10/08/2010
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
- Observar modelos de formulários comuns e compreender sua diagramação e seu vocabulário (data de nascimento, sexo, estado civil, nacionalidade etc.).
- Ler e preencher formulários simples.
- Dominar as relações entre grafemas e fonemas.
As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa;
- trabalho em grupo;
- texto impresso;
Desenvolvimento
1ª atividade:
1) Sugere-se que para essa aula, o professor solicite que os alunos tragam seus documentos pessoais como RG, CPF, Certidão de casamento ou nascimento, comprovante de endereço (entre outros). O professor poderá apresentar, também, as imagens abaixo:
2) O professor inicia a aula levando os alunos para o laboratório de informática e colocando a seguinte situação: Imagine que você foi comprar uma televisão. Chegando à loja, escolheu o aparelho e foi ao Crediário para preencher o formulário de abertura de crédito.
3) O professor propõe que os alunos acessem o endereço abaixo e preencham o formulário como se estivessem na loja. Nesse momento o professor não faz nenhuma intervenção, apenas observa.
4) Após o preenchimento do formulário, o professor questiona: vocês tiveram alguma dúvida para preencher esse formulário? Vocês conseguiram preencher todos os itens solicitados?
OBS: Caso os alunos tenham apresentado alguma dúvida ou dificuldade para esse preenchimento, o professor fará todos os esclarecimentos necessários.
5) O professor solicita que os alunos falem em que outras situações da vida deles, tiveram que preencher um formulário. Enquanto os alunos vão manifestando, o professor vai listando no quadro.
OBS: A lista de formulários será utilizada em outro momento da aula.
6) O professor solicita que cada um dos alunos escolha uma dessas duas profissões: projetista ou arquitetos e que também imaginem que estão concorrendo a uma vaga de emprego nessas profissões. Para isso, pede que acessem o endereço abaixo e preencham o formulário que nele se encontra.
http://www.4folhas.com.br/formularios_empresas/armadi/formulario_projetista.asp
7) Novamente, após o preenchimento do formulário, o professor questiona: vocês tiveram alguma dúvida para preencher esse formulário? Vocês conseguiram preencher todos os itens solicitados?
OBS: Caso os alunos tenham apresentado alguma dúvida ou dificuldade para esse preenchimento, o professor fará todos os esclarecimentos necessários.
2ª atividade:
1) Com o objetivo de explorar mais o gênero textual formulário, muito presente na vida dos alunos, inicia-se uma discussão a partir das características textuais e da função social desses textos. Para esse momento, o professor recorre à lista feita na atividade anterior, onde os alunos poderão perceber claramente as situações de uso dos formulários.
http://www.4folhas.com.br/formularios_empresas/armadi/formulario_projetista.asp
2) Sugere-se que após a discussão sobre as características, forma, composição e função social do gênero formulário, o professor poderá solicitar que os alunos tragam para a sala de aula formulários que eles precisam preencher, mas que necessitam de orientação. Caso isso não seja possível, sugere-se que acessem os endereços abaixo, terão alguns modelos de formulários.
http://www.sines.pt/PT/LojadoMunicipe/formularios/Paginas/default.aspx
3) O professor poderá trabalhar com o preenchimento dos formulários explorando termos como: escolaridade, período, cargo, cônjuge, estado civil, residência, cartão de crédito, cheque especial, remuneração, entre outros termos que o alfabetizador suponha ser necessário para a sua turma.
4) Sugere-se que o professor, durante a exploração dos termos extraídos dos formulários, solicite aos alunos a consulta ao dicionário. Após a pesquisa dos significados dos termos citados, o professor poderá anexar cartazes explicativos referente às palavras e expressões encontradas nos formulários.
3ª atividade:
1) A turma será dividida em grupos para a realização da próxima atividade. Cada grupo receberá uma instrução diferente:
1º grupo: O grupo assumirá o papel de um médico e deverá criar um formulário para ser preenchido, pelo paciente, na primeira consulta que fizer.
2º grupo: O grupo assumirá o papel de uma equipe gestora de uma escola e deverá criar um formulário para ser preenchido pelo candidato a uma vaga nessa escola.
3º grupo: O grupo assumirá o papel de um dono de empresa e deverá criar um formulário para ser preenchido, pelo trabalhador, para requerer uma licença médica.
4º grupo: O grupo assumirá o papel de vendedor de livros e deverá criar um formulário para ser preenchido, pelo cliente, para realizar seu cadastro na livraria.
5º grupo: O grupo assumirá o papel de um policial e deverá criar um formulário para ser preenchido, pelo motorista, no momento de uma ocorrência de trânsito.
OBS: Se o professor achar conveniente, poderá usar para a produção dos formulários a lista construída na primeira atividade dessa aula.
2) O professor propõe a troca dos formulários entre os grupos para que sejam preenchidos.
3) O professor socializa as produções dos alunos e o preenchimento dos formulários criados pela turma e faz os comentários necessários.
4) O professor finaliza a aula propondo que os alunos manifestem o que acharam importante aprender com o estudo dos formulários.
O que é um formulário:
http://www.sato.adm.br/dp/formularios.htm
Mais informações sobre Gêneros Textuais:
COSTA, Sérgio Roberto Dicionário de gêneros textuais. 2ª. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
- Revista Nova Escola. Editora Abril. Ano XXIV. Nº 224. Agosto de 2009.
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos. A aula sobre preenchimento de formulários é bastante pertinente já que os jovens e adultos deparam com esse gênero textual frequentemente em seu dia a dia, portanto, o professor deverá avaliar se, de fato, os alunos finalizaram essa aula com a capacidade de preencher formulários simples, atribuindo sentido aos termos escolaridade, cônjuge, estado civil, remuneração, entre outros.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!