23/06/2010
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Não há a necessidade de conhecimentos prévios.
1º Momento: Caminho colorido
Para contextualizar o jogo de quebra-cabeça, sugere-se a aplicação da brincadeira “Caminho colorido”, esta brincadeira é uma trilha das imagens utilizadas no quebra-cabeça.
Como fazer:
Regras do jogo:
Com as crianças sentadas em roda, converse sobre as regras do jogo. As crianças deverão se dividir em duplas. A dupla deverá jogar o dado e percorrer a trilha até a cor sorteada pelo dado. Percorrida a trilha a dupla de crianças deverá falar o nome do objeto encontrado e a professora deverá ler o significado e/ou utilização do mesmo.
2º Momento: Confecção do quebra cabeça
Materiais:
Entregar uma tirinha para criança e solicitar que ela cole a imagem e o nome na tirinha, depois recorte estas tirinha em vários pedaços desordenados. Pedir que ela reserve estes pedaços em saquinho para a próxima etapa da aula.
3º Momento: Quebra-Cabeça
Divida as crianças em grupos de quatro crianças. Entregue um jogo para grupo, coloque as peças do quebra-cabeça na mesa viradas com o desenho para baixo. Então, dê um sinal para que todos vejam seus jogos e tentem construir a imagem do quebra-cabeça. O primeiro grupo a montar o quebra-cabeça será o vencedor. Cabe aqui ressaltar, que a professora terá em mãos o número de jogos correspondente ao número de crianças. Podendo assim, utilizar estes jogos em outras aulas.
4º Momento: Registro
Para fixarmos as atividades anteriores, propomos um registro que envolve coordenação-motora, aproximação da língua escrita e criatividade. Veja o exemplo abaixo:
Não há a necessidade de utilizar recursos complementares.
Para as crianças, o brincar e o jogar são modos de aprender e se desenvolver. Ao fazer estas atividades, elas vivem experiências fundamentais. Portanto, cabe ao professor, estar atento aos diferentes comportamentos, expectativas e interesses das crianças durante a brincadeira. No caso do quebra-cabeça, por exemplo, desde a sua confecção até a sua execução, cria possibilidades de aprendizagem. Assim torna-se fundamental, uma avaliação/ observação atenta do envolvimento, criatividade e capacidade para solucionar problemas durante a execução dos jogos e brincadeiras.
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