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LIXO ELETRÔNICO: IMPLICAÇÕES PARA O MEIO AMBIENTE

 

08/06/2010

Autor e Coautor(es)
Lindomar de Oliveira Untaler
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Claudia Regina M. G. Fernandes, Lérida de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno, por meio da leitura do texto, poderá analisar e discutir os seguintes temas:

  1. lixo eletrônico;
  2. resíduos tóxicos e
  3. meio ambiente
Duração das atividades
01 AULA (50 MINUTOS)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos básicos sobre resíduos solídos.

Estratégias e recursos da aula

1º momento: leitura 

Cabe ao/a professor/a entregar os textos para os/as alunos/as e solicitar, em um primeiro momento, que os/as mesmos/as façam uma leitura silenciosa e individual. Caso o/a professor/a não tenha recursos para a impressão dos textos, cabe a ele/a preparar transparências para serem projetadas com retroprojetor para que os/as alunos/as façam a leitura. Em um segundo momento, o/a professor/a deve solicitar uma leitura em voz alta por parte dos/as alunos/as para uma melhor compreensão. Caso a escola disponha de um laboratório de informática, o/a professor/a de Ciências, em parceria com o/a professor/a de Informática, pode ainda exibir um vídeo disponível na internet no site veja.com.

TEXTO 1: A capital do lixo eletrônico 

Por: Alexandre Mansur

A revista Time publica um ensaio fotográfico sobre a cidade de Guiyu, na China, que virou o maior centro mundial para reciclagem de produtos eletrônicos. Computadores, celulares e outros aparelhos são desmontados. Alguns componentes, como metais pesados, são derretidos e revendidos.

A operação segue compromete o ambiente e a saúde das pessoas. Os resíduos tóxicos são despejados nos rios, contaminando as fontes de água. As condições de trabalho não são das mais salubres. A cidade tem um dos índices mais altos de câncer provocado por um tipo de substância tóxica, as dioxinas. As mulheres de lá também tem uma taxa elevada de problemas na gravidez.

Matéria publicada na revista Época no dia 05/02/2009 

TEXTO 2: O que fazer com o lixo eletrônico brasileiro?

A pergunta estava prestes a ter uma resposta bem satisfatória, com a PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos que está sendo definida pelo Projeto de Lei – PL 203/91, mas tudo não passou do “quase”.

A versão preliminar do relatório previa que vários resíduos sólidos deveriam passar a ser recolhidos depois de serem usados pelo consumidor – entre eles, as lâmpadas fluorescentes e os eletroeletrônicos –, mas uma alteração feita no final de junho no PNRS mudou a redação do relatório e excluiu esses dois produtos da lista de itens que devem ter retorno compulsório às empresas fabricantes. Agora, apenas agrotóxicos, pilhas e baterias, pneus e óleos lubrificantes serão obrigados a fazer parte do processo de logística reversa das indústrias.

No entanto, a produção de lixo eletrônico no país é crescente e representa um grande problema não só para o meio ambiente, mas também para a saúde da população e dos animais. Segundo estudo do PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, a maioria desses produtos contém substâncias tóxicas – como mercúrio, chumbo e cádmio –, que ao serem manipuladas de forma errada geram consequências de alto custo sócio-ambiental.

Considerando tudo isso, o movimento Lixo Eletrônico defende a urgência da criação de uma legislação nacional específica para o assunto e, por isso, está fazendo um manifesto on line para pressionar a Câmara dos Deputados a incluir, novamente, os eletroeletrônicos no artigo 33 da PNRS e, assim, colocá-los no processo de logística reversa e reciclagem obrigatório das indústrias.

No site, a equipe do Lixo Eletrônico ainda disponibiliza a lista de e-mail dos deputados envolvidos na questão, para que as pessoas possam escrever cobrando uma atitude dos políticos. Afinal, eles alegam que os eletroeletrônicos foram excluídos do PNRS por pressão da indústria. Mas cadê a pressão da sociedade?

Matéria publicada no site Planeta Sustentável no dia 15/07/2009   

2º momento: construção de cartazes

Depois de feita a leitura dos textos, cabe ao/a professor/a dividir a sala em grupos de, no máximo, 5 alunos/as, para a confecção de cartazes sobre o tema em questão. É de responsabilidade do/a professor/a disponibilizar aos/as alunos/as revistas, jornais, canetinhas, cola, régua, tesoura sem ponta, fita crepe e outros materiais para a realização dessa atividade. O/a professor/a pode sugerir a utilização de materiais reaproveitados, ou ainda, com qualidade para garantir certa durabilidade e manter o princípio defendido na aula. Feita a distribuição desses materiais, cabe ao professor/a orientar os/as alunos/as no decorrer da atividade.

Com a conclusão dos cartazes, cabe ao/a professor/a propor que cada grupo exponha para o restante da sala como foi a realização da atividade e qual foi a principal descoberta sobre a temática feita durante a atividade.

Cabe ao/a professor/a ser o mediador do debate. Nesse momento, deve-se observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas idéias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, cabendo a ele imediatamente interferir e posicionar os alunos a pensarem nos conceitos mais adequados e ajustados à realidade.

Depois de feita essa reflexão em sala de aula, os cartazes construídos poderão ser expostos na escola para que todos – alunos, funcionários, professores e pais – possam ter acesso aos mesmos.

Nesse segundo momento como sugestão ao/a professor/a de Ciências vale ressaltar caso o mesmo considere possível a interdisciplinaridade entre o conteúdo de Ciências e Artes na confecção dos cartazes, cabe ao/a professor/a entrar em contato com o/a professor/a de Artes e pedir sua contribuição para que, durante sua aula.

3º momento: trabalhando a interdisciplinaridade

Nesse último momento da aula a idéia é abordar o tema em questão na perspectiva da interdisciplinaridade. Cabe ao/a professor/a de Ciências entrar em contato com o/a professor/a de Língua Portuguesa e pedir sua contribuição para que, durante sua aula, seja feita com os/as alunos/as uma discussão reflexiva da letra da música “Terra”, de Caetano Veloso. Com isso, os/as alunos/as poderão obter um melhor aproveitamento do conteúdo trabalhado na aula de Ciências, assim como poderão apresentar um bom engajamento na aula de Língua Portuguesa. 

Terra

Caetano Veloso
Composição: Caetano Veloso   

Quando eu me encontrava preso
Na cela de uma cadeia
Foi que vi pela primeira vez
As tais fotografias
Em que apareces inteira
Porém lá não estavas nua
E sim coberta de nuvens...
Terra! Terra!
Por mais distante
O errante navegante
Quem jamais te esqueceria?...
Ninguém supõe a morena
Dentro da estrela azulada
Na vertigem do cinema
Mando um abraço prá ti
Pequenina como se eu fosse
O saudoso poeta
E fosses a Paraíba...
Terra! Terra!
Por mais distante
O errante navegante
Quem jamais te esqueceria?...
Eu estou apaixonado
Por uma menina terra
Signo de elemento terra
Do mar se diz terra à vista
Terra para o pé firmeza
Terra para a mão carícia
Outros astros lhe são guia...
Terra! Terra!
Por mais distante
O errante navegante
Quem jamais te esqueceria?...
Eu sou um leão de fogo
Sem ti me consumiria
A mim mesmo eternamente
E de nada valeria
Acontecer de eu ser gente
E gente é outra alegria
Diferente das estrelas...
Terra! Terra!
Por mais distante
O errante navegante
Quem jamais te esqueceria?...
De onde nem tempo, nem espaço
Que a força mãe dê coragem
Prá gente te dar carinho
Durante toda a viagem
Que realizas do nada
Através do qual carregas
O nome da tua carne...
Terra! Terra!
Por mais distante
O errante navegante
Quem jamais te esqueceria?
Terra! Terra! Por mais distante
O errante navegante
Quem jamais te esqueceria?
Terra! Terra! Por mais distante
O errante navegante
Quem jamais te esqueceria?...
Na sacada dos sobrados
Da velha são Salvador
Há lembranças de donzelas
Do tempo do Imperador
Tudo, tudo na Bahia
Faz a gente querer bem
A Bahia tem um jeito...
Terra! Terra!
Por mais distante
O errante navegante
Quem jamais te esqueceria?
Terra!

Recursos Complementares

Vídeo Veja.com: http://veja.abril.com.br/mediacenter/meio-ambiente/lixo-eletronico-56-b23b5f5ae26a17dc9e00cf33fc75a15c.shtml acesso feito dia 18/05/2010 acesso feito à página dia 18/05/20101     

Site Revista Época: http://colunas.epoca.globo.com/planeta/2009/02/05/a-capital-do-lixo-eletronico/  acesso feito à página dia 18/05/20101  

Site Planeta Sustentável: http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/redacao/181447_post.shtml acesso feito à página dia 18/05/20101  

Clipe música Terra: http://www.youtube.com/watch?v=9YgDmt1FoT0  acesso feito dia 18/05/2010 

Avaliação

A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula: durante a exibição do filme, durante a apresentação de comentários e questionamentos ou durante a execução das atividades propostas. A avaliação pode ser feita a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.  

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
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Opiniões

  • Rosa Teresinha Bortoloti, CEEBJA FRANCISCO BELTRAO E FUND MEDIO , Paraná - disse:
    rosaterebortoloti@seed.br.gov.pr

    21/09/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns !! Professor, por ter disponibilizado sua aula para os demais professores. Seu trabalho demonstra a preocupação e o compromisso que todas as pessoas devem ter com o meio ambiente. Obrigada pelas informações.


  • gemimalustosa, seduc , Piauí - disse:
    gemimalustosa@hotmail.com

    30/06/2010

    Quatro estrelas

    Adorei o tema abordado e a seridade dada ao mesmo. Meio Ambiente é coisa séria e deve ser tratado com todo respeito.


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