28/05/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Cidadania e cultura contemporânea |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cultura e diversidade cultural |
- O aluno deverá ter noções básicas no que diz respeito à forma composicional, estilo, função e contexto de circulação dos gêneros textuais: acróstico e letra de música.
Vídeo
Sala de informática
Leitura de texto.
Discussão.
Trabalho de grupo
Desenvolvimento
1ª atividade:
1) O professor propõe que, individualmente, os alunos produzam um acróstico com a palavra CARNAVAL.
OBS: Os acrósticos são formas textuais onde a primeira letra de cada frase ou verso formam uma palavra ou frase. Podem ser simples, com frases ou palavras que não tenham ligação entre si ou podem mesmo ser o encerramento de uma poesia. Eis um exemplo de acróstico simples:
Verdes
Iguais
Desejamos
Amar
http://pt.wikipedia.org/wiki/Acr%C3%B3stico
2) O professor socializa os acrósticos produzidos, faz os comentários necessários. É importante: ressaltar o significado do carnaval para a cultura brasileira e ouvir a opinião dos alunos sobre essa festa tão popular no Brasil.
3) O professor prepara a turma para assistir um vídeo da escola de samba Águia de Ouro e aproveita o momento para discutir o papel e a relação das escolas de samba com o carnaval e a cultura nacional. Para que os alunos possam acompanhar a música, cada um deles receberá a letra impressa. O endereço de acesso ao vídeo é:
http://tvig.ig.com.br/214740/aguia-de-ouro---identidade-brasil.htm
IDENTIDADE BRASIL
BRASIL... NÃO MUDE AS CORES DA BANDEIRA
MINHA ESCOLA GUERREIRA
VEM PRA RESGATAR NOSSA CULTURA PEDE AJUDA
ABANDONADA PODE SE ACABAR
VEJAM ESTÃO ROUBANDO A NOSSA HISTÓRIA
SERTANEJO CANTA TRISTE JÁ NÃO PEGA NA VIOLA
ATÉ O LUAR DO MEU SERTÃO
JÁ FOI COMPARADO COM UMA LUZ DE NEON
E OFUSCADO PELAS MÃOS DO TIO SAM
CAPITALISMO, ROCK E JEANS, TRANSFORMAÇÃO
MAS A POMPÉIA, DÁ VALOR AO QUE É ORIGINAL
E PREFERE SER BRASIL VERDE E AMARELO
E FAZ UM ELO COM A CULTURA NACIONAL
ASSOVIA MOLEQUE SACI
CURUPIRA DONO DA MATA BIS
BOITATÁ VIRA COBRA DE FOGO NA CASCATA
MEU BRASIL
MOSTRE O COLORIDO QUE EXISTE NO TEU CHÃO
QUEM NÃO VIU
NUNCA VIVEU E NEM SENTIU TAL EMOÇÃO
O CARNAVAL DO OIAPOQUE AO CHUÍ
LÁ NA BAHIA MEU BEM SAMBA DE RODA IAIÁ
MARACATU, CATERETÊ E BOI-BUMBÁ
NO CANDOMBLÉ ME BENZER
PRO MAL OLHADO AFASTAR
NO AFOXÉ A PROTEÇÃO DOS ORIXÁS
MINHA ÁGUIA HOJE VEM
ALERTAR A NAÇÃO
QUE NOSSA CULTURA BIS
ESTÁ PERDENDO A TRADIÇÃO
2ª atividade:
1) Após assistirem o vídeo e cantar a música, o professor divide a turma em grupos para que, analisando a letra da música, possam responder às questões:
a) Qual é a denúncia feita pela escola?
b) Por que ela diz que estão roubando nossa história? O que vocês pensam desse assunto?
c) De acordo com a letra da música, o que está acontecendo com a cultura brasileira?
d) Releia essa afirmativa: “SERTANEJO CANTA TRISTE JÁ NÃO PEGA NA VIOLA.” Vocês concordam com ela? Por quê?
e) Quem é o Tio Sam? OBS: É uma maneira de se referir aos Estados Unidos por causa do parque temático da Disney.
f) Releia essa frase: “ MAS A POMPÉIA, DÁ VALOR AO QUE É ORIGINAL”. O que é Pompéia na letra dessa música? ´
OBS: Pompéia é o bairro onde está localizada a escola de samba em São Paulo.
g) Quais os componentes da cultura do Brasil lembrados na letra da música? O que vocês já ouviram falar deles?
OBS: Se os alunos não demonstrarem nenhum conhecimento a respeito desses elementos culturais, seria interessante pedir uma pesquisa sobre: o Saci,o Curupira, o Boitatá, o Maracatu, o Cateretê e o Boi Bumbá.
h) O samba enredo afirma que “ nossa cultura está perdendo a tradição.” Vocês concordam com ele? Por quê?
2) O professor propõe a socialização das respostas e comenta o que for necessário.
3ª atividade:
1) O professor planeja com os alunos uma pesquisa sobre o patrimônio histórico e cultural da localidade onde vivem. Para isso, o primeiro passo é que os alunos levantem, coletivamente, o que sabem e o que desejam saber a respeito do tema. Enquanto os alunos vão se manifestando, o professor vai listando no quadro: O que já sabemos sobre patrimônio histórico e cultural da localidade onde vivemos: O que queremos saber sobre patrimônio histórico e cultural da localidade onde vivemos:
2) Feito o levantamento do que sabem e do que desejam saber sobre o assunto, o professor propõe que a turma faça uma lista das possíveis fontes onde poderão buscar as informações para a pesquisa.
3) A próxima etapa é a definição de como as informações coletadas serão comunicadas: exposição, painel, mural, debate...
4) Definidos os passos e tarefas da pesquisa, o professor combina um tempo para a realização dos trabalhos e, vencido esse prazo, é hora da apresentação das informações coletadas.
5) Após as apresentações, o professor comenta o que achar necessário.
4ª atividade:
1) O professor escreve no quadro o título: Patrimônio cultural imaterial e solicita que os alunos participem de uma tempestade cerebral, ou seja, que falem palavras ou expressões que julgam ter relação com o título. Enquanto os alunos vão dizendo as palavras, o professor vai listando-as no quadro.
2) O professor informa aos alunos que: a expressão “patrimônio imaterial é uma abordagem recente e que as pessoas não têm muito conhecimento do seu significado. Ela é de grande importância para a preservação da identidade de um povo. No Brasil, o Governo Federal regulamentou o art 216 da constituição de 1988 que criou o Programa Nacional do Patrimônio Imaterial ( Art.216, I e II da C.F.).
3) Com o objetivo de ampliar os conhecimentos dos alunos, o professor entrega o texto e propõe a leitura do mesmo:
Patrimônio cultural imaterial
Patrimônio cultural imaterial (ou patrimônio cultural intangível) é uma concepção de patrimônio cultural que abrange as expressões culturais e as tradições que um grupo de indivíduos preserva em respeito da sua ancestralidade, para as gerações futuras. São exemplos de patrimônio imaterial: os saberes, os modos de fazer, as formas de expressão, celebrações, as festas e danças populares, lendas, músicas, costumes e outras tradições. Em São João del-Rei, Minas Gerais, um exemplo de patrimônio cultural imaterial é o modo de tocar dos sinos, cuja "linguagem" é peculiar meio de comunicação e está sendo objeto de registro pelo IPHAN. Em Minas Gerais, por exemplo, a técnica artesanal de se de fazer o queijo minas (Queijo do Serro, especialmente) é importante registro de patrimônio intangível. Em Pirenópolis, Goiás, outro exemplo de patrimônio imaterial é a Festa do Divino de Pirenópolis, criada em 1819 e festejada até hoje. É na Festa do Divino que são apresentadas as Cavalhadas, representação da luta entre mouros e cristãos na Idade Média.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Patrimônio_cultural_imaterial
4) Se o professor achar conveniente e necessário, pode realizar o trabalho do uso do dicionário para o estudo das palavras de sentido desconhecido da turma, tais como: ancestralidade, peculiar, intangível etc.
5) O professor faz uma discussão do texto propondo questões como:
a) Você já tinha ouvido falar de patrimônio cultural Imaterial?
b) O que é patrimônio cultural imaterial?
c) Dê exemplos de patrimônio cultural imaterial.
6) O professor propõe que, em grupos, os alunos façam um levantamento do patrimônio cultural imaterial presente na comunidade em que vivem.
5ª atividade:
1) Ainda com a turma em grupos, o professor propõe que cada um faça as atividades de acordo com as orientações:
1º grupo: Representar, através de desenhos, alguns exemplos de patrimônio cultural imaterial da comunidade onde vivem.
2º grupo: Criar e apresentar um programa de TV onde o patrimônio cultural imaterial da comunidade onde vivem será apresentado.
3º grupo: Escrever uma carta ao prefeito da cidade solicitando apoio para a realização de uma exposição do patrimônio cultural imaterial da comunidade onde vivem.
4º grupo: Escrever um convite para a exposição do patrimônio cultural imaterial da comunidade onde vivem.
5º grupo: Escrever uma notícia de jornal esclarecendo à população o que é o patrimônio cultural imaterial e convencendo-a sobre a importância da preservação desse patrimônio local.
2) O professor socializa as produções e comenta o que for necessário.
http://pt.wikipedia.org/wiki/GRCES_%C3%81guia_de_Ouro
http://www.secult.ce.gov.br/patrimonio-cultural/patrimonio-imaterial
http://www.meuartigo.brasilescola.com/artes/a-importancia-das-raizes-culturais-para-identidade-.htm
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas de leitura do texto e discussão das questões, a produção do acróstico, a apresentação da pesquisa, as diferentes produções de texto, as intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
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