07/06/2010
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Sociologia | Indivíduo, identidade e socialização |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores culturais |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
-Compreender o papel da figura do ídolo esportivo na contemporaneidade.
-Identificar os elementos que compõem a “personalidade” do ídolo esportivo contemporâneo.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Caro professor, essa aula faz parte de um plano de unidade que apresenta atividades alternativas e interdisciplinares para trabalhar o tema da Copa do Mundo. Nessa aula, o professor irá explorar o papel da figura dos grandes ídolos do esporte na contemporaneidade.
Atividade 1:
A aula começara com uma provocação ou questão polêmica apresentada pelo professor: quem foi melhor jogador Zico ou Romário? Antes que os alunos comecem a responder, o professor irá pedir à turma que se divida em dois grandes grupos. O primeiro, os fãs de Zico e o segundo os fãs do jogador Romário. Separe os alunos em dois lados opostos na sala e forme uma arena para um debate.
Zico Romário
A primeira tarefa dos grupos será selecionar cinco adjetivos para caracterizar esses ídolos. Peça aos grupos para escreverem no quadro negro cinco palavras que melhor caracterizam esses jogadores. Não por acaso, teremos termos diferentes indicando ambos os jogadores. Romário possivelmente será lembrado como: indisciplinado, rebelde, “marrento”, talentoso, mulherengo etc. Zico, por sua vez, possivelmente será lembrado por sua disciplina, talento, compromisso com o grupo de jogadores, responsabilidade com a família etc.
Levante a seguinte questão: como podem jogadores com “personalidades” tão diferentes serem ídolos esportivos globais na atualidade? Peça aos alunos para inicialmente debaterem com os colega do próprio grupo
Dica: Nessa primeira parte, o professor pode selecionar ídolos de diferentes modalidades esportivas. A comparação entre ídolos de diferentes modalidades também pode ser um exercício interessante para a turma.
Atividade 2:
Terminado o primeiro momento, que ressaltou mais diferenças do que semelhanças entre os jogadores, peça aos alunos para pensarem nas características que são comuns aos dois. Por exemplo: 1) ambos passaram por dificuldade para alcançar a profissionalização, 2) ambos são oriundos de famílias de classe popular e alcançaram mobilidade social e econômica via profissionalização no esporte, 3) ambos tiveram momentos muito difíceis na carreira e souberam se reinventar. Caso os alunos tenham dificuldade para atingir tais reflexões, proponha uma rápida pesquisa no laboratório de informática da escola sobre a trajetória de vida dos jogadores.
Peça para os alunos pesquisarem sobre três momentos fundamentais da vida do ídolo: 1) o início da carreira, 2) o sucesso e a fama, 3) as dificuldades enfrentadas ao longo da carreira. Peça aos grupos para relatarem uma passagem de sucesso e outra de grande dificuldade enfrentada por seus ídolos, respectivamente Romário e Zico. Essa atividade deverá ser realizada em dupla ou individualmente, dependendo da disponibilidade de máquinas no laboratório de informática da escola.
http://www.jorwiki.usp.br/gdmat08/index.php/Atletas_ou_Her%C3%B3is%3F
http://www.ziconarede.com.br/portal/znr/home.php
Atividade 3:
Na última parte da aula, a turma não mais estará dividida em dois grupos distintos. O professor fará algumas perguntas gerais para o grupo e mediará um debate com todo o grupo. Algumas perguntas problematizadoras:
1) afinal, o que faz alguém um herói no esporte?
2) Temos outros heróis na atualidade para além das fronteiras do esporte?
É importante que os alunos compreendam que as narrativas, tanto da mídia impressa quanto televisiva, constroem a imagem dos atletas como figuras que superam dificuldades e obstáculos com coragem e obstinação. Além disso, enfrentam as dificuldades para “defender” (nas batalhas esportivas) seu povo – nos dias atuais a sua pátria. As derrotas esportivas ou outras provações (como a grave contusão de Zico) humanizam a figura dos ídolos e permitem que eles se reinventem para novamente buscarem o sucesso.
A partir da compreensão dessa narrativa, os alunos deverão construir uma trajetória heróica para algum atleta que eles admiram. Peça aos alunos que pesquisem as fases de vida do seu maior ídolo esportivo (no futebol ou em qualquer outra modalidade esportiva). Caso os alunos desejem, poderão criar fatos ficcionais sobre essas trajetórias “mágicas”. Esse trabalho deverá ser uma redação individual como tarefa de casa.
Para uma descrição da trajetória do herói ver:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Her%C3%B3i
Artigos para o professor consultar sobre o tema:
HELAL, Ronaldo. Idolatria e Malandragem: a cultura brasileira na biografia de Romário. INTERCOM (São Paulo, São Paulo, v. 26, n. 2, p. 24-39, 2003.
HELAL, Ronaldo. Mídia, Construção da Derrota e O Mito do Herói. Motus Corporis (UGF), Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro, v. 5, n. 2, p. 141-155, 1998.
HELAL, Ronaldo. As idealizações de sucesso no imaginário brasileiro: um estudo de caso. In Helal, R. Soares, A. J. Lovisolo, H. A invenção do país do futebol. Rio de Janeiro: Mauad, 2001, p. 135-148.
Ao final da aula, reúna os alunos e inicie um debate final: 1) indique 3 ídolos atuais? 2) quais as características comuns na trajetória desses personagens? Existem outros heróis na modernidade fora das praticas esportivas? Caso positivo, quais as semelhanças entre esses atores?
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