06/06/2010
Eliana Dias
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Educação Escolar Indígena | Línguas | Desenvolvimento da linguagem escrita |
Aula 1
Para começar a aula, o professor deverá entregar aos alunos cópia (xerox) ou mostrar cartazes ou em datashow os seguintes cartoons:
http://www.pedrolamas.com/wp-content/uploads/2008/01/spam.jpg
* "Eu chego no escritório por volta das 8 h 45, sirvo uma xícara de café, viro para o meu computador, deleto todo o spam e então é hora de ir pra casa".
http://www.pedrolamas.com/wp-content/uploads/2008/01/spam.jpg
* "E você gastou 5.73 anos da sua vida deletando spam do seu e-mail".
Disponível em http://naniedias.files.wordpress.com/2009/05/spam.gif
Atividade 1
O professor então dividirá a sala em grupos da seguinte maneira: cada aluno receberá um número (1, 2 ou 3). Quando todos souberem seu número, o professor solicitará a eles que se agrupem de acordo com a numeração. Cada grupo trabalhará um cartoon diferente. Eles deverão fazer uma leitura do cartoon seguindo as seguintes orientações:
Eles deverão discutir as questões em grupo e escrever um parágrafo no caderno que responda às perguntas.
Atividade 2
O professor solicitará a um componente do grupo que fale o que foi discutido para toda a turma. Os outros alunos também poderão participar, opinando.
Feito isso, o professor apresentará aos alunos o vídeo que segue:
http://www.youtube.com/watch?v=jI1EYMTmUDk Esse vídeo trata do surgimento da palavra SPAM.
Depois de assistirem ao vídeo, o professor deverá solicitar aos alunos que façam a relação entre "spam", o enlatado, e "spam", o lixo eletrônico que recebemos por e-mail. Essa atividade poderá inicialmente ser feita oralmente, sob a supervisão do professor que estrá sempre atento para ampliar os conhecimentos dos alunos. É importante que os alunos escrevam essas informações no caderno.
Aula 2
Atividade 1
Nessa aula, os alunos criarão um mural educativo sobre spam e vírus. Para isso, os estudantes serão divididos em 3 grupos ou mais (pode variar de acordo com a quantidade de alunos) e deverão ler os seguintes textos no Laboratório de Informática (ou o professor poderá fazer cópias):
http://sisnema.com.br/Materias/idmat018767.htm
http://informatica.terra.com.br/virusecia/spam/interna/0,,OI195623-EI2403,00.html
http://www.antispam.br/conceito/
http://www.emailmarketingdireto.com.br/saiba-como-se-proteger-do-spam/
Atividade 2
Depois de fazer a leitura dos textos sugeridos e anotarem informações importantes, os alunos criarão o mural sobre spam e ameaça virtual. Para isso, o professor providenciará cartolinas, canetas coloridas, cola, tesoura e etc. O mural deve ter os seguintes tópicos:
O professor deverá apresentar algumas dicas aos alunos a respeito da confecção do mural:
O mural deve ser colocado em lugar de grande aglomeração de pessoas. O professor poderá sugerir aos alunos que apresentem o mural às pessoas. Para isso, deverá organizar horários de apresentação para que todos os alunos participem.
O professor poderá complementar sua aula apresentando o vídeo a seguir que trata dos danos causados por spam e vírus. O vídeo apresenta dados a respeito da criação de vírus e ameaças virtuais no Brasil.
Os alunos serão avaliados de acordo com a participação nas atividades propostas. Eles deverão participar ativamente das discussões em grupos. É importante o professor avaliar a relevância das informações selecionadas nos textos e se o mural apresenta dados importantes.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!