21/06/2010
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
-Utilizar a árvore das possibilidades e a tabela de dupla entrada como estratégia de solução de problemas.
-Resolver problemas envolvendo a idéia combinatória da multiplicação.
-Noções dos fatos básicos da multiplicação.
*A turma é dividida em 3 grupos e forma 3 rodas. Cada grupo recebe uma caixa com um título:
• Árvore musical
• Água dourada
• Pássaro falante
Dentro de cada caixa, a história “ O Jardim dos Encantos” – “Aladim e outros contos de as mil e uma noites” – Editora Companhia das Letrinhas.
Os grupos são orientados a realizar a leitura do texto e, ao final, explicar para a turma a relação existente entre as palavras da “sua” caixa e o texto lido.
A turma, então, realiza a leitura do texto, discute a razão das palavras escritas na tampa da caixa e expõe para os outros grupos sua justificativa.
É exposta à turma as seguintes situações-problema:
1.“Sozinhos no mundo, os irmão, Farid, Faruz e Farizade se dedicaram a cuidar da casinha modesta e a cultivar o bonito jardim.”
No jardim havia 3 tipos de flores – rosa, margarida e jasmin e podiam ter 2 cores – brancas ou amarelas.
Determine todas as possibilidades de flores do jardim.
Os grupos tentam resolver a questão usando o raciocínio combinatório. Depois de um tempo pensando, resolvendo e checando as soluções, os alunos explicam à turma como fizeram e o professor, sempre que possível, deve explorar as estratégias encontradas na determinação das possibilidades.
É possível que algum grupo procure usar um quadro, um esquema ou chegar bem perto disto:
O professor, numa folha de blocão colocada no quadro-de-giz , sistematiza, então, duas estratégias que podem determinar todas as possibilidades de flores do jardim.
1º) Tabela (Ideia combinatória da multiplicação) – A tabela deve ser preenchida passo a passo, explorando-se ao máximo as ideias dos alunos.
|
ROSA (R) |
MARGARIDA (M) |
PALMA (P) |
CRISÂNTEMO (C) |
BRANCO (B) |
RB |
MB |
PB |
CB |
AMARELO (A) |
RA |
MA |
PA |
CA |
VERMELHO (V) |
RV |
MV |
PV |
CV |
a)Quantas são as possibilidades?
b)Quais são elas?
* É natural que o 1º passo da turma seja contar numericamente , mas o professor vai organizando o pensamento da turma até chegar à ideia combinatória da multiplicação.
3 flores X 4 cores = 12 tipos
2º) Árvore de possibilidades:
Deve ser explorado com a turma a razão do diagrama chamar-se “Árvore de possibilidades”.
Em outra folha de blocão, também colocada no quadro, o professor inicia, então, a árvore de possibilidade da turma.
Se fossem acrescentadas outras possibilidades, os “galhos das árvores” aumentariam em nº.
Exemplo:
•As flores podiam ser grandes ou pequenas.
•As flores podiam ter espinhos ou não.
tipo X cor
(4) X (3) = 12
tipo X cor X tamanho
(4) X (3) X (2) = 24
tipo X cor X tamanho X espinho ou não
(4) X (3) X (2) X (2) = 48
2.“ Farizade , Faruz e Farid saíram em busca do que desejavam: Árvore musical, Água dourada e Pássaro falante. Eles procuraram na floresta e no campo.“
Quantos e quais as possibilidades possíveis de se encontrar o desejado?
Neste caso, a turma escolherá a estratégia que achar mais fácil e adequada.
Ao grupo que apresentar dificuldade, deve ser sugerida a árvore de possibilidades.
Livro: Aladim e outros contos de as mil e uma noites - Rosalind Kerven - Companhia das Letrinhas.
Numa 2ª aula, o professor propõe que a turma resolva em duplas a seguinte situação:
Farizade examinou o colar e percebeu seus detalhes: turmalinas, diamantes, esmeraldas e rubis, grandes ou pequenos e brilhantes ou opacos.
Se o colar fosse formado por uma única pedra, quantas e quais as possibilidades existentes?
Assim, a avaliação realizada das estratégias dos grupos será enriquecida com as que os alunos criarem em duplas.
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