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Coleção Literatura para todos: explorando gêneros da Tradição Oral

 

10/08/2010

Autor e Coautor(es)
Ana Paula Campos Cavalcanti Soares
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 - Observar os recursos sonoros dos textos, repetições sonoras, rimas.

- Recitar ou ler em voz alta textos poéticos breves, previamente preparados.

- Acompanhar leituras em voz alta feitas pelo professor.

Duração das atividades
02 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Gênero textual: forma composicional, estilo, função, contexto de circulação.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:

- aula interativa;

- trabalho em grupo;

- texto impresso;   

Desenvolvimento   

1ª atividade:   

1) A aula deverá ser iniciada com a leitura, pelo professor, dos poemas da tradição oral do volume “Batata cozida, mingau de cará” que estão no endereço abaixo, da Coleção Literatura para Todos. É interessante que essa leitura seja feita para deleite e fruição. http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=50050     

 

Batata Cozida, Mingau de Cará. Fonte: www.resumodocenario.blogspot.com 

2) Com a leitura dos  poemas da tradição oral, o professor poderá pedir que os alunos relatem se conhecem outros textos da tradição oral, como parlendas, trava-línguas, cantigas, trovinhas, causos, entre outros. Caso conheçam, solicitar que o alfabetizandos  recitem ou relatem esses textos.   

3) O professor propõe que os textos citados pelos alunos na atividade anterior sejam escritos em cartazes para que possam ser  afixados na sala para conhecimento geral.   

4) O professor solicita que os alunos  discutam a questão: o que é tradição oral?   

OBS: É importante conversar com os alunos sobre as diferentes versões de um mesmo texto da tradição oral, como por exemplo, as duas versões da parlenda:   

LÁ EM CIMA DO PIANO

TEM UM COPO DE VENENO

QUEM BEBEU,  MORREU

DE MENOS EU     

LÁ EM CIMA DO PIANO

TEM UM COPO DE VENENO

 QUEM BEBEU,  MORREU

O AZAR FOI SEU   

2ª atividade:  

 1) A turma será dividida em grupos e cada um receberá um dos poemas do livro “Batata cozida, mingau de cará”. Esses poemas  serão impressos de forma desordenada  porque a tarefa do grupo é recortar cada uma das partes  para montá-lo de forma coerente.  

 OBS: Nesse momento recomenda-se que os alunos não tenham acesso ao texto ordenado corretamente, por que o objetivo dessa atividade envolve o uso da memória.   

2) O professor propõe a socialização das montagens dos textos e, fazendo os comentários e as intervenções necessárias, vai orientando os alunos para a construção da coerência textual.     

3ª atividade:   

1) Com a turma ainda em grupos, o professor solicita que cada um escolha, dentre os textos escritos nos cartazes na primeira atividade dessa aula, um que deverá ser memorizado por todos do grupo. A proposta de memorização desses poemas é bastante pertinente, já que se trata de textos que se mantiveram vivos até os dias de hoje por terem sido repassados de geração a geração, oralmente, com o apoio na memória.   

2) A tarefa dos componentes do grupo é a de falar o texto memorizado para alguém mais novo do que ele e observar a reação de quem ouviu.   

3) O professor propõe que a turma apresente e discuta as reações das pessoas que ouviram o texto  e as intervenções que os alunos fizeram diante dessas reações.   

OBS: É importante o professor incentivar seus alunos a continuarem com essa atividade com o objetivo de que mais pessoas possam conhecer esses textos.  

4ª atividade:  

 1) O professor propõe um trabalho para a exploração das rimas e das repetições sonoras presentes nos textos da tradição oral. Para isso, sugere-se que o professor utilize-se de alguns poemas presentes no livro acessado na primeira atividade dessa aula. O texto abaixo será reproduzido no quadro:  

 “Batata cozida, mingau de cará

Moça bonita que vem do Pará

Parem de cantar, parem de pular

Abram a roda que ela vai passar.”   

2) O professor solicita a leitura do texto e propõe que os alunos falem e circulem as palavras que rimam com CARÁ.  Posteriormente, o professor poderá pedir que os alunos escrevam em seus cadernos outras palavras que rimam com a palavra cará. É importante socializar sempre as atividades realizadas pelos alunos.   

3) O professor retoma o texto do item dois e solicita que os alunos reescrevam os versos criando outras palavras que rimam dentro dos poemas, como por exemplo:

  “Batata cozida, mingau de cará

 Moça bonita que vem do Pará

 Parem de cantar, parem de dançar

Abram a roda que ela vai balançar.”

4) O professor combina com a turma a  apresentação dos versos produzidos e sugere que esses versos sejam também recitados para outras pessoas, como por exemplo, os familiares.   

5) O professor encerra a aula propondo que os alunos  escolham o texto que mais gostaram dentre todos os que foram lidos ou recitados em sala. Nesse momento, o professor, como elemento do grupo, deverá dar a sua opinião. 

Recursos Complementares

Coleção Literatura para todos  

  A realização do Concurso Literatura para Todos é uma das estratégias da Política de Leitura do Ministério da Educação, que procura democratizar o acesso à leitura, constituir um acervo bibliográfico literário específico para jovens, adultos e idosos recém alfabetizados e criar uma comunidade de leitores. Esse novo público é chamado de neoleitores. O MEC publica e distribui as obras vencedoras às entidades parceiras do Programa Brasil Alfabetizado, às escolas públicas que oferecem a modalidade EJA, às universidades da Rede de Formação de Alfabetização de Jovens e Adultos, aos núcleos de EJA das instituições de ensino superior e às unidades prisionais. Em 2009, em sua terceira edição, os candidatos concorrem nas categorias prosa (conto, novela ou crônica), poesia, texto de tradição oral (em prosa ou em verso), perfil biográfico e dramaturgia. Serão selecionadas duas obras das categorias: prosa, poesia e textos da tradição oral e apenas uma obra das categorias: perfil biográfico e dramaturgia. Também será selecionada uma obra de qualquer uma das modalidades do concurso de autor natural dos países africanos de língua oficial portuguesa: Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Os vencedores recebem prêmios no valor de R$ 10 mil. Em 2008, 729 foram inscritas. Desse total, 129 obras foram desclassificadas por não atenderem às exigências do edital. Concorreram ao prêmio 608 obras inscritas , sendo 301 textos em prosa (contos, novelas, crônicas), 14 biografias, 30 textos de tradição oral, 246 poesias e 17 obras de países africanos. A inscrição para o concurso este ano será feita por meio do encaminhamento das obras literárias para : 3° Concurso Literatura para Todos, Ministério da Educação, Esplanada dos Ministérios , Bloco L , Sala 715 ,CEP 70047–900, Brasília /DF. O prazo vai até dia 25 de agosto de 2009. Os concorrentes naturais e residentes em países africanos de língua oficial portuguesa devem fazer a inscrição mediante o envio das obras literárias para as embaixadas do Brasil nos respectivos países.

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12313&Itemid=628     

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos. A Coleção Literatura para todos é uma interessante iniciativa do governo federal em promover a democratização da leitura. As obras foram compostas pensando no público da EJA e assim, o trabalho com os diferentes gêneros que compõe essa obra é fundamental para a formação leitora de jovens e adultos.Nesta aula o professor, deverá avaliar, sobretudo, a  capacidade dos alunos de identificarem rimas e repetições sonoras nos textos da Tradição oral  e a importância desses recursos para esses gêneros textuais. 

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