09/08/2010
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Sistema alfabético e ortográfico |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
- Identificar as partes que compõem uma receita (títulos, lista de ingredientes, modo e tempo de preparo, ilustrações, fotografias).
- Utilizar títulos, ilustrações e outros elementos gráficos como chaves de leitura para prever conteúdos de receitas e instruções.
- Estabelecer a relação entre os sons da fala e as letras.
- Conhecer as variedades de combinações de letras utilizadas para escrever.
- Produzir listas em forma de coluna ou separando os itens com vírgulas ou hífens.
- Escrever diferentes tipos de listas (lista de compras, lista de nomes de pessoas, nomes de cidades, instrumentos de trabalho, animais, etc.).
- Ordenar listas por ordem alfabética.
- Gênero textual: forma composicional, estilo, função, contexto de circulação.
As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa;
- trabalho em grupo;
- texto impresso;
Desenvolvimento
1ª atividade:
1) O professor iniciará a aula com uma ilustração de uma salada de fruta que se encontra, em um cartaz:
Salada de Frutas. Fonte: http://djesuspraciano.blog.terra.com.br/files/2009/11/salada.jpg
Ao apresentar o cartaz, o professor inicia uma discussão a partir das questões:
a) O que vocês estão vendo nesse cartaz?
b) Por que vocês acham que é uma salada de frutas?
c) Que elementos há nesta imagem que indicam que é um prato com uma salada de frutas?
2) O professor solicita que os alunos digam quais são as frutas que normalmente usamos para fazer uma salada de frutas. Enquanto os alunos vão falando, o professor vai registrando o nome das frutas de maneira desordenada no quadro.
3) Após o registro no quadro, o professor problematiza: será que essa forma que eu utilizei para escrever as palavras é a mais adequada quando eu quero listar o nome das frutas? Nesse momento, o que se espera é que os alunos percebam que podemos organizar uma lista em forma de coluna ou separando os itens com vírgulas ou hífens.
4) O professor propõe então que a turma, coletivamente, reescreva os nomes das frutas nas duas maneiras de se organizar uma lista, ou seja, em coluna e separando os itens com vírgulas ou hífens. Nesse momento, o professor pode chamar a atenção dos alunos para a maneira mais usual de se fazer uma lista- em colunas- porque facilita a leitura.
2ª atividade:
1) O professor propõe que, coletivamente, a turma faça um levantamento de outras situações da nossa vida em que fazemos usos das listas. Enquanto os alunos vão se manifestando, o professor vai fazendo os registros no quadro.
2) Após o levantamento anterior, o professor solicita que os alunos digam como cada uma delas é organizada. Veja os exemplos abaixo:
- Diário do professor: os nomes são organizados em coluna e em ordem alfabética.
- Lista de aprovados em concursos: os nomes são organizados em coluna e na ordem de classificação.
3ª atividade:
1) O professor poderá propor à turma uma confraternização na qual será servida uma salada de frutas. Entretanto, para a realização dessa atividade, será necessária a elaboração de uma lista dos produtos que deverão ser trazidos para a sala de aula. Desta forma, o professor irá até o quadro e com a ajuda dos alunos, listará os ingredientes para a salada de frutas e fará a distribuição dos ingredientes entre os alunos.
OBS: É importante que neste momento, o professor indague à turma como se escreve as palavras listadas, perguntando quais letras utilizar e fazendo questionamentos no tocante as relações entre letra e som.
2) Com a turma em grupos, o professor entrega as partes do texto de uma receita separadamente: nome da receita; ingredientes (subtítulo); texto referente aos ingredientes; modo de preparo (subtítulo) e o texto referente ao modo de preparo. A tarefa é montar a receita de forma correta, encaixando os textos em seus respectivos subtítulos.
4) Após a montagem dos textos, os alunos deverão ler a receita para todo o grupo. Nessa ocasião, o professor deverá enfatizar as características principais da receita, como: imagens, ingredientes, modo de preparo e texto enumerado.
OBS: Ver em recursos complementares a necessidade de se trabalhar com o gênero receita culinária e exemplos de receitas no endereço: http://tudogostoso.uol.com.br/
4ª atividade:
1) O professor propõe a produção coletiva da receita de salada de frutas, informando que o texto será exposto em um cartaz no mural da escola para que outras pessoas conheçam e, além disso, essa é a receita que será usada na realização da salada de frutas.
2) Com a receita produzida, o professor poderá lembrar os alunos de trazerem os materiais listados para que na próxima aula seja realizada a receita da salada de frutas para a confraternização.
3) No dia combinado, o professor inicia a aula coletando os ingredientes da receita e preparando a turma para que todos possam colaborar nessa atividade. Isso poderá ser feito a partir da divisão de tarefas. Com a salada de frutas pronta, é hora de confraternizar ao sabor delicioso das frutas.
4) Após a confraternização, o professor fará uma avaliação da aula solicitando que os alunos falem do que aprenderam com esse estudo.
Leitura para o professor
- Porque trabalhar com receita:
Mais informações sobre Gêneros Textuais:
COSTA, Sérgio Roberto Dicionário de gêneros textuais. 2ª. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
Revista Nova Escola. Editora Abril. Ano XXIV. Nº 224. Agosto de 2009
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos. A produção textual tem mais sentido quando há um objetivo real para a escrita do texto, com a proposta de uma receita culinária e a realização efetiva de um prato, o professor poderá avaliar o uso social da leitura e da escrita pelos alunos. Além disso, durante as produções o professor poderá estar atento para as dificuldades relacionadas à escrita das palavras. O reconhecimento do uso social da lista e sua forma de organização são instrumentos com os quais o professor poderá, também, avaliar a aprendizagem dos alunos.
Cinco estrelas 1 classificações
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03/04/2013
Cinco estrelasAdorei sua explanação. Sua didática . Parabéns