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A importância da preservação do patrimônio cultural e artístico

 

28/05/2010

Autor e Coautor(es)
Vânia Lúcia Lima Vieira de Mello
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Cidadania e cultura contemporânea
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Discutir a importância da preservação do patrimônio histórico e cultural.
  • Sensibilizar-se da importância de cuidar dos bens materiais e imateriais do patrimônio de sua cidade.
  • Reconhecer  o patrimônio histórico e cultural de sua cidade.
  • Valorizar a língua como veículo de comunicação e expressão das pessoas e dos povos.
  •  Interessar-se pela leitura e escrita como fontes de informação, aprendizagem, lazer e arte.
  • Posicionar-se em relação a diferentes temas tratados.
  • Produzir diferentes gêneros textuais.
Duração das atividades
04 horas aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- O aluno deverá ter noções básicas no que diz respeito à forma composicional, estilo, função e contexto de circulação dos gêneros textuais: acróstico e  letra de música.

Estratégias e recursos da aula

Vídeo  

Sala de informática  

Leitura de texto.  

Discussão.  

Trabalho de grupo     

Desenvolvimento   

1ª atividade:   

1)      O professor propõe que, individualmente, os alunos produzam um acróstico   com a palavra CARNAVAL.

OBS: Os acrósticos são formas textuais onde a primeira letra de cada frase ou verso formam uma palavra ou frase. Podem ser simples, com frases ou palavras que não tenham ligação entre si ou podem mesmo ser o encerramento de uma poesia. Eis um exemplo de acróstico simples:

 Verdes

 Iguais

 Desejamos

Amar       

  http://pt.wikipedia.org/wiki/Acr%C3%B3stico 

 2)      O professor socializa os acrósticos produzidos, faz os comentários necessários. É importante: ressaltar o  significado do carnaval para a cultura brasileira e ouvir a opinião dos alunos sobre essa festa tão popular no Brasil.   

3)       O professor prepara a turma para assistir um vídeo da escola de samba Águia de Ouro e aproveita o momento para discutir o papel e a relação das escolas de samba com o carnaval e a cultura nacional. Para que os alunos possam acompanhar a música, cada um deles receberá a letra impressa. O endereço de acesso ao vídeo é:

  http://tvig.ig.com.br/214740/aguia-de-ouro---identidade-brasil.htm  

IDENTIDADE BRASIL   

BRASIL... NÃO MUDE AS CORES DA BANDEIRA

MINHA ESCOLA GUERREIRA

VEM PRA RESGATAR NOSSA CULTURA PEDE AJUDA

ABANDONADA PODE SE ACABAR

VEJAM ESTÃO ROUBANDO A NOSSA HISTÓRIA

SERTANEJO CANTA TRISTE JÁ NÃO PEGA NA VIOLA

ATÉ O LUAR DO MEU SERTÃO

JÁ FOI COMPARADO COM UMA LUZ DE NEON

E OFUSCADO PELAS MÃOS DO TIO SAM

CAPITALISMO, ROCK E JEANS, TRANSFORMAÇÃO

MAS A POMPÉIA, DÁ VALOR AO QUE É ORIGINAL

E PREFERE SER BRASIL VERDE E AMARELO

 E FAZ UM ELO COM A CULTURA NACIONAL

ASSOVIA MOLEQUE SACI

CURUPIRA DONO DA MATA BIS

BOITATÁ VIRA COBRA DE FOGO NA CASCATA

MEU BRASIL

 MOSTRE O COLORIDO QUE EXISTE NO TEU CHÃO

QUEM NÃO VIU

NUNCA VIVEU E NEM SENTIU TAL EMOÇÃO

O CARNAVAL DO OIAPOQUE AO CHUÍ

LÁ NA BAHIA MEU BEM SAMBA DE RODA IAIÁ

MARACATU, CATERETÊ E BOI-BUMBÁ

 NO CANDOMBLÉ ME BENZER

PRO MAL OLHADO AFASTAR

NO AFOXÉ A PROTEÇÃO DOS ORIXÁS

MINHA ÁGUIA HOJE VEM

ALERTAR A NAÇÃO

QUE NOSSA CULTURA BIS

ESTÁ PERDENDO A TRADIÇÃO

2ª atividade:   

1)      Após assistirem o vídeo e cantar a música, o  professor divide a turma em grupos para que, analisando a letra da música, possam responder às questões:   

a)      Qual é a denúncia feita pela escola?   

b)      Por que ela diz que estão roubando nossa história? O que vocês pensam desse assunto?   

c)       De acordo com a letra da música, o que está acontecendo com a cultura brasileira?  

d)     Releia essa afirmativa: “SERTANEJO CANTA TRISTE JÁ NÃO PEGA NA VIOLA.” Vocês concordam com ela? Por quê?        

e)      Quem é o Tio Sam?   OBS:  É uma maneira de se referir aos Estados Unidos por causa do parque temático da Disney.   

f)       Releia essa frase: “ MAS A POMPÉIA, DÁ VALOR AO QUE É ORIGINAL”. O que é Pompéia na letra dessa música? ´   

OBS:  Pompéia é o  bairro onde está localizada a escola de samba em São Paulo.  

g)      Quais os componentes da cultura do Brasil lembrados na letra da música? O que vocês já ouviram falar deles?   

OBS: Se os alunos não demonstrarem nenhum conhecimento a respeito desses elementos culturais,  seria interessante pedir uma pesquisa sobre:  o Saci,o  Curupira, o  Boitatá, o   Maracatu, o Cateretê e o  Boi Bumbá.   

h)      O  samba enredo afirma que  “ nossa cultura está perdendo a tradição.” Vocês concordam com ele?  Por quê?   

2)      O professor propõe a socialização das respostas e comenta o que for necessário.   

3ª atividade:  

 1)      O professor planeja com os alunos uma pesquisa sobre o patrimônio histórico e cultural da localidade onde vivem. Para isso, o primeiro passo é que os alunos levantem, coletivamente, o que sabem e o que desejam saber a respeito do tema. Enquanto os alunos vão se manifestando, o professor vai listando no quadro:   O que já sabemos sobre patrimônio histórico e cultural da localidade onde vivemos:   O que queremos saber sobre patrimônio histórico e cultural da localidade onde vivemos:   

2)      Feito o levantamento do que sabem e do que desejam saber sobre o assunto, o professor propõe que a turma faça uma lista das possíveis fontes onde poderão buscar as informações para a pesquisa.   

3)      A próxima etapa é a definição de como as informações coletadas serão comunicadas: exposição, painel, mural, debate...   

4)      Definidos os passos e tarefas da pesquisa, o professor combina um tempo para a realização dos trabalhos e, vencido esse prazo, é  hora da apresentação das informações coletadas.   

5)      Após as apresentações, o professor comenta o que achar necessário.       

4ª atividade:   

1)      O professor escreve no quadro o título: Patrimônio cultural imaterial e solicita que os alunos participem de uma tempestade cerebral, ou seja, que falem palavras ou expressões que julgam ter relação com o título. Enquanto os alunos vão dizendo as palavras, o professor vai listando-as no quadro.  

2)      O professor informa aos alunos que: a expressão “patrimônio imaterial é uma abordagem recente e que as pessoas não têm muito conhecimento do seu significado. Ela é de grande importância para a preservação da identidade de um povo. No Brasil, o Governo Federal regulamentou o art 216 da constituição de 1988 que criou o Programa Nacional do Patrimônio Imaterial ( Art.216, I e II da C.F.).   

3)      Com o objetivo de ampliar os conhecimentos dos alunos, o professor entrega o texto e propõe a leitura do mesmo:                                                            

Patrimônio cultural imaterial   

Patrimônio cultural imaterial (ou patrimônio cultural intangível) é uma concepção de patrimônio cultural que abrange as expressões culturais e as tradições que um grupo de indivíduos preserva em respeito da sua ancestralidade, para as gerações futuras. São exemplos de patrimônio imaterial: os saberes, os modos de fazer, as formas de expressão, celebrações, as festas e danças populares, lendas, músicas, costumes e outras tradições. Em São João del-Rei, Minas Gerais, um exemplo de patrimônio cultural imaterial é o modo de tocar dos sinos, cuja "linguagem" é peculiar meio de comunicação e está sendo objeto de registro pelo IPHAN. Em Minas Gerais, por exemplo, a técnica artesanal de se de fazer o queijo minas (Queijo do Serro, especialmente) é importante registro de patrimônio intangível. Em Pirenópolis, Goiás, outro exemplo de patrimônio imaterial é a Festa do Divino de Pirenópolis, criada em 1819 e festejada até hoje. É na Festa do Divino que são apresentadas as Cavalhadas, representação da luta entre mouros e cristãos na Idade Média.    

http://pt.wikipedia.org/wiki/Patrimônio_cultural_imaterial 

 4)      Se o professor achar conveniente e necessário, pode realizar o trabalho do uso do dicionário para o estudo das palavras de sentido desconhecido da turma, tais como: ancestralidade, peculiar, intangível etc.   

5)      O professor faz uma discussão do texto propondo questões como:  

 a)      Você já tinha ouvido falar de patrimônio cultural  Imaterial?

b)      O que é patrimônio cultural  imaterial?

c)      Dê exemplos de patrimônio cultural  imaterial.   

6)      O professor propõe que, em grupos, os alunos façam um levantamento do patrimônio cultural imaterial presente na comunidade em que vivem.   

5ª atividade:   

1)      Ainda com a turma em grupos, o professor propõe que cada um faça as atividades de acordo com as orientações:  

 1º grupo: Representar, através de desenhos, alguns exemplos de patrimônio cultural imaterial da comunidade onde vivem.   

2º grupo: Criar e apresentar um programa de TV onde o patrimônio cultural imaterial da comunidade onde vivem será apresentado.   

3º grupo: Escrever uma carta ao prefeito da cidade solicitando apoio para a realização de uma exposição do patrimônio cultural imaterial da comunidade onde vivem.   

4º grupo: Escrever um convite para a exposição do patrimônio cultural imaterial da comunidade onde vivem.   

5º grupo: Escrever uma notícia de jornal esclarecendo à população o que é o  patrimônio cultural imaterial  e convencendo-a sobre a importância da preservação desse patrimônio local.  

 2)      O professor socializa as produções e comenta o que for necessário.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas de leitura do texto e discussão das questões, a produção do acróstico, a apresentação da pesquisa, as diferentes produções de texto, as intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.

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