palavras. Exemplos 1: bomba, míssil, guerra, batalha, guerreiros, tragédia, vida ou morte etc. Peça aos alunos para tentarem relacionar essas palavras com algum tema. Posteriormente apague essas palavras e escreva um novo grupo de palavras. Exemplos 2: caneta, elástico, lençol, ovinho, meia lua etc. Peça aos alunos para tentarem relacionar essas palavras com algum tema. Por fim, apresente um terceiro, e último, grupo de palavras. Exemplo 3: arte, artista, palhaço, gênio, espetáculo.

Dica: Caro professor, uma outra possibilidade para realizar a atividade 1 é com a confecção de fichas do mesmo tamanho. Cada aluno receberá uma ficha e deverá se juntar com colegas que tenham fichas com temas semelhantes (as palavras em cada ficha podem ser as mesmas descritas anteriormente). Cada grupo deverá ler em voz alta para o restante da turma as palavras existentes em suas fichas. Por fim, os alunos deverão relacionar as palavras com algum tema específico. 

Todas as palavras descritas são utilizadas por jornalistas esportivos em mídias impressas e eletrônicas diariamente no Brasil para retratar partidas de futebol. São os jornalistas que “traduzem” o jogo e constroem suas emoções para os leitores e expectadores. Peça aos alunos para relacionarem as palavras do “exemplo 1”, “exemplo 2” e “exemplo 3” com outros temas além do futebol. Exemplo 1 pode ser relacionado com um conflito armado entre dois países, o exemplo 3 pode ser relacionado com o circo ou outra expressão artística.   

Atividade 2: 

Essa atividade deverá ser feita em um espaço que possua um aparelho de som e uma televisão. Serão dois exercícios simultâneos. Metade da turma irá assistir um gol pela televisão sem som. Os alunos deverão narrar o gol demonstrando grande emoção. Cada aluno deverá escrever a sua narração e posteriormente dublará o gol para toda a turma. A intenção principal será entreter os colegas e transmitir emoção ao contar a “história do gol”.

http://www.youtube.com/watch?v=8ZRwJPXdhjc&feature=related  

A outra metade da turma irá ouvir um gol narrado por um locutor de rádio. Os alunos deverão transformar o som do locutor em uma apresentação corporal, utilizando à mímica. Divididos em pequenos grupos, os alunos deverão encenar o gol que ouviram do locutor. Essa encenação deverá ser feita na quadra de forma o mais realista possível.

http://www.youtube.com/watch?v=aVjpLZtN9UY&feature=related 

http://www.youtube.com/watch?v=ANWrl5rMQ7I&feature=related   

Atividade 3:

A última atividade da aula será uma comparação entre os estilos de narrativa do locutor de televisão e do rádio. Apresente 5 minutos do som de uma partida de futebol transmitida pela televisão (mas não permita que os alunos possam observar as imagens) e, posteriormente, apresente 5 minutos da transmissão do locutor de rádio. Peça aos alunos para realçarem as diferenças observadas: 1) velocidade da narração, 2) tipos de palavras utilizadas, 3) adjetivos e outros termos empregados na transmissão.

http://www.vozesbrasileiras.com.br/html/galeria.html 

Pergunte aos alunos: na narração da partida de futebol transmitida pela televisão é possível imaginar o que ocorre na partida sem observar as imagens? E quando locutor de rádio entra em ação é possível imaginar o que está ocorrendo em campo?

Peça ao grupo para identificar as formas mais atrativas de assistir as partidas de futebol: pelo rádio ou pela televisão? Quais as principais diferenças observadas nas duas formas de apresentar a partida de futebol?

Recursos Complementares

Entrevista com José Silvério – importante locutor de rádio

http://www.youtube.com/watch?v=vyA9Qw9WMW4 

Avaliação

Ao final da aula os alunos deverão ser capazes de compreender o papel das mídias como construtoras de uma narrativa que “traduz” o jogo para os leitores, ouvintes e telespectadores.  Algumas questões para nortear o debate final: 1) destaque alguns adjetivos utilizados para descrever uma partida de futebol; 2) na sua opinião, qual o papel do locutor esportivo? Quais as diferenças observadas entre o locutor de televisão e do rádio?

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Eva Pereira Gomes, E.M.Flonete A da Silva , Rio de Janeiro - disse:
    tiaeva94@hotmail.com

    29/08/2010

    Cinco estrelas

    A aula foi bem elaborada, e perfeitamente oportuna,pois usou um tema bem atual que foi a Copa do Mundo na Africa do Sul.Onde observamos os costumes e atitudes daquele povo que pouco ou quase nada sabemos,porém Vuvuzela nem jovemnem adultos ou crianças vão esquecer. Os locutores tem vocábuario bem distinto;pelota,golaço,entrou com bola e tudo ,linha dos tres,ta la,tala.Aqui tenho Mel basse que faz gool junto com os locutores.No rádio eles tem mais criatividade,a TV mostra o real sem fantasia!Gool


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.