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Vamos à feira: explorando lista de compras em sala de aula

 

09/08/2010

Autor e Coautor(es)
Ana Paula Campos Cavalcanti Soares
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Sistema alfabético e ortográfico
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Identificar as partes que compõem uma receita (títulos, lista de ingredientes, modo e tempo de preparo, ilustrações, fotografias).

- Utilizar títulos, ilustrações e outros elementos gráficos como chaves de leitura para prever conteúdos de receitas e instruções.

- Estabelecer a relação entre os sons da fala e as letras.

- Conhecer as variedades de combinações de letras utilizadas para escrever.   

- Produzir listas em forma de coluna ou separando os itens com vírgulas ou hífens.   

- Escrever diferentes tipos de listas (lista de compras, lista de nomes de pessoas, nomes de cidades, instrumentos de trabalho, animais, etc.).   

- Ordenar listas por ordem alfabética.

Duração das atividades
04 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Gênero textual: forma composicional, estilo, função, contexto de circulação.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:

- aula interativa;

- trabalho em grupo;

- texto impresso;   

Desenvolvimento   

1ª atividade:   

1) O professor iniciará a aula com uma ilustração de uma salada de fruta  que se encontra, em um cartaz:

 

Salada de Frutas. Fonte: http://djesuspraciano.blog.terra.com.br/files/2009/11/salada.jpg  

Ao apresentar o cartaz, o professor inicia uma discussão a partir das questões:

a) O que vocês estão vendo nesse cartaz?

b) Por que vocês acham que é uma salada de frutas?

c) Que elementos há nesta imagem que indicam que é um prato com uma salada de frutas?   

2) O professor solicita que os alunos digam quais são  as frutas que normalmente  usamos  para fazer uma salada de frutas.  Enquanto os alunos vão falando, o professor vai registrando o nome das frutas de maneira desordenada no quadro.   

3) Após o registro no quadro, o professor  problematiza: será que essa forma que eu utilizei para escrever as palavras  é a mais adequada quando eu quero listar o nome das frutas? Nesse momento, o que se espera é que os alunos percebam que podemos organizar uma lista  em forma de coluna ou separando os itens com vírgulas ou hífens.   

4) O professor propõe então que a turma, coletivamente, reescreva os nomes das frutas  nas duas maneiras de se organizar uma lista, ou seja,  em coluna e separando os itens com vírgulas ou hífens. Nesse momento, o professor pode chamar a atenção dos alunos para a maneira mais usual de se fazer uma lista- em colunas- porque facilita a leitura.   

2ª atividade:   

1) O professor propõe que, coletivamente, a turma faça um levantamento de outras situações da nossa vida em que fazemos usos das listas. Enquanto os alunos vão se manifestando, o professor vai fazendo os registros no quadro.   

2) Após o levantamento anterior, o professor solicita que os alunos digam como cada uma delas é organizada. Veja os exemplos abaixo:

- Diário do professor: os nomes são organizados em coluna e em ordem alfabética.

- Lista de aprovados em concursos: os nomes são organizados em coluna e na ordem de classificação.         

3ª atividade:   

1) O professor poderá propor à turma uma confraternização na qual será servida uma salada de frutas. Entretanto, para a realização dessa atividade, será necessária a elaboração de uma lista dos produtos que deverão ser trazidos para a sala de aula. Desta forma, o professor irá até o quadro e com a ajuda dos alunos, listará os ingredientes para a salada de frutas e fará a distribuição dos ingredientes entre os alunos.   

OBS: É importante que neste momento, o professor indague à turma como se escreve as palavras listadas, perguntando quais letras utilizar e fazendo questionamentos no tocante as relações entre letra e som.   

2) Com a turma em grupos, o professor entrega  as partes do texto de uma receita separadamente: nome da receita; ingredientes (subtítulo); texto referente aos ingredientes; modo de preparo (subtítulo) e o texto referente ao modo de preparo. A tarefa é montar a receita de forma correta, encaixando os textos em seus respectivos subtítulos.   

4) Após a montagem dos textos,  os alunos deverão ler a receita para todo o grupo. Nessa ocasião, o professor deverá enfatizar as características principais da receita, como: imagens, ingredientes, modo de preparo e texto enumerado.   

OBS: Ver em recursos complementares a necessidade de se trabalhar com o gênero receita culinária e  exemplos de receitas no endereço: http://tudogostoso.uol.com.br/ 

4ª atividade:   

1) O professor propõe a produção coletiva da receita de salada de frutas, informando que o texto será exposto em um cartaz no mural da escola para que outras pessoas conheçam  e, além disso, essa é a receita que será usada  na realização da salada de frutas.    

2) Com a receita produzida, o  professor poderá lembrar os alunos de trazerem os materiais listados para que na próxima aula seja realizada a receita da salada de frutas para a confraternização.   

3) No dia combinado, o  professor inicia a aula coletando os ingredientes da receita e preparando a turma para que todos possam colaborar nessa atividade. Isso poderá ser feito a partir da divisão de tarefas. Com a salada de frutas pronta, é hora de confraternizar ao sabor delicioso das frutas.   

4) Após a confraternização, o professor fará uma avaliação da aula solicitando que os alunos falem do que aprenderam com esse estudo.   

Recursos Complementares

Leitura para o professor   

- Porque trabalhar com receita:

http://www.smec.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/espaco-educar/ensino-fundamental/ensino-fundamental/provinha-brasil/artigos/por-que-trabalhar-com-receita.pdf

Mais informações sobre Gêneros Textuais:    

COSTA, Sérgio Roberto Dicionário de gêneros textuais. 2ª. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.   

Revista Nova Escola. Editora Abril. Ano XXIV. Nº 224. Agosto de 2009

 http://revistaescola.abril.com.br/

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos. A produção textual tem mais sentido quando há um objetivo real para a escrita do texto, com a proposta de uma receita culinária e a realização efetiva de um prato, o professor poderá avaliar o uso social da leitura e da escrita pelos alunos. Além disso, durante as produções o professor poderá estar atento para as dificuldades relacionadas à escrita das palavras. O reconhecimento do uso social da lista e sua forma de organização são instrumentos com os quais o professor poderá, também,  avaliar a aprendizagem dos alunos.

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