Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


As Festas Juninas

 

10/08/2010

Autor e Coautor(es)
Vânia Lúcia Lima Vieira de Mello
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Cidadania e cultura contemporânea
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender a origem das tradições juninas no Brasil.

  • Desenvolver o interesse e o gosto pela tradição.
  • Promover a integração da família com a escola.
  • Valorizar a cultura brasileira.
  • Conhecer a história das festas juninas e os elementos que as compõem.
Duração das atividades
05 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

 E S T R A T É G I A S

Leitura de texto.  

Interpretação de texto  

Trabalho de grupo  

Pesquisa     

D E S E N V O L V I M E N T O  

1ª atividade:   

1)      O professor apresenta a imagem abaixo e coloca no quadro a frase: Festa Junina me lembra.... 

                                                                                    

2) Em seguida,  solicita que cada aluno complete a frase acima, como desejar.

3) O professor socializa as respostas dos alunos e propõe uma discussão mais geral envolvendo os motivos para gostar ou não gostar das festas juninas.   

OBS: Nesse momento é importante que não se faça nenhuma tentativa de fazer gostar quem não gosta das festas juninas porque o objetivo da aula é fazer o aluno compreender que essa é mais uma manifestação da cultura popular.     

4)      Dando continuidade à atividade, o professor propõe que, coletivamente, façam uma lista do que os alunos sabem a respeito das festas juninas.   

5)      Com o objetivo de oferecer mais informações sobre o tema em discussão, o professor propõe a leitura do texto:                                           

 AS FESTAS JUNINAS 

Três santos são efusiva e intensamente comemorados em junho, em todo o Brasil, desde o período colonial: Santo Antônio, São João e São Pedro. No nordeste brasileiro principalmente, estes santos são reverenciados e pode-se dizer que a importância destas festas, para as populações nortista e nordestina, ultrapassa a do Natal, principal festa cristã, e que elas são, historicamente, o evento festivo mais importante destas regiões, tanto cultural como politicamente.

Acredita-se que estas festas têm origens no século XII, na região da França, com a celebração dos solstícios de verão (dia mais longo do ano, 22 ou 23 de junho), vésperas do início das colheitas. No hemisfério sul, na mesma época, acontece o solstício de inverno (noite mais longa do ano). Como aconteceu com outras festas de origem pagã, estas também foram adquirindo um sentido religioso introduzido pelo cristianismo, trazido pela igreja católica ao Novo Mundo. A comemoração das festas juninas é certamente herança portuguesa no Brasil, acrescida ainda dos costumes franceses que a elas se mesclaram na Europa.

 O ciclo das festas juninas gira em torno de três datas principais: 13 de junho, festa de Santo Antônio; 24 de junho, São João e 29 de junho, São Pedro. Durante este período, o país fica praticamente tomado por festas. De norte a sul do Brasil comemoram-se os santos juninos, com fogueiras e comidas típicas. É interessante notar que não apenas o dia, propriamente dito, mas todo o mês, é considerado como tempo consagrado a estes santos na região e, principalmente, às vésperas , que é quando se realizam os sortilégios e simpatias, a parte mágica da festa típica do catolicismo popular. Inúmeras adivinhações a respeito dos amores e do futuro (com quem se vai casar, se se é amado ou amada, quantos filhos se vai ter, se se vai morrer jovem ou ganhar dinheiro etc.) são feitas nas vésperas do dia dos santos, em geral de madrugada. A primeira das festas do ciclo junino é a de Santo Antônio. À véspera deste dia, significativamente, foi escolhida oficialmente como Dia dos Namorados, no Brasil.  

http://www.aguaforte.com/antropologia/festaabrasileira/AsFestasJuninas.html 

6)      Após a leitura, o professor propõe que a turma volte à lista elaborada anteriormente para que possam acrescentar a ela, as informações novas trazidas pelo texto. Essa lista, agora mais completa, pode ser copiada em uma cartolina ou papel craft ( manilha) e afixada na sala de aula.    

OBS: Seria interessante que um trabalho interdisciplinar com a Geografia fosse realizado nesse momento, para que os alunos entendessem o que são os movimentos da Terra, o solstício, as estações do ano entre outros assuntos.    

 2ª atividade:   

1)      Com o objetivo de conhecer um pouco mais sobre o tema,  o professor propõe um trabalho em grupo onde os alunos terão a oportunidade de conhecer a origem das festas juninas, da fogueira, da quadrilha e das comidas típicas.  

 2)      O professor divide a turma em 04 grupos e encaminha-os para a sala de informática. Cada grupo fica responsável por um tema e para cada um deles há sugestões de endereços de acesso às informações.   

OBS: Se o número de alunos for grande, o professor pode formar mais do que 04 grupos, dando o mesmo assunto para mais de um grupo.     

1º grupo:  Origem das festas juninas no Brasil   http://www.brasilescola.com/detalhes-festa-junina/origem-festa-junina.htm      

2º grupo: As comidas típicas das festas juninas.   http://www.suapesquisa.com/musicacultura/comidas_festa_junina.htm       

3º grupo: Origem da quadrilha.   http://pt.wikipedia.org/wiki/Quadrilha_%28dan%C3%A7a%29 

 http://www.brasilfolclore.hpg.ig.com.br/quadrilha

4º grupo: Origem das fogueiras.   http://fashionbubbles.com/festas-tematicas/origem-e-historia-das-festas-juninas-parte-13/     

3)      O grupo deverá criar um cartaz com o objetivo de divulgar as informações do tema da sua equipe para o restante da turma.   

OBS: Os cartazes de todos os grupos vão compor o mural da sala ou da escola.   

4)      O professor socializa as produções dos alunos, faz os comentários necessários e orienta-os para a montagem do mural.   

  

3ª atividade:   

1)      O professor propõe que, a partir dos conhecimentos adquiridos com essa aula, os alunos estabeleçam uma comparação com as festas juninas realizadas pela comunidade onde vivem, a partir da seguinte questão: De todas as tradições das festas juninas, quais as que também acontecem nas festas juninas de sua comunidade?  

 2)      Com o objetivo de  oferecer  a oportunidade para fortalecer o contato da escola com os familiares dos alunos e com a comunidade, o professor sugere que os alunos planejem, organizem e façam acontecer  a  festa junina da Escola.  

 OBS: Os alunos podem programar os preparativos para a festa em conjunto com os pais que podem participar da montagem das barracas, dos cartazes, das comidas  e da ornamentação da escola. Cada um se compromete com uma tarefa para que tudo aconteça na mais perfeita ordem. Do planejamento e o compromisso das pessoas vai depender o sucesso da festa.  

 3)      Realização da festa junina na Escola. Após a festa é interessante que se faça uma avaliação da mesma levantando o que deu certo e o que precisa ser aperfeiçoado para uma próxima festa.      

Recursos Complementares
Avaliação

A  aprendizagem dos alunos será avaliada durante o desenrolar das atividades propostas, nas atitudes dos alunos, nos trabalhos de grupo, nas discussões, na participação  nas atividades na sala de aula. A produção do mural, a elaboração da lista  e o empenho dos alunos nas tarefas serão  dos instrumentos com os quais  o professor poderá avaliar a aprendizagem e o interesse dos alunos.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • maria lucia cardoso, escola estadual professor juventino nunes , Minas Gerais - disse:
    maryy-49@hotmail.com

    04/06/2013

    Cinco estrelas

    estou min formando no magisterio neste ano agora tenho pouca experiencia ainda e estes planos vão min ajudar muito .


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.