Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


LIXO ELETRÔNICO: REALIDADE OU FICÇÃO?

 

18/06/2010

Autor e Coautor(es)
Lindomar de Oliveira Untaler
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Claudia Regina M. G. Fernandes; Lérida de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno, por meio da exibição e da discussão de um filme, poderá analisar e discutir:

  1.  Os problemas sociais relacionados ao consumo excessivo de eletrônicos;
  2.  A destinação inadequada desses equipamentos e
  3.  O perigo da auto-destruição da sociedade humana.

Duração das atividades
02 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Os recursos utilizados para essa aula são um DVD player e um televisor ou um computador e um projetor multimídia para a exibição do filme em questão.  

1º momento: exibição do filme   

O/a professor/a iniciará a aula com a exibição do filme:   

WALL - E    

Sinopse:
Após entulhar a Terra de lixo e poluir a atmosfera com gases tóxicos, a humanidade deixou o planeta e passou a viver em uma gigantesca nave. O plano era que o retiro durasse alguns poucos anos, com robôs sendo deixados para limpar o planeta. Wall-E é o último destes robôs, que se mantém em funcionamento graças ao auto-conserto de suas peças. Sua vida consiste em compactar o lixo existente no planeta, que forma torres maiores que arranha-céus, e colecionar objetos curiosos que encontra ao realizar seu trabalho. Até que um dia surge repentinamente uma nave, que traz um novo e moderno robô: Eva. A princípio curioso, Wall-E logo se apaixona pela recém-chegada.

 

Informações Técnicas:
Título original:Wall-E
Gênero:Animação
Duração:01 hs 37 min
Ano de lançamento:2008
Site oficial:http://www.disney.com.br/cinema/walle/
Estúdio:Walt Disney Pictures / Pixar Animation Studios
Distribuidora:Walt Disney Studios Motion Pictures
Direção: Andrew Stanton Roteiro:Andrew Stanton Produção:Jim Morris Música:Thomas Newman
Edição:Stephen Schaffer
Elenco de Voz: Ben Burtt , Elissa Knight , Jeff Garlin , Fred Willard , John Ratzenberger   

Site oficial do filme: http://www.disney.com.br/cinema/walle/ acesso feito à página dia 18/05/2010 

Premiação

Oscar 2009 Melhor filme de animação.

Globo de Ouro 2009 Melhor filme de animação.

BAFTA 2009 Melhor filme de animação.

Grammy 2009 Melhor canção original - cinema (Down to Earth).  

2º momento: explorando o filme e registrando no caderno

Cabe ao/a professor/a apresentar no quadro as questões abaixo para que os/as alunos/as respondam individualmente por escrito no caderno e, posteriormente, façam uma discussão coletiva.

  1. Na sua opinião, quais são as chances de os fatos relatados no filme se tornarem realidade?
  2. Você sabe para onde vão todos os equipamentos eletrônicos jogados no lixo da sua cidade?
  3. Que tipo de mudança de comportamento a população precisa apresentar para que não aconteça conosco o que aconteceu no filme?
  4. Na sua cidade existe coleta seletiva de lixo? Caso exista, você sabe para onde é destinado o material resultante da coleta seletiva?  

3º momento: trabalhando a interdisciplinaridade  

Nesse último momento da aula a idéia é abordar o tema em questão na perspectiva da interdisciplinaridade. Cabe ao/a professor/a de Ciências entrar em contato com o/a professor/a de Inglês e pedir sua contribuição para que, durante sua aula, seja feita com os/as alunos/as a tradução da música tema do filme e, depois feita a tradução, o/a professor/a pode pedir para que os alunos façam uma reflexão sobre a música e sua relação com o filme que foi exibido anteriormente. Com isso, os/as alunos/as poderão obter um melhor aproveitamento do conteúdo trabalhado na aula de Ciências, assim como poderão apresentar um bom engajamento na aula de Inglês.  

“Down to Earth"

De Peter Gabriel e Thomas Newman

Did you think that your feet had been bound
By what gravity brings to the ground?
Did you feel you were tricked
By the future you picked?
Well, come on down
All those rules don’t apply
When you’re high in the sky
So, come on down
Come on down
We’re coming down to the ground
There’s no better place to go
We’ve got snow up on the mountains
We’ve got rivers down below
We’re coming down to the ground
We hear the birds sing in the trees
And the land will be looked after
We send the seeds out in the breeze
Did you think you’d escaped from routine
By changing the script and the scene?
Despite all you made of it
You’re always afraid
Of the change
You’ve got a lot on your chest
Well, you can come as my guest
So come on down
Come on down
We’re coming down to the ground
There’s no better place to go
We’ve got snow up on the mountains
We’ve got rivers down below
We’re coming down to the ground
We hear the birds sing in the trees
And the land will be looked after
We send the seeds out in the breeze
Like the fish in the ocean
We felt at home in the sea
We learned to live off the good land
Learned to climb up a tree
Then we got up on two legs
But we wanted to fly
When we messed up our homeland
We set sail for the sky
We’re coming down to the ground
There’s no better place to go
We’ve got snow up on the mountains
We’ve got rivers down below
We’re coming down to the ground
We hear the birds sing in the trees
And the land will be looked after
We send the seeds out in the breeze
We’re coming down
Coming down to Earth Like babies at birth
Coming down to Earth
We’re gonna find new priorities
These are extraordinary qualities
We’re coming down to the ground
There’s no better place to go
We’ve got snow up on the mountains
We’ve got rivers down below
We’re coming down to the ground
We hear the birds sing in the trees
And the land will be looked after
We send the seeds out in the breeze
We’re coming down to the ground
There’s no better place to go
 We’ve got snow up on the mountains
We’ve got rivers down below
We’re coming down to the ground
We hear the birds sing in the trees
And the land will be looked after
We send the seeds out in the breeze
We’re gonna find new priorities
These are extraordinary qualities


Descendo para a Terra

Tradução livre: Gustavo Jreige

Você acha que seu pé foi balançado
Pelo que a gravidade traz ao chão?
Você se sentiu enganado
Pelo futuro que você escolheu?
Bem, venha para baixo
Nenhuma dessas regras se aplica
Quando você está no céu
Então, venha para baixo
Venha para baixo
Nós estamos descendo para a terra
Não há lugar melhor para ir
Nós temos neve no alto das montanhas
Nós temos rios logo abaixo
Nós estamos descendo para a terra
Nós ouvimos os pássaros cantando em suas árvores
E a terra será vista após
Nós enviarmos as sementes pela brisa
Você achou que escaparia da rotina
Mudando o roteiro e a cena?
Apesar de tudo que você fez a respeito
Você está sempre com medo
Da mudança
Você tem muito em seu baú
Bem, você pode vir como meu convidado
Então venha para baixo
Venha para baixo
Nós estamos descendo para a terra
Não há lugar melhor para ir
Nós temos neve no alto das montanhas
Nós temos rios logo abaixo
Nós estamos descendo para a terra
Nós ouvimos os pássaros cantando em suas árvores
E a terra será vista após
Nós enviarmos as sementes pela brisa
Como os peixes no oceano
Nos sentimos em casa no mar
Nós aprendemos a viver bem sem a terra
Aprendemos a escalar uma árvore
Então levantamos nas duas pernas
Mas nós queremos voar
Quando nós perdemos nossa terra natal
Nós navegamos ao céu
Nós estamos descendo para a terra
Não há lugar melhor para ir
Nós temos neve no alto das montanhas
Nós temos rios logo abaixo
Nós estamos descendo para a terra
Nós ouvimos os pássaros cantando em suas árvores
E a terra será vista após
Nós enviarmos as sementes pela brisa
Nós estamos indo para baixo
Descendo para a Terra
Como bebês no nascimento
Descendo para a Terra
Nós buscaremos novas prioridades
Essas são extraordinárias qualidades
Nós estamos descendo para a Terra
Não há lugar melhor para ir
Nós temos neve no alto das montanhas
Nós temos rios logo abaixo
Nós estamos descendo para a terra
Nós ouvimos os pássaros cantando em suas árvores
E a terra será vista após
Nós enviarmos as sementes pela brisa
Nós estamos descendo para a terra
Não há lugar melhor para ir
Nós temos neve no alto das montanhas
Nós temos rios logo abaixo
Nós estamos descendo para a Terra
Nós ouvimos os pássaros cantando em suas árvores
E a terra será vista após
Nós enviarmos as sementes pela brisa
Nós buscaremos novas prioridades
Essas são extraordinárias qualidades   

Tradução da música Down to Earth inglês – português  http://www.outrosolhos.com.br/2009/02/letra-traducao-e-clipe-de-down-to-earth-de-wall-e/  acesso feito à página dia 18/05/2010

OBSERVAÇÃO:

Fica a critério do/a professor/a a interrupção parcial do filme para a discussão de algumas cenas. Essa estratégia possivelmente será mais proveitosa se a turma demonstrar, mediante comentários espontâneos, maior interesse em determinadas passagens. Outra possibilidade é a exibição completa do filme seguida da discussão.    

Recursos Complementares

Site oficial do filme: http://www.disney.com.br/cinema/walle/ acesso feito à página dia 18/05/2010    

Tradução da música Down to Earth inglês – português  http://www.outrosolhos.com.br/2009/02/letra-traducao-e-clipe-de-down-to-earth-de-wall-e/  acesso feito à página dia 18/05/2010   

Avaliação

A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula: durante a exibição do documentário, da apresentação de comentários e questionamentos ou na execução das atividades propostas. A avaliação pode ser feita a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.