Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Produzindo um mural educativo sobre ameaça virtual

 

06/06/2010

Autor e Coautor(es)
Daniela Braga de Paula
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Educação Escolar Indígena Línguas Desenvolvimento da linguagem escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer “spams”, “vírus” e outras ameaças virtuais;     
  • confeccionar um mural;
  • pesquisar informações a respeito do tema apresentado.
Duração das atividades
02 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conhecimento básico em Internet,
  • Uso de sites de busca e contas de e-mail.
Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Para começar a aula, o professor deverá  entregar aos alunos cópia (xerox) ou mostrar cartazes ou em datashow os seguintes cartoons:

 http://www.pedrolamas.com/wp-content/uploads/2008/01/spam.jpg

* "Eu chego no escritório por volta das 8 h 45, sirvo uma xícara de café, viro para o meu computador, deleto todo o spam e então é hora de ir pra casa".

  http://www.pedrolamas.com/wp-content/uploads/2008/01/spam.jpg

* "E você gastou 5.73 anos da sua vida deletando spam do seu e-mail".

Disponível em http://naniedias.files.wordpress.com/2009/05/spam.gif 

Atividade 1

O professor então dividirá a sala em grupos da seguinte maneira: cada aluno receberá um número (1, 2 ou 3). Quando todos souberem seu número, o professor solicitará a eles que se agrupem de acordo com a numeração. Cada grupo trabalhará um cartoon diferente. Eles deverão fazer uma leitura do cartoon seguindo as seguintes orientações:

  1. Qual é a temática do cartoon?
  2. Qual é a crítica apresentada no cartoon?
  3. Você vive essa realidade que é criticada no cartoon?

Eles deverão discutir as questões em grupo e escrever um parágrafo no caderno que responda às perguntas.

Atividade 2

O professor solicitará a um componente do grupo que fale o que foi discutido para toda a turma. Os outros alunos também poderão participar, opinando.

Feito isso, o professor apresentará aos alunos o vídeo que segue:

http://www.youtube.com/watch?v=jI1EYMTmUDk  Esse vídeo trata do surgimento da palavra SPAM.

Depois de assistirem ao vídeo, o professor deverá solicitar aos alunos que façam a relação entre "spam", o enlatado, e "spam", o lixo eletrônico que recebemos por e-mail. Essa atividade poderá inicialmente ser feita oralmente, sob a supervisão do professor que estrá sempre atento para ampliar os conhecimentos dos alunos. É importante que os alunos escrevam essas informações no caderno.

Aula 2

Atividade 1

Nessa aula, os alunos criarão um mural educativo sobre spam e vírus. Para isso, os estudantes serão divididos em 3 grupos ou mais (pode variar de acordo com a quantidade de alunos) e deverão ler os seguintes textos no Laboratório de Informática (ou o professor poderá fazer cópias):

http://sisnema.com.br/Materias/idmat018767.htm 

http://idgnow.uol.com.br/seguranca/2010/05/07/spam-explora-dia-das-maes-para-instalar-programa-malicioso-no-pc/ 

http://informatica.terra.com.br/virusecia/spam/interna/0,,OI195623-EI2403,00.html 

http://www.antispam.br/conceito/ 

http://www.emailmarketingdireto.com.br/saiba-como-se-proteger-do-spam/ 

Atividade 2

Depois de fazer a leitura dos textos sugeridos e anotarem informações importantes, os alunos criarão o mural sobre spam e ameaça virtual. Para isso, o professor providenciará cartolinas, canetas coloridas, cola, tesoura e etc. O mural deve ter os seguintes tópicos:

  • O que é spam?
  • Qual é a origem do nome spam?
  • Quais são as características do spam e quais são seus malefícios?
  • Como se proteger de spam?

O professor deverá apresentar algumas dicas aos alunos a respeito da confecção do mural:

  1. Os tópicos devem ser escritos com letra grande, legível e com canetas coloridas.
  2. As informações devem ser escritas de maneira clara.
  3. O mural deve ter um visual agradável para leitura.
  4. O mural deve ter ilustrações.

O mural deve ser colocado em lugar de grande aglomeração de pessoas. O professor poderá sugerir aos alunos que apresentem o mural às pessoas. Para isso, deverá  organizar horários de apresentação para que todos os alunos participem.

Recursos Complementares

O professor poderá complementar sua aula apresentando o vídeo a seguir que trata dos danos causados por spam e vírus. O vídeo apresenta dados a respeito da criação de vírus e ameaças virtuais no Brasil.

http://www.youtube.com/watch?v=gBm-biN71kE 

Avaliação

Os alunos serão avaliados de acordo com a participação nas atividades propostas. Eles deverão participar ativamente das discussões em grupos. É importante o professor avaliar a relevância das informações selecionadas nos textos e se o mural apresenta dados importantes.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.