10/08/2010
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cidadania e participação |
- Identificar direitos e deveres pessoais e coletivos no âmbito dos locais de moradia e trabalho, na escola, nos organismos políticos, associações etc.
- Identificar o papel do Estado e da sociedade na efetivação dos direitos cidadãos.
- Nesta aula, não se fazem necessários conhecimentos prévios.
As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa;
- trabalho em grupo;
- texto impresso;
- dramatizações;
- debates.
Desenvolvimento
1ª atividade:
1) O professor iniciará a aula exibindo o vídeo que se encontra no endereço: http://www.youtube.com/watch?v=Wc6xXl1W2yk&feature=related
2) Após a apresentação do vídeo, sugere-se que o professor promova um debate com os alunos da turma discutindo as seguintes questões:
O que é o envelhecimento?
O que acontece quando uma pessoa envelhece?
Quais suas dificuldades, quais suas limitações?
Quais seus direitos?
Qual é a importância dos idosos para a sociedade?
Como a sociedade vê as pessoas idosas.
3) O professor apresenta a imagem abaixo, propondo a leitura da mensagem que nela se encontra:
4) Em seguida, propõe uma discussão onde os alunos deverão levantar argumentos a favor e contra a mensagem trazida pela imagem. Enquanto os alunos se manifestam o professor faz os comentários necessários.
5) O professor propõe a leitura da notícia, com o objetivo de promover um debate entre os alunos sobre o fato nela relatado. Para a realização desse debate, o professor solicita que os alunos argumentem contra ou a favor do pedido de retirada da propaganda do ar.
13/01/2005 - 19h08 Após reclamação de idosos, Schin vai tirar comercial do ar
Publicidade FABIANA
blicidade FABIANA FUTEMA- da Folha Online
A Schincariol deve tirar do ar a partir de hoje um dos filmes da campanha publicitária da cerveja Nova Schin. É a propaganda que mostra dois jovens sendo perseguidos por idosas, algumas portadoras de deficiência física. Para escapar, eles entram no freezer e vão parar numa praia cheia de gente nova e bonita. A decisão da Schincariol atende à reivindicação do Gaepi (Grupo de Atuação Especial de Proteção ao Idoso), do Ministério Público de São Paulo. Em ofício enviado à Schincariol, o Ministério Público pede que o filme seja tirado do ar, sob pena de abertura de uma ação contra a cervejaria. "Se a propaganda voltar a ser veiculada, a cervejaria corre o risco de ser acionada e ser obrigada a pagar uma multa", disse o promotor Edson Alves dia Costa. Segundo ele, a propaganda da Schincariol é ofensiva aos idosos. "Mostra idosos em situação de desvantagem aos jovens, pois têm dificuldades de locomoção. E dá a idéia de que o velho tem de ser substituído pelo jovem." Costa diz que o filme fere o Estatuto do Idoso e o Código de Defesa do Consumidor, que considera abusiva a publicidade discriminatória. Procurada pela reportagem, a Schincariol ainda não se manifestou sobre o assunto.
6) Após o debate, o professor propõe que a turma cite outras situações de desrespeito aos idosos comuns em nossa sociedade. Enquanto os alunos vão se manifestando, o professor vai registrando no quadro.
7) A partir da listagem feita, o professor divide a turma em grupos para que produzam um cartaz. O grupo terá que mostrar uma situação de desrespeito ao idoso (das que foram listadas) e apresentar, em contrapartida, uma sugestão de atitude positiva diante da atitude negativa.
8) O professor propõe a socialização das produções dos alunos e faz os comentários necessários.
2ª atividade:
1) O professor, a partir da atividade anterior, informa que existe um Estatuto do Idoso, no qual são contemplados todos os seus direitos e propõe que os alunos conheçam um vídeo sobre ele que se encontra no endereço: http://www.youtube.com/watch?v=yvcxwRRgXR8
2) Após a apresentação do vídeo, o professor utilizando o texto Estatuto do Idoso retirado do site http://www.serasaexperian.com.br/guiaidoso/20.htm
divide a turma em grupos, solicitando que cada equipe leia uma seção do texto, como por exemplo, os direitos referentes à saúde.
3) Cada grupo deverá representar a parte do texto que leu. Por exemplo, o grupo que leu os direitos do idoso no tocante à saúde, poderá fazer uma dramatização envolvendo algum direito do idoso, como por exemplo, o atendimento preferencial no Sistema Único de Saúde.
OBS: Outros grupos podem representar os direitos, fazendo uso não só de dramatização, como também de desenhos, mímicas, músicas, poesias, etc...
4) Sugere-se que o professor finalize essa parte da aula explicitando todos os direitos dos idosos e indagando se os alunos já vivenciaram situações em que esses direitos foram descumpridos ou situações em que tiveram seus direitos preservados.
3ª atividade:
1) O professor planejará com a turma uma entrevista aos idosos da comunidade onde vivem. Para tal, os alunos serão divididos em grupos e coletivamente elaborarão as perguntas que poderão girar em torno dos direitos dos idosos. É bom ressaltar que as perguntas serão as mesmas para todos os grupos.
2) Após a realização das entrevistas, ao socializar as respostas, o professor propõe que a partir dos dados trazidos pelos alunos se construa uma tabela ou um gráfico indicando o conhecimento das pessoas a respeito dos seus direitos.
3) A partir da produção anterior e com o objetivo de conscientizar a comunidade local, o professor propõe para a turma a construção de cartazes a serem espalhados no entorno da escola que divulguem os principais direitos dos idosos.
4) Com os cartazes elaborados, o professor realiza com a turma a colocação dos mesmos nos locais de maior circulação das pessoas na comunidade.
Para leitura do professor
Estatuto do Idoso: http://www.crde-unati.uerj.br/pdf/estatuto.pdf
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos. O Estatuto do Idoso constitui um conjunto de direitos, muitas vezes, desconhecidos pela maioria da população. Sendo assim, o professor deverá avaliar se os alunos, durante o trabalho com o Estatuto em sala de aula, internalizaram os direitos dos idosos, a fim de que, se jovens, respeitem os direitos das pessoas mais velhas e se idosos, que façam valer os seus próprios direitos.
Quatro estrelas 2 classificações
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22/03/2011
Cinco estrelasAchei muito interessante e vou estar levando algumas sugestões pra sala de aula.
10/03/2011
Quatro estrelasamei pesquisar nesse sait