Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


“Quebra cabeça com palavras e a aquisição da leitura e escrita”.

 

23/06/2010

Autor e Coautor(es)
Thalita Carlos Moreno Tomé Peres
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Trabalhar a identificação de algumas letras e palavras através da correspondência visual;
  • Proporcionar a interação e a criação de zonas de desenvolvimento através das estratégias do quebra-cabeça;
  • Aproximar os alunos da linguagem escrita;
  • Explorar letras e palavras e os significados que elas trazem.
Duração das atividades
1 aula de 2 horas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há a necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento: Caminho colorido

Para contextualizar o jogo de quebra-cabeça, sugere-se a aplicação da brincadeira “Caminho colorido”, esta brincadeira é uma trilha das imagens utilizadas no quebra-cabeça.

Como fazer:

  1. Confeccione um tapete de T.N.T em forma de “S”, com quadrados emendados em seis cores;
  2. Confeccione um dado com as mesmas cores do tapete;
  3. Cole ao lado dos quadrados imagens de animais, frutas e/ou objetos variados;
  4. Confeccione uma ficha com o nome e/ou significado do objeto encontrado no caminho colorido.

Regras do jogo:

Com as crianças sentadas em roda, converse sobre as regras do jogo. As crianças deverão se dividir em duplas. A dupla deverá jogar o dado e percorrer a trilha até a cor sorteada pelo dado. Percorrida a trilha a dupla de crianças deverá falar o nome do objeto encontrado e a professora deverá ler o significado e/ou utilização do mesmo.

2º Momento: Confecção do quebra cabeça

Materiais:

  • Tirinhas de papelão;
  • Imagens dos objetos usados no caminho colorido para serem fixadas na tirinha;
  • Cola;
  • Tesoura;
  • Nomes dos animais, frutas e/ou objetos digitados em “ARIAL 16” para serem fixados na tirinha.

Entregar uma tirinha para criança e solicitar que ela cole a imagem e o nome na tirinha, depois recorte estas tirinha em vários pedaços desordenados. Pedir que ela reserve estes pedaços em saquinho para a próxima etapa da aula.  

3º Momento: Quebra-Cabeça

Divida as crianças em grupos de quatro crianças. Entregue um jogo para grupo, coloque as peças do quebra-cabeça na mesa viradas com o desenho para baixo. Então, dê um sinal para que todos vejam seus jogos e tentem construir a imagem do quebra-cabeça. O primeiro grupo a montar o quebra-cabeça será o vencedor. Cabe aqui ressaltar, que a professora terá em mãos o número de jogos correspondente ao número de crianças. Podendo assim, utilizar estes jogos em outras aulas.

4º Momento: Registro

Para fixarmos as atividades anteriores, propomos um registro que envolve coordenação-motora, aproximação da língua escrita e criatividade. Veja o exemplo abaixo:

Recursos Complementares

Não há a necessidade de utilizar recursos complementares.

Avaliação

Para as crianças, o brincar e o jogar são modos de aprender e se desenvolver. Ao fazer estas atividades, elas vivem experiências fundamentais. Portanto, cabe ao professor, estar atento aos diferentes comportamentos, expectativas e interesses das crianças durante a brincadeira. No caso do quebra-cabeça, por exemplo, desde a sua confecção até a sua execução, cria possibilidades de aprendizagem. Assim torna-se fundamental, uma avaliação/ observação atenta do envolvimento, criatividade e capacidade para solucionar problemas durante a execução dos jogos e brincadeiras.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.