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Interseções de leitura e de escrita: a criação artesanal e a elaboração de um texto argumentativo

 

16/06/2010

Autor e Coautor(es)
CRISTIANE NERI HORTA
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Empreender pesquisa sobre os fatos noticiados relacionados com o tema “Violência Doméstica”.

Elaborar textos argumentativos sobre o tema “Violência Doméstica”.

Selecionar as escolhas lexicais e sintáticas que definem e explicitam as condições em que o discurso é realizado.

Apresentar e defender uma tese, assimilando competências básicas, tais como fundamentar, provar, justificar, explicar, demonstrar, convencer e persuadir, em defesa de um ponto de vista.

Organizar os passos da argumentação em esquemas mentais e escritos.

Utilizar a linguagem como instrumento de aprendizagem, sabendo como proceder para ter acesso, compreender e fazer uso de informações contidas nos textos: identificar aspectos relevantes; compor textos coerentes a partir de trechos oriundos de diferentes fontes.

Duração das atividades
5 aulas geminadas (1 hora e 40 minutos cada) - 7 horas/aula ou 420 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É preciso que os alunos já conheçam a estrutura de um texto argumentativo.

Discussão sobre violência doméstica contra a mulher. Nesse momento, fazer um levantamento ORAL dos saberes dos alunos sobre esse tema (questões legais ou ilícitas envolvidas, consequências sociais para as mulheres envolvidas), dos dados de observação da realidade do bairro, da cidade e do país.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Professor,

Inicie as aulas, conversando com os alunos sobre um tema recorrente nos dias de hoje: A Violência contra a Mulher.

Ouça as opiniões deles a respeito do assunto. Para sensibilizar os alunos, apresente a eles um vídeo sobre essa temática. Eis uma sugestão:

http://www.youtube.com/watch?v=4tNg-C-WZUM&NR=1 

(Acesso em 19/05/2010)

Peça para que os alunos apresentem suas impressões em relação ao vídeo apresentado.

Observe como eles discorrem sobre o assunto, se há coerência nos argumentos apresentados, se esses estão bem contextualizados.

Registre em um cartaz, com o auxílio dos alunos, duas listas e o coloque afixado na sala de aula:

  1. Possíveis causas da violência contra a a mulher
  2. Possíveis consequências da violência na vida da mulher

Convide um(a) professor(a) da área de História e/ou de Geografia de sua escola, para tratar desse assunto dentro de um contexto histórico e geográfico.

A partir da explanação dele(a), peça para que os alunos incluam mais dados no quadro das causas e consequências já elaborado previamente por eles.

Aula 2

Professor,

Convide para uma “mesa redonda” profissionais que também poderiam discorrer sobre o tema da Violência contra a mulher com mais propriedade, tais como:

1.Advogado(a) – falaria sobre as implicações judiciais e explicaria melhor sobre a nova lei em vigor: Lei Maria da Penha

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_Maria_da_Penha - (Acessado em 20/05/2010) 

2.Profissional da Saúde (enfermeiro, médico) - falaria sobre as consequências da violência no organismo da mulher

3.Psicólogo/ Psiquiatra – falaria sobre o comprometimento da saúde emocional da mulher

À medida que os profissionais se apresentassem, os alunos registrariam cada momento de variadas formas: filmando, fotografando, gravando e registrando por escrito. Todas estas tarefas já seriam divididas previamente entre eles. Tais registros poderiam ser enviados ao jornalzinho da escola, juntamente com alguns dos textos argumentativos que os alunos farão na próxima aula.

Solicite também que um ou dois aluno(s) se encarregue(m) de selecionar e de inscrever as perguntas dos expectadores a serem feitas ao final de cada apresentação do profissional convidado.

Aula 3

Professor,

Seus alunos já têm informações suficientes para a elaboração de um texto argumentativo.

Relembre com eles as caracteríticas desse tipo de texto. Na seção “Recursos Complementares” há referências desse conteúdo.

A revisão textual pode ser feita em dois momentos:

  1. Trocas dos textos entre os próprios alunos.Cada um ficaria responsável em ler, marcar o que deveria ser corrigido e ainda, sugerir a forma mais adequada.
  2. Leitura do professor para averiguar se as correções foram devidamente assinaladas e se as formas sugeridas seriam as mais adequadas realmente.

Aula 4

Professor,

Pergunte aos alunos que valores ou sentimentos poderíamos listar para as mulheres que sofreram algum tipo de violência.

Escreva as sugestões no quadro.

Poderiam ser:

RESPEITO

APOIO

COMPREENSÃO

SOLIDARIEDADE

COMPAIXÃO

AMOR

VALORIZAÇÃO

AUTO-ESTIMA

CARINHO

IGUALDADE

Divida seus alunos em trios ou duplas. Cada pequeno grupo escolheria uma das palavras listadas e com uma massinha de modelar, faria uma cena retratando a palavra no cotidiano da mulher.

http://blogdebrinquedo.com.br/wp-content/uploads/2007/10/massinhacasa.jpg 

(Acesso em 19/05/2010)

Cada cena criada poderia ser colocada em caixas de sapato ou em caixas de camisa forradas com papéis coloridos ou de revista.

Um(a) professor(a) da área de Arte poderia ser convidado(a) para auxiliar os alunos, não acha?

Em “Recursos Complementares”, há uma sugestão de receita caseira de massinha de modelar.

Terminada a atividade de modelagem, organize com seus alunos, uma exposição na escola das cenas criadas, juntamente com os textos argumentativos elaborados e com os registros obtidos da “Mesa Redonda” com os profissionais convidados.

Convide os alunos de outras salas e toda a comunidade escolar para apreciarem a exposição organizada.

Recursos Complementares

Professor,

Eis algumas sugestões de links que enriquecerão suas aulas:

http://www.scribd.com/doc/2683260/Texto-argumentativo - sobre as características de um texto argumentativo (Acesso em 19/05/2010)

http://amigasarteiras.multiply.com/journal/item/3/Receita_caseira_de_massinha_para_modelar - receita e massinha de modelar caseira (acesso em 19/05/2010)

Avaliação

Professor,

Não se esqueça de que a avaliação é uma oportunidade para os alunos mostrarem o quê e como aprenderam.

Lembre-se sempre  de que a avaliação deve:

1) ser consistente com o que propõem os objetivos de aprendizagem;

2) incorporar as habilidades e competências dos objetivos.

Pensando nisso, a produção de um texto do mesmo gênero daqueles textos trabalhados na aula é um bom procedimento para realizar essa verificação.

Aproveite a tarefa de produção escrita como um dos instrumentos de verificação da aprendizagem: mais do que se prender a desvios gramaticais e de norma culta, observe, principalmente: se o aluno compreendeu as características principais desse gênero específico e se ele está atento às condições de produção do texto (todas detalhadas e trabalhadas na sistematização da aula).

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