Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Dia a dia: como preencher formulários

 

10/08/2010

Autor e Coautor(es)
Ana Paula Campos Cavalcanti Soares
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Observar modelos de formulários comuns e compreender sua diagramação e seu vocabulário (data de nascimento, sexo, estado civil, nacionalidade etc.).

- Ler e preencher formulários simples.

Duração das atividades
02 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Dominar as relações entre grafemas e fonemas.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:

- aula interativa;

- trabalho em grupo;

- texto impresso;     

Desenvolvimento   

1ª atividade:   

1)      Sugere-se que para essa aula, o professor solicite que os alunos tragam seus documentos pessoais como RG, CPF, Certidão de casamento ou nascimento, comprovante de endereço (entre outros).   O professor poderá apresentar, também, as imagens abaixo:

2)      O professor inicia a aula levando os alunos para o laboratório de informática e colocando  a seguinte situação: Imagine que você foi  comprar  uma televisão. Chegando à loja, escolheu o aparelho e foi ao Crediário para preencher o formulário de abertura de crédito.   

3)      O professor propõe que os alunos acessem o endereço abaixo  e preencham o formulário como se estivessem na loja. Nesse momento o professor não faz nenhuma intervenção, apenas observa.   

http://www.maximundial.com.br/form-crediario.html?keepThis=true&TB_iframe=true&height=400&width=680%A0      

4)      Após o preenchimento do formulário, o professor questiona: vocês tiveram alguma dúvida para preencher esse formulário? Vocês conseguiram preencher todos os itens solicitados?

OBS: Caso os alunos tenham apresentado alguma dúvida ou dificuldade para esse preenchimento, o professor fará todos os esclarecimentos necessários.   

5)      O professor solicita que os alunos falem em que outras situações da vida deles, tiveram que preencher um formulário. Enquanto os alunos vão manifestando, o professor vai listando no quadro.

OBS: A lista de formulários será utilizada em outro momento da aula.

6)      O professor solicita que cada um dos alunos escolha uma dessas duas profissões: projetista ou arquitetos e que também  imaginem que estão concorrendo a uma vaga de emprego nessas profissões. Para isso, pede que acessem o endereço abaixo e preencham o formulário que nele se encontra.  

http://www.4folhas.com.br/formularios_empresas/armadi/formulario_projetista.asp  

7)      Novamente, após o preenchimento do formulário, o professor questiona: vocês tiveram alguma dúvida para preencher esse formulário? Vocês conseguiram preencher todos os itens solicitados?   

OBS: Caso os alunos tenham apresentado alguma dúvida ou dificuldade para esse preenchimento, o professor fará todos os esclarecimentos necessários.   

2ª atividade:     

1)      Com o objetivo de explorar mais o gênero textual formulário, muito presente na vida dos alunos,  inicia-se uma discussão a partir das características textuais e da função social desses textos. Para esse momento, o professor recorre à lista feita na atividade anterior, onde os alunos poderão perceber claramente as situações de uso dos formulários.     

http://www.4folhas.com.br/formularios_empresas/armadi/formulario_projetista.asp    

2)       Sugere-se que após a discussão sobre as características, forma, composição e função social do gênero formulário, o professor poderá solicitar que os alunos tragam para a sala de aula formulários que eles precisam preencher, mas que necessitam de orientação. Caso isso não seja possível, sugere-se que acessem os endereços abaixo, terão alguns modelos de formulários.  

http://www.sines.pt/PT/LojadoMunicipe/formularios/Paginas/default.aspx       

 3)       O professor poderá trabalhar com o preenchimento dos formulários explorando termos como: escolaridade, período, cargo, cônjuge, estado civil, residência, cartão de crédito, cheque especial, remuneração, entre outros termos que o alfabetizador suponha ser necessário para a sua turma.   

4)       Sugere-se que o professor, durante a exploração dos termos extraídos dos formulários, solicite aos alunos a consulta ao dicionário. Após a pesquisa dos significados dos termos citados, o professor poderá anexar cartazes explicativos referente às palavras e expressões encontradas nos formulários.     

3ª atividade:   

1)      A turma será dividida em grupos para a realização da próxima atividade. Cada grupo receberá uma instrução diferente:   

1º grupo: O grupo assumirá o papel de um médico e deverá criar um formulário para ser preenchido, pelo paciente, na primeira consulta que fizer.  

2º grupo: O grupo assumirá o papel de uma equipe gestora de uma escola e deverá criar um formulário para ser preenchido pelo candidato a uma vaga nessa escola.      

 3º grupo: O grupo assumirá o papel de um dono de empresa e deverá criar um formulário para ser preenchido, pelo trabalhador, para requerer uma licença médica.   

4º grupo: O grupo assumirá o papel de vendedor de livros e deverá criar um formulário para ser preenchido, pelo cliente, para realizar seu cadastro na livraria.   

5º grupo: O grupo assumirá o papel de um policial  e deverá criar um formulário para ser preenchido, pelo motorista, no momento de uma ocorrência de trânsito.  

 OBS: Se o professor achar conveniente, poderá usar para a produção dos formulários a lista construída na primeira atividade dessa aula.   

2)      O professor propõe a troca dos formulários entre os grupos para que sejam preenchidos.   

3)      O professor socializa as produções dos alunos e o preenchimento dos formulários criados pela turma e faz os comentários necessários.  

4)      O professor finaliza a aula propondo que os alunos manifestem o que acharam importante aprender com o estudo dos formulários. 

Recursos Complementares

O que é um formulário:   

http://www.sato.adm.br/dp/formularios.htm 

Mais informações sobre Gêneros Textuais:   

COSTA, Sérgio Roberto Dicionário de gêneros textuais. 2ª. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.   

- Revista Nova Escola. Editora Abril. Ano XXIV. Nº 224. Agosto de 2009.

www.novaescola.org.br 

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos. A aula sobre preenchimento de formulários é bastante pertinente já que os jovens e adultos deparam com esse gênero textual frequentemente em seu dia a dia, portanto,  o professor deverá avaliar se, de fato, os alunos finalizaram essa aula com a capacidade de preencher formulários simples, atribuindo sentido aos termos escolaridade, cônjuge, estado civil, remuneração, entre outros.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.