Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aula 5: O jardim dos encantos – Ideia combinatória da multiplicação.

 

21/06/2010

Autor e Coautor(es)
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-Utilizar a árvore das possibilidades e a tabela de dupla entrada como estratégia de solução de problemas.

-Resolver problemas envolvendo a idéia combinatória da multiplicação.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

-Noções dos fatos básicos da multiplicação.

Estratégias e recursos da aula

*A turma é dividida em 3 grupos e forma 3 rodas. Cada grupo recebe uma caixa com um título:

  • Árvore musical

  • Água dourada

  • Pássaro falante

                   Dentro de cada caixa, a história “ O Jardim dos Encantos” – “Aladim e outros contos de as mil e uma noites” – Editora Companhia das Letrinhas.

                 Os grupos são orientados a realizar a leitura do texto e, ao final, explicar para a turma a relação existente entre as palavras da “sua” caixa e o texto lido.

                  A turma, então, realiza a leitura do texto, discute a razão das palavras escritas na tampa da caixa e expõe para os outros grupos  sua justificativa.

                É exposta à turma as seguintes  situações-problema:

1.“Sozinhos no mundo, os irmão, Farid, Faruz e Farizade se dedicaram a cuidar da casinha modesta e a cultivar o bonito jardim.”

                 No jardim havia 3 tipos de flores – rosa, margarida e jasmin e podiam ter 2 cores – brancas ou amarelas.

                 Determine todas as possibilidades de flores do jardim.

                 Os grupos tentam resolver a questão usando o raciocínio combinatório. Depois de um tempo pensando, resolvendo e checando as soluções, os alunos explicam à turma como fizeram e o professor, sempre que  possível, deve explorar as estratégias encontradas na determinação das possibilidades.

                 É possível que algum grupo procure usar um quadro, um esquema ou chegar bem perto disto:

                O professor, numa folha de blocão colocada no quadro-de-giz , sistematiza, então, duas estratégias que podem determinar todas as possibilidades de flores do jardim.

1º) Tabela (Ideia combinatória da multiplicação) – A tabela deve ser preenchida passo a passo, explorando-se ao máximo as ideias dos alunos.

ROSA (R)

MARGARIDA (M)

PALMA (P)

CRISÂNTEMO (C)

BRANCO (B)

RB

MB

PB

CB

AMARELO (A)

RA

MA

PA

CA

VERMELHO (V)

RV

MV

PV

CV

       

a)Quantas são as possibilidades?

b)Quais são elas?   

* É natural que o 1º passo da turma seja contar numericamente , mas o professor  vai organizando o pensamento da turma até chegar à ideia combinatória da multiplicação.

                             3 flores X 4 cores = 12 tipos                  

2º) Árvore de possibilidades:               

                Deve ser explorado com a turma a razão do diagrama chamar-se “Árvore de possibilidades”.

                Em outra folha de blocão, também colocada no quadro, o professor inicia, então, a árvore de possibilidade da turma.

                Se fossem acrescentadas outras possibilidades, os “galhos das árvores” aumentariam em nº.

                Exemplo:

•As flores podiam ser grandes ou pequenas.

•As flores podiam ter espinhos ou não.

 tipo  X cor

 (4) X (3) = 12

 tipo  X cor X tamanho

 (4) X (3) X (2) = 24

 tipo  X cor X tamanho X espinho ou não

 (4) X (3) X (2) X (2) = 48

2.“ Farizade , Faruz  e Farid saíram em busca do que desejavam: Árvore musical, Água dourada e Pássaro falante. Eles procuraram na floresta e no campo.“

     Quantos e quais as possibilidades possíveis de se encontrar o desejado?  

                Neste caso, a turma escolherá a estratégia que achar mais fácil e adequada.

                Ao grupo que apresentar dificuldade, deve ser sugerida a árvore de possibilidades.

Recursos Complementares

Livro: Aladim e outros contos de as mil e uma noites - Rosalind Kerven - Companhia das Letrinhas.

Avaliação

       Numa 2ª aula, o professor propõe que a turma resolva em duplas a seguinte situação:

       Farizade examinou o colar e percebeu seus detalhes: turmalinas, diamantes, esmeraldas e rubis, grandes ou pequenos  e brilhantes ou opacos.

       Se o colar fosse formado por uma única pedra, quantas e quais as possibilidades existentes?

       Assim, a avaliação realizada das estratégias dos grupos será enriquecida com as que os alunos criarem em duplas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.